Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu hoje trazendo mais uma resenha, dessa vez de um livro que já tinha uns bons anos que queria ler... Praticamente na época que ele saiu, que deve ter uns bons dez anos!
Estou falando sobre Starters da autora Lissa Price.
Até comprei o ebook porque num encontrava o livro em lugar nenhum e pouco depois encontrei bem baratinho numa banca de shopping.
Enfim, bora para a sinopse e depois a resenha em si!
Sinopse: Seu mundo mudou para sempre.
Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha.
A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador.
Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado... Livro no Skoob / Livro na Amazon
Starters é uma das distopias adolescentes, seguindo bem o que estava em alto naquela época de início de anos 2010 - com Jogos Vorazes e Divergente, por exemplo.
Ele conta a história Callie, uma jovem de 16 anos que perdeu os pais durante a guerra de esporos. Apenas os mais jovens e os mais velhos sobreviveram, pois eles receberam prioridade na vacina contra o vírus, enquanto os adultos não. Por isso, ambos os pais da Callie morreram por conta da doença causada pela arma biológica jogada em seu país (que é obviamente os EUA).
Ela e seu irmão Tyler ficaram sozinhos e largados a própria sorte, pois não tem nenhum suporte de uma pessoa mais velha. Por conta da lei que não permite que pessoas acima dos 20 anos possam trabalhar, ambos correm o risco de serem capturados e levados a uma espécie de reformatório.
A tecnologia do mundo já é bastante avançada que evidencia um outro problema: as pessoas conseguem viver muito mais, chegando aos 120 ou 150 anos... O que interfere em muitas coisas de lei, ou seja, os jovens não conseguem trabalhar pois os mais velhos precisam continuar nos empregos.
Se for um jovem rico ou que tem um tutor para protegê-lo, não tem nada demais. Porém, jovens como a Callie ficam muito alternativa a não ser se esconder em prédios abandonados e viver como nômades para evitar serem levados.
Para piorar tudo, Tyler está doente e o tratamento é bastante caro, então Callie encontra uma solução rápida e fácil para conseguir dinheiro. Ela vai