sábado, 19 de novembro de 2022

Kyon #90: Reconhecimento e apoio no que fazemos

Olá, pessoas! Kyon aqui!
Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu trazendo mais um texto/reflexão, de novo sobre essa coisa de carreira, essa coisa que eu vejo com a dona deste blog e a vida dela de autora.
Não vou enrolar muito, então vamos lá!
Acho que vocês sabem que Anelise sempre comenta, ou de vez quando o faz, sobre a falta de apoio que ela sente em sua carreira. Falta de apoio esta das pessoas próximas, que são as que com certeza mais veem a nossa luta de dia-a-dia, nossos perrengues. Como é todo o processo por trás de cada produção até ter a coisa toda pronta.
A gente até pensa que seriam essas pessoas que iam dar mais àquela força, seja a nós pessoalmente ou até no meio externo, comentando, divulgando... Essas coisas!
E faz bastante sentido buscarmos apoio nessas pessoas, não é errado! Talvez seja porque queremos sentir que aquilo que fazemos tem um pouco de sentido. E bem, por que não procurar em pessoas próximas.
Mas, o que acontece, pelo menos no que eu observo, é que não é isto que acontece!
Chega a ser engraçado de ver o quanto pessoas próximas acabam colocando para baixo. Seja questionando, duvidando ou até menosprezando o que se faz. Porque talvez não seja algo considerado uma profissão ou algo que dê algum grande retorno financeiro ou que seja apenas uma profissão secundária.
São questões muito complicadas e entendo a preocupação dos outros com relação a ter alguém assim na família ou ciclo de amizades.
Porém, por outro lado, às vezes, tudo o que a pessoa que engaja num projeto paralelo, ainda mais artístico, quer é saber que tem gente ali do lado dela que ela pode contar. Seja para consultar para saber se está bom, se está fazendo certo. Viver em sociedade é isto: apoiar uns aos outros.
Repito, chega a ser interessante como o apoio deste tipo, na verdade, não vem de perto, mas sim de quem está longe.
Usando de exemplo a dona deste blog... Quantas pessoas que moram em outros estados do país que gostam do trabalho dela e que apoiam a sua carreira de alguma forma. Seja comprando um livro ou ajudando a divulgar nas redes sociais ou até dando aquela palavra de ânimo que é tão necessária em certos momentos. Coisa simples, mas que são um grande incentivo.
Sempre me recordo de alguns autores comentando que os escritores escrevem para as pessoas que estão longe e não as que estão perto! E isto é a mais pura verdade!
E só para fechar, porque acho que até me perdi aqui no meio do caminho, mas é óbvio que nós buscamos reconhecimento em coisas que fazemos. Seja no trabalho, em casa ou até nas nossas carreiras paralelas. Reconhecimento para sentirmos que aquilo faz sentido, que estamos no caminho certo, que não estamos tão perdidos. De que isto tem algum significado, para nós e para os outros!
Bem, pessoal, é isto!
E ai? Concordam com o que eu falei? Não sei se devaneei demais.
Mas enfim, comentem ai!
Até a próxima!
   
 

Nenhum comentário: