Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Continuando a nossa série de resenhas sobre a série Poderosa, que é apenas uma das minha favoritas da vida e quem acompanha o blog desde o comecinho sabe que já citei várias vezes. Mas, como tinha sido um livro que li bem antes de ter este blog, nunca tinha resenhado. Mas, tinha anos que eu queria reler e escrever essas resenhas e estou aproveitando para me curar de uma ressaca literária enquanto faço isso aqui no blog.
Sem mais enrolar, trago finalmente sobre o Volume 4. Vamos primeiro a sinopse e depois para a bendita resenha em si.
Sinopse: Quem nunca sonhou estar em dois lugares ao mesmo tempo? Tal desejo pode parecer impossível, mas não para uma garota que transforma em realidade tudo o que escreve com a mão esquerda. No quarto episódio da série, Joana Dalva ficará conhecendo um artista de rua ameaçado por uma gangue, um ex-domador que não vê a hora de voltar ao circo, uma faxineira supersticiosa que teve o filho sequestrado. Para ajudar essa turma, a garota terá de conviver com amigos imaginários e inimigos reais, suportar o ciúme e a TPM, enfrentar répteis e felinos e sair à procura de um cadáver suspeito. Será que alguém é capaz de fazer tudo isso sozinho? Para dar conta do recado, talvez Joana Dalva seja obrigada a se desdobrar. Literalmente. Livro no Skoob
Poderosa 4 é mais uma continuação das aventuras e do diário de Joana Dalva e onde conhecemos mais um faceta do poder dela, assim como todos os outros da série.
Logo no começo do livro, Joana, Xandi e o seu pai estão voltando do passeio habitual de domingo e acabam parando num sinal e lá aparece um dos personagens importantes deste volume, que é o Dragão. Talvez ele seja mais novo que o irmão da Joana, mas seu apelido vem da forma que ele se apresenta, usando brasas e expelindo fogo pelas narinas. Eles ainda se encontram algumas vezes durante a história.
Já no asilo municipal, administrado pela Vó Nina, uma das moradoras está perto de fazer aniversário e os outros já sabem como o comportamento dela acaba mudando nessa época, ficando lúcida e pedindo para chamar a sua filha Isadora para a festa. Mas, ninguém acaba acreditando muito nessa história, pois a Alice sabe pouco sobre antes de estar ali, apenas se recorda desta filha.
Porém, Joana e João acabam ouvindo este pedido e ficam encarregados de descobrir o paradeiro da filha e lhe entregar o convite. Essa busca leva o casal a ir ao cemitério e a uma mansão de um milionário que tem animais exóticos como bichos de estimação e uma série de câmeras observando tudo.
Por outro lado, Xandi começa a ter amigos imaginários e acreditam que seja fruto de a separação dos pais, onde ele tenta suprir alguma coisa.
E a história vai desenvolvendo a partir deste ponto, com Joana tentando descobrir as tramas que envolvem esses personagens.
Em certo momento, Dragão acaba parando de se apresentar por conta de impedirem isto e também de roubarem o seu dinheiro.
Já a filha de Alice está muito bem viva, pois a primeira teoria era de que ela já tinha falecido, mas Joana e João descobriram que, na verdade, existe uma Alice falecida e que tem como data de aniversário a mesma da que eles conhecem... Ou é coincidência ou a Alice foi dada como morta!
E um dos amigos imaginários de Xandi tem o nome de Maique, mas este não é tão imaginário assim.
Em certo momento, apenas a Joana Dalva não é o suficiente para resolver isto tudo e decide tomar a medida mais radical nessa série... Se tornar Joana e Dalva. Cada uma indo para um lado, o que dificulta a comunicação entre ambas - lembrando que são anos 2000, então nem tinha celular direito - e tem um grande custo, que só depois elas irão descobrir.
Mais um vez a história é sempre bem amarrada e que entrega um clímax muito bem feito e que a gente fica ansioso e desespero para saber se vai dar tudo certo, como que vai terminar e tudo o mais.
Esse livro é mais um com uma história ótima, trazendo só que essa série é capaz de proporcionar. Claro, que muitos personagens ainda aparecem, como a Bia, Leninha, Danyelle - que dessa vez inventa de cortar a língua no meio -, João, Vó Nina, Henrique, Sônia (mãe da JD) e muitos outros. E conhecemos outros como a Bernadete, Maique, Isadora, Romero, etc.
Alias, por causa deste livro que vez em quando eu chamo a Joana Dalva apenas de JD, parafraseando o melhor namorado de todos que é o João.
E eu descobrindo mais uma vez como esse livro me influenciou muito como leitora e como escritora também! Mais um volume provando o quanto é uma das melhores séries literárias que temos!
Avaliação:
Bem, pessoal, é isto!
Falta só a resenha do 5º livro da série para finalmente termos todos aqui no blog! Estou ansiosa, mas ao mesmo tempo num quero que acabe, poxa!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário