sábado, 5 de novembro de 2022

Resenha #88: Era Outra Vez (Antologia)

 
Olá, pessoas! Como estão? Eu espero que bem!
Cá estou eu hoje trazendo mais uma resenha, dessa vez de uma antologia nacional chamada Era Outra Vez. Ela faz parte da leva de livros que eu comprei na Bienal de 2019... Pois é! Eu demoro muito para ler as coisas né?
Comprei ele numa promoção de livro às cegas, que dizia só o gênero e tudo o mais... Paguei incríveis 10 reais!
Então, bora para a sinopse e depois vamos a resenha, que já adianto vai ser meio polêmica.    
 
Sinopse: “Espelho, espelho meu, diga-me se há no mundo alguma Princesa com mais sono do que eu?
Pode ser que sim!
Talvez ela esteja levando bombons para a vovozinha, mas o lobo da floresta adora chocolate. Mal sabia ele que na mesma floresta um casal de crianças estavam indo para uma casa cheia de doces.
No caminho a Princesa passa pela casa do Pequeno Polegar e acaba ficando presa numa masmorra ao lado de outra Princesa (ou nem tão Princesa assim) que possuí os cabelos tão compridos que poderiam servir de corda para fugirem..."
Nesta Antologia os contos são recontados e reinventados por autores que não possuem limites para recriar histórias que fazem parte de nossa infância e do nosso imaginário.
E você? Já se perguntou o que acontece depois do: "E Foram Felizes Para Sempre?"
 
Era Outra Vez é um antologia de releituras de contos de fadas. Quando pensamos neles sempre vem aquela fofinha, talvez de romance e com certeza com um final feliz. Porém, essa antologia vem para mudar esse conceito, com novas visões destas histórias.
O livro é repleto de histórias das mais diversas, mas como em toda antologia existem os contos ótimos, os mais ou menos e aqueles que são péssimos. Alguns presentes realmente atenderam a proposta que imaginei ser da antologia, recontar histórias com personagens já muito conhecidos por nós.
Destaco os nomes dos contos que pelo eu curti em algum momento: A versão do Lobo de cada um; A bruxa e o pirata; Clarice e seus sete anões; Um desejo; Os três; O país das maravilhas chegou ao fim;
Trago seu amor de volta ou um Ipad Touch.
Porém, esses contos estão alternados com outros que são bem arrastadinhos ou que são uma mistura maluca que não dá muito certo.
Claro que temos diferentes autores, com diferentes idades e experiências. Esse tipo de coisa fica mais clara quando lemos uma antologia. Não tirando os méritos dos autores, mas alguns quiseram contar coisa demais em um conto tão curto, tornando a história massante e um pacote de apenas descrição da história e não de acontecimentos. Já outros quiseram colocar elementos na história e misturaram demais os contos de fadas, ai tem a Cinderela que também é a Rapunzel, tem as fadas que assistem a três histórias ao mesmo tempo numa paródia que parece não funcionar.
Os melhores conto da antologia são os que se propuseram a serem mais sucintos e direto ao ponto, até misturaram elementos, mas nada de forma exagerada.
Outra coisa que me incomodou muito, ai creio que foi falta de tato da organizadora, é que vários autores escreveram sobre os mesmos contos de fadas. Quantas histórias de Chapeuzinho vermelho não teve? Eu já estava ficando com raiva e acho que essa repetição de personagens foi o que fez ficam muito tempo para terminar de ler o livro. Eu lia um conto e ficava cansada.
Enfim, é uma antologia legal, com bons contos, mas com outros que simplesmente te fazem cair muito a qualidade num geral. Valeu a leitura pela oportunidade de conhecer novos autores e ver seus estilos, mas não é um tipo de livro para alguém com mais conhecimento de literatura como eu! Sendo sincera, foi quase uma das decepções do ano!
Quem gosta da temática é uma boa pedida! Mas, lembrando é só a minha opinião, pode ser que sua opinião seja diferente quando ler!
 
Avaliação:

E vocês? Conheciam essa antologia? Comentem ai!
Acho muito interessante essa coisa de releitura de Contos de Fadas.
Até a próxima!

 
 

Nenhum comentário: