terça-feira, 21 de outubro de 2025

Precisamos falar sobre... #45: Coisas que furam a bolha

 
 
 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Mais uma vez uma postagem dessa se faz necessária, mas não por causa de uma polêmica, só que sim por uma reflexão que eu acabo por ter de tempos em tempos acerca da maioria das coisas que eu gosto.
Vira e mexe nas redes sociais as pessoas comentam o que querem e sem nem ter conhecimento sobre como alguns hobbys funcionavam quando eles eram desconhecidos.
Enfim, só para poder situar vocês, é com base nas coisas que eu escrevi neste tweet meu aqui.
 
 
Eu já falei sobre isso diversas vezes nas minhas outras redes, mas não me recordo se cheguei a comentar por aqui... Talvez não diretamente! Coisas que eu reflito inclusive com o dignissímo.
Sobre como coisas que eu gosto já faz uns bons 15 anos ou até desde a infância e que eram mais desconhecidas, só que, atualmente, são mais conhecidas e consideradas como "normais"... Ou podemos usar o termo "mainstream".
Aconteceu com anime, com doramas, com j-pop, k-pop... Até com os seiyuus também! E tudo isso ficou mais evidente logo após a pandemia, que foi quando justamente quando todos resolveram explorar coisas diferentes.
Saudades das minhas pequenas bolhas e que foram furadas e agora, soando bem chata, estão invadidas por gente que "só quer sentar na janela".
Eu juro que eu fico muito irritada com a pessoa que começou a ver anime agora e fica querendo só saber demais... Mas viu, sei lá... Demon Slayer!
Pessoas que viram Pousando no amor e mais uns três k-dramas e já se acham as super dorameiras do mundo... Mas são apenas "only k-drama".
A pessoa que só escuta BTS ou Blackpink e já diz que é "super capopeira".
Sabe por que me irrita muito? Vou explicar!
Porque eu já sofri bullying por gostar dessas coisas... Alias, até hoje, algumas pessoas tecem comentários justamente sobre esses meus gostos. Atualmente não chateia mais, só que eu já fui alvo de bullyings claros com isso como "pano de fundo".
Agora ver que tem gente, que provavelmente seriam as mesmas pessoas que iriam me zoar gostando disso... Me deixa realmente com um bocado de raiva!
Não vejo problema nenhum da pessoa gostar, mas ela tem que entender que é uma coisa que já teve gente muito antes dela. O complicado é fazer igual a pessoa que eu referenciei no tweet, sai fazendo afirmações de coisas que ela nem sabe como é.
(E nem vou falar como me irritam as "dorameiras de netflix"!) 
Eu me recordo como eu já cavei essa internet inteira atrás de muita coisa. Entrava em site de fansub para ver anime e meus primeiros doramas. Quando eu postava no meu blog dedicado a seiyuus, de vez em quando, só tinha fontes oficiais e que eram completamente e japonês. No máximo, tinha alguma fonte em inglês!
E o pior é quando não acontece de alguém vir me contar uma curiosidade de seiyuu que com dois minutos de pesquisa você acha. Eu mesma que fiz sei lá quantos perfis sobre seiyuus no antigo blog - e gastava horas pesquisando em fontes no máximo em inglês. O auge foi quando uma bença foi querer me mandar uma curiosidade sobre a Chihara Minori... LOGO PARA MIM SABE? 
Tudo bem que teve uma coisa que eu cheguei até bem atrasada, que foi o mundo das fanfics. Só que eu nunca fui a pessoa que quer saber demais e eu entendo isso bem até hoje. E olha que o meu TCC foi sobre fanfics e os autores delas, lá em 2017.
Até no k-pop demorei um cadinho mais oficialmente, mesmo que eu já conhecesse por fora, mas entrei no fandom do DreamCatcher lá por 2020. Só que eu já ouvia muita coisa da 2º geração! 
Talvez esteja só sendo meio chata, pois por um lado a gente até quer que as coisas que gostamos sejam mais conhecidas... Só que por outro, acaba por perder a magia quando isso acontece!
Eu sinto falta dessa coisa de ser algo mais exclusivo, só que era bem complicado de poder achar. Ficar mais conhecido fez o acesso melhorar muito mais e é mais fácil de encontrar. 
Só que eu também fico muito feliz por poder ver as pessoas gostando, ainda mais as crianças e adolescentes. Por eles terem essa liberdade de poder assistir e nenhum dos pais ou até quem tem a mesma idade que eles não reclamar ou praticar bullying por isso.
Enfim, são apenas pensamentos meus e coisas que de em certos períodos surgem na minha cabeça de novo.
Espero que tenham entendido meu ponto e relembrando, não há problema em gostar, só ir de boas e na sua.
Com certeza, ainda devo gravar um vídeo sobre este assunto, porque rende viu?
Espero que tenham gostado desses pensamentos malucos que falei aqui. 
Até a pŕoxima!

Nenhum comentário: