sábado, 5 de junho de 2021

Dicas para Escrever: Maratona de Escrita

 
Olá, pessoas! Como vão? Eu espero que bem.
Cá estou eu, depois de um tempão trazendo mais um "Dicas para Escrever" e como prometido na Maratona de Escrita em Maio que eu divulguei por aqui é este o nosso tema de hoje.
Não sei se mais alguém aqui é como eu e tem bastantes problema com ter uma boa rotina e fluxo de escrita, por algumas vezes escrevendo igual uma louca e outras ficando meses sem tocar nos livros. E de vez em quando, quando quero adiantar e dar uma mexida nos meus projetos de livros, participo de NaNo ou CampNaNo e agora fiz essa Matarona de Escrita.
E bem, quero nessa postagem dar algumas dicas que podem úteis a vocês, caso estejam pensando em fazer uma, com um mínimo de planejamento.
Primeiro, vou divulgar para vocês os meus números finais da Maratona, que foram os seguintes:
  • Contemporânea Erótica -  23 ao 31 - 15039 palavras;
  • As Super Agentes e o livro das magias - 16 ao 19 - 9715 palavras;
  • Conto Bravura- 1432 palavras;
  • Garota Zodíaco - 1034 palavras (este foi extra);
  • Total - 27220 palavras.
Maio foi bastante produtivo e fiquei muito orgulhosa de mim porque eu cumpri a meta todos os dias, então a produção foi bastante intensa. Tanto que esta semana estou dando uma relaxada e descansando.
E bem, eu aprendi algumas coisas nesses últimos anos e quando participei de coisas assim e quero usar esta postagem para dar essas dicas.
Serão em duas partes: O detalhes da Maratona e Dicas Importantes.
Vou usar como exemplo a própria maratona que fiz em Maio.

Definindo os detalhes da sua Maratona

O mais importante antes de começar a fazer a sua maratona é planejá-la, não tão minuciosamente, mas seguindo estes pontos que vou comentar aqui, pois isso evita até que você se perca ou até desanime no meio do caminho. Porque é bem complicado manter um ritmo de produção constante nesse curto período de tempo, ainda mais quando não se tem o costume.
  • Qual(is) projeto(s) vai trabalhar?
Primeiro é preciso definir o que você vai escrever. É um projeto só? São dois ou três? São livros longos ou contos?
O ideal é não ter também uma quantidade tão grande assim, talvez cinco já seja muito, mas com menos dá para levar. E é legal misturar projetos com tamanhos diferentes também.
Escolha quais livros quer escrever e também tenho estes livros já planejados, pois isso pode ajudar a evitar o bloqueio criativo no meio da maratona e que pode te atrapalhar muito.
Mas, paute a sua escolha naquele projeto que você considera o mais importante e o qual quer dar um foco maior.
No meu caso, escolhi vários projetos diferentes porque queria continuar todos, mas é assim que funciona para mim, porque enquanto escrevo um deixo o outro descansando. O meu foco maior era a Contemporânea Erótica.
  • Qual(is) seu(s) objetivo(s) com a maratona?
Por que motivo vai fazer esta maratona? Quer terminar o seu projeto? Quer adiantar o seu projeto? Quer escrever algo diferente?
É bom que tenha traçado os seus objetivos, porque isso te ajuda a manter o ritmo durante o processo.
Meus objetivos eram terminar a Contemporânea Erótica - que não consegui, pois o planejamento passou da minha conta inicial; escrever o conto pra Antologia Bravura - que eu conseguiu cumprir; continuar As Super Agentes - que foi até bem mais do que esperava.
Todos os dias em que escrevia tinha essas ideias em mente e isso me animava, mesmo eu estando super cansada depois de um dia de trabalho. Estava fazendo por mim e por meus livros!
  • Monte seu Calendário/Cronograma
É importante, ainda mais quando se está trabalhando com mais de um projeto, que se tenha um cronograma e calendário de dias definidos para cada história. Pode ser em dias alternados, um para cada história, ou fazendo a separação com uma semana para cada projeto.
Caso esteja com um livro só, essa parte aqui é quase desnecessária. Mas, com mais livros ela é essencial! É bem complicado querer escrever todo dia durante a maratona e simplesmente pegar o livro que dá vontade... E como queremos otimizar tudo, o ideal é ter isso planejado também.
Eu já fiz tanto com dias alternados quanto o semanal e ambos funcionam bem para mim, pois eu gosto de dar um respiro de cada projeto, ainda mais quando fica nisso de escrever muito dele em tão pouco tempo. Algumas vezes, a cabeça buga, então esse tempo de intervalo entre eles é muito bom!
Nessa última maratona fiz por semana e meu calendário foi bem definido no começo, mas acabei mexendo depois - mais para frente falamos sobre isso.
  • Qual(is) a(s) sua(s) meta(s) diária(s)? De palavras, capítulos, páginas? E a total?
Outra coisa importante é estabelecer a sua meta diária e total, pois ela é mais um objetivo que podemos ficar de olho durante a maratona. E um número nos ajuda muito a saber como estamos indo!
Podem ser de palavras, páginas, capítulos, o que achar que melhor funciona para você. Eu uso a quantidade de palavras, com a meta geral de 600 palavras/dia - uns anos atrás era de 500, mas acabei aumentando.
E uma coisa importante para quando for estabelecer a meta diária: Seja realista com você e seu processo criativo!
Não adianta colocar 2 mil palavras de meta diária, quando normalmente suas sessões de escrita ficam na média das mil para baixo. Ponha uma meta mais baixa, mas que você saiba que é capaz de cumprir. Se esta meta for muito alta e irrealista, pode acabar se frustrando ao ver que talvez a produção não pareça estar tão boa.
Já a meta total pode ser calculada através da soma das diárias, no meu caso, seriam 18600 palavras no mês com 31 dias como Maio. (E que eu passei bastante!)

