sábado, 7 de outubro de 2023

Resenha #96: Poderosa 3

 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu aqui hoje, de novo, continuando a série de resenhas de uma das minhas sagas literárias favoritas e que sempre que tenho a oportunidade de citar acabo falando mesmo.
Para a surpresa de absolutamente ninguém, trago a resenha de Poderosa 3. Chegando na metade da série e confesso que estou amando entrar em contato com tudo isso de novo.
Bom, já estou enrolando! Bora para a sinopse e depois falo sobre o livro mesmo.
 
Sinopse: Apenas parentes e pessoas mais próximas sabem que Joana Dalva transforma em realidade tudo o que escreve com a mão esquerda. Esse segredo, porém, acaba escapando entre os dedos.
Enquanto luta para se livrar das ameaças de uma dondoca terrorista, a garota ajuda uma colega de sala a domar o pai autoritário, ensina à avó a linguagem da internet e tenta sobreviver às implicâncias do irmão caçula.
Diante de tantos desafios, Joana Dalva corre o risco de perder o poder... Mas nem assim ela perde a graça!

Poderosa 3 continua trazendo o que essa série e a Joana Dalva tem de melhor.
E aqui finalmente acontece algo realmente preocupante e que, com certeza, todo mundo pensou em algum momento até agora: E se alguém desconhecido descobrisse sobre o poder da Joana? Pois é, mas vamos por partes!
O livro já começa com o casamento da Vó Nina com o Henrique, que acontece no asilo municipal, agora administrado pela avó. Tudo parecia ótimo e maravilhoso, até que a Joana começa a ser ameaçada por uma das clientes do salão da Salete: Matilde. Acontece que ela é um mulher encalhada e que está doida para se casar, com quem quer que seja. A princípio ela só pede uma frase para poder pegar o buquê e Joana a atende... Sendo que ai começa tudo a se complicar. (Só não conto por que é um baita de um spoiler!)
Vó Nina e Henrique saem para a Lua de Mel e o resto segue a sua rotina normalmente. Joana fica todos os dias ansiosa esperando os e-mail da avó - que se recusa a escrever em internês - contando sobre o grande passeio na Europa, onde Henrique tocou por longos anos.
Por outro lado, as ameaças de Matilde tomam proporções maiores, inclusive ela quer como seu marido o deus grego que é o Apolo, ou melhor, Paulo, professor de história e namorado da Salete. Só que a Joana não vai mesmo ceder tão fácil para destruir o relacionamento da sogra e isso acaba tendo consequências em escala muito maior.
Enquanto na escola, surge uma aluna nova, Maria Beatriz ou só Bia, que logo se prova uma gênio da matemática e resolve um desafio proposto pelo professor com poucas linhas, impressionando a todos. Joana logo se aproxima dela e as duas se tornam amigas. Pedindo ajuda para estudar matemática e ajudando no interesse romântica da nova colega. Contudo, Bia tem seus próprios problemas em casa, com um pai extremamente controlador e uma mãe que é uma pintora talentosa, mas que se esconde dentro de casa por causa do marido. Bia é muito tímida pessoalmente, mas virtualmente se corresponde bastante com Joana. Alias, um dos melhores pontos deste livro são as trocas de mensagem das duas e as trocas de e-mails com a Vó Nina.
Inclusive, o climax do livro é muito bem feito, porque acontece tanta coisa junta e a gente só fica querendo o que vai acontecer logo. Joana acaba sendo tratada como santa - assim como sua xará - ao ter o seu poder exposto pela Matilde, o que lota a sua rua e para escapar da maluca vai ter que "emprestar" o seu poder a uma nova amiga, que obviamente usa o poder um pouco para resolver os próprios dilemas.
Como sempre, este livro aborda questões importantes e de uma maneira mais leve. Falando sobre machismo, sobre exposição demais e outras coisas mais.
E mais uma vez também, o livro fica em alguns momentos revisando os acontecimentos dos anteriores, o que é bom se você já leu tem um tempo, mas que irrita se você lê os livros em sequência.
Essa série realmente tem um clima bem gostoso de adolescência e eu vou passando pelas páginas e ficando imersa na história se nem perceber, acabo a leitura.
Quero destacar só a cena do final, com o casal mais lindo do mundo - João e Joana - dançando juntos. A timidez e fofura do João sempre acabam comigo!
E a cada livro da série vamos aprendendo e descobrindo mais sobre como poder da Joana funciona, junto com ela inclusive. (E arrumaram o nome do pai dela que tinham errado no 2.)
É uma sensação maravilhosa ler essa série!


Avaliação:
 
Bem, pessoal, é isto!
Oficialmente chegamos na metade das resenhas, faltando agora só do 4º e 5º volumes. (Do 6 já tem, mas vou reler no off para ver umas coisas.) Espero que estejam gostando de conhecer essa série e personagens que eu amo tanto!
Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário: