Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou hoje trazendo mais uma postagem sobre música, seguindo a nossa ordem, hoje vou apresentar brevemente um banda a vocês e a escolhida da vez é o Band-Maid. Uma das minhas melhores descobertas do ano passado!
Elas são uma banda japonesa de rock, formada em 2013, com cinco integrantes, que são: Saiki Atsumi (vocalista), Miku Kobato (guitarrista e cantora), Kanami Tōno (guitarrista), Misa (baixista) e Akane Hirose (baterista).
Em seu estilo está um misto de hard rock e heavy metal, que inclusive é um estilo que eu gosto bastante.
A ideia de criação da banda veio de Miku, que trabalhou num maid-café, e quis monstar algo que remetesse a este antigo trabalho e saiu em busca e não muito depois disso as membros já estavam unidas. Primeiro elas se apresentaram em alguns pequenos festivais e eventos em Tóquio. Logo sendo contratadas pela agência Gump Records e lançaram o primeiro mini álbum Maid in Japan, de 2014.
O começo de seu sucesso internacional veio apenas em 2014 para 2015, quando a vidoclipe de Thrill alcançou um milhão de visualizações no youtube, que praticamente salvou a banda do disband na época.
Em Novembro de 2015 veio mais um mini álbum, o New Beginning, que foi o primeiro delas a ranquear na Oricon - que é um ranking japonês de vendas físicas - ficando na 64º posição. Assim, a banda começou uma turnê por casas musicais de Tóquio para ajudar na promoção do álbum. Em 2016, fizeram sua primeira apresentação interncional na Sakura-Con em Seattle.
Sob a label da nova gravadora Nippon Crown, veio o terceiro mini álbum Brand New Maid em Maio de 2016, que as levou em uma turnê mundial pelo México, Europa e Hong Kong.
Em 2017, veio finalmente o primeiro álbum completo Just Bring It, que teve como single a música YOLO.
Depois veio o single pelo qual as conheci, que foi Daydreaming/Choose Me, que saiu em Julho de 2017. E neste mesmo ano, ela se apresentaram no Golden Melody Awards 2017.
E sinceramente, me apaixonei muito pelo estilo de música delas logo de cara, pois tem muito a energia da banda que tem num dos meus livros.
Já em 2018, veio ao segundo álbum: World Domination, junto com o relançamento do Maid in Japan, com músicas extras. Seguindo pelo sucesso internacional e diversos shows pelos Estados Unidos, acompanhado do single Star Over.
E o Band-Maid chegou às músicas de anime em 2019, com os singles Glory e Bubble, que fizeram parte da segunda temporada do anime Yu-Gi-Oh! Vrains e do dorama Perfect Crime.
Neste mesmo ano, elas adotam especialmente o nome Band-Maiko, fazendo um lançamento especial, regravando suas músicas com uso de instrumentos tradicionais japoneses.
E apenas em 2020, em Dezembro, saiu o terceiro álbum completo da banda: Conqueror. No final deste mesmo ano, elas mudaram para a gravadora atual: Pony Canyon.
Ainda em 2020, o single Different foi abertura do anime Log Horizon.
No começo de 2021, saiu o quarto álbum completo: Unseen World, e que foi muito bem nos rankings da Oricon, ficando na 8º lugar geral.
Havia um show programado para o Nippon Budokan, mas teve que ser cancelado por causa da pandemia. Porém, elas usaram um espaço menor para fazer um show virtual na mesma data. (Para quem não sabe o Nippon Budokan é uma arena relativamente grande por lá!)
Os lançamentos mais recentes, já de 2022, delas são o single Sense, que foi para o anime Platinum End; Unleash!!; Influencer; from now on.
E tem essa música relativamente nova, já de 2023, que ganhou clipe, chamada Memorable.
Band-Maid apesar do nome lembrar até uma coisa delicada que são as Maid, tem tudo menos coisas fofinhas em suas músicas. Elas entregam um rock de respeito e que só uma banda japonesa consegue fazer - num sei explicar melhor, mas é isso.
E é muito bom ver uma banda com tanta personalidade estar completando 10 anos de carreira e com certeza tem mais coisas delas a caminho.
Peguei essas informações das minhas fontes de sempre (Wikipédia e Generasia), mas é apenas uma banda que estou começando a ter um contato mais profundo agora, mas eu amo de paixão já.
Gostaram de conhecer um pouco sobre elas? Comentem ai!
Até a próxima!