Com tudo isso definido, agora você pode meter a mão na massa e escrever os seus projetos de maratona.
Mas, vou deixar algumas dicas extras aqui para o durante do processo, pois são coisas que acabam me pegando e creio que pode acontecer com vocês também. Então, são coisas que devemos ter cuidados.
Seguem elas abaixo!

Dicas Importantes

  • Não se pressione tanto
Às vezes, podemos acabar nos pressionando para manter o ritmo, porém temos que entender que tem alguns dias em que estamos mais indispostos ou até com mais bloqueio e vai ser mais difícil ou até quase impossível de cumprir a meta diária.
Essa eu confesso que recai muito sobre mim, então tenho que me policiar.
E outro ponto é saber o que realmente cansaço e o que pode ser vontade procrastinar, porque é este segundo que temos que evitar.
No mais, não se cobre tanto, não é o fim do mundo se em um dia ou dois daquele período não conseguir fazer a meta. Somos humanos e temos mudanças de humor e tudo mais.
Então, se acolha e se entenda nesses momentos! E tá tudo bem!
  • Escrever é o que importa
Não fique ligando ou matutando na cabeça se o que você está escrevendo está bom ou ruim, se o enredo está seguindo por um caminho certo. O importante é escrever! É colocar a mão na massa e produzir, sem se importar com essas coisas no ato da escrita, porque elas acabam nos prendendo quando a gente precisa escrever.
Deixe essas questões quietas durante este processo, até porque ele nos leva a nossa dica seguinte.
E também não fique pensando tanto na sua meta, porque ela é só uma direção a seguir. Escreva o que você precisa para a história, se passar da meta, ótimo. Se ainda faltar algo, ai você pode escrever mais alguma coisa. Escrever é o que importa!
  • Revise depois
Deixe a revisão e os ajustes para depois. Se passar alguma erro de digitação ou até confundir uma ortografia, deixa para arrumar isso depois. De ver a sequência da história certinho. (Talvez nesse caso seja melhor até planejar antes.)
Deixe esses pequenos detalhes para o momento da revisão. E o que aconselho também é deixar, depois da maratona, a história "descansar" uma semana ou duas, ai você volta a a revisa. Estou dizendo isso, pois revisar logo após escrever pode fazer com que muita coisa passe, porque nossos olhos acabam viciados no texto e a gente nem percebe.
Então, com esse tempinho sem mexer na história, a gente consegue ter já um olhar diferente para ela e isto ajuda no processo de revisão.
  • Anote quantitativamente o seu progresso
Anote a quantidade de palavras/páginas/capítulos você escreveu naquele dia e nos outros dias também. Assim a gente consegue ter uma ideia do quanto estamos evoluindo e um número da uma perspectiva melhor e até mais otimista do que estamos fazendo. Anima tanto você e inspira a outros que caso queira podem escrever também.
Algumas plataformas - como a do NaNo - podem guardar essas informações e te dão o seu total de palavras, a média por dia e até a hora que você costuma escrever.
Dessa vez, eu fiz apenas anotando, então essas médias e coisas terei que calcular depois.
Mas, a melhor coisa de anotar estes dados é ver o número total subindo junto com a história que estamos trabalhando se desenvolvendo.
  • Sua Maratona é maleável
Mesmo que se tenha feito um planejamento anteriormente, claro que pode acontecer um ou outro imprevisto, até mesmo do seu próprio bloqueio. Ou até de você terminar um projeto mais curto em menos tempo do que o estimado. (E foi isso que aconteceu comigo!)
O que fazer quando isso ocorrer? Escolha um outro projeto pra trabalhar e continue.
Isso também serve caso você esteja com bastante dificuldade de cumprir a meta diária, isso todos os dias, por qualquer razão que seja. Ou até está escrevendo demais e acho que pode até aumentar a meta um pouquinho.
Não deixe os pontos da sua Maratona tão fechados e tão inflexíveis.
Vá adaptando e mexendo conforme achar necessário. Sua Maratona é sua e ela pode mudar no meio do caminho, de acordo com o você achar melhor.

Bem, pessoal, essas foram as Dicas para Escrever de hoje. Espero que as dicas sejam úteis e ajudem vocês. Se for, me contem depois para eu saber!
E dessa vez temos uma coisa especial. Temos esse mesmo conteúdo em vídeo, que foi para o meu canal de autora. E onde falei um pouquinho mais do que aqui.
Quem quiser conferir o vídeo, ele está ai em baixo.

 
Espero que tenham gostado!
Até a próxima!

Nenhum comentário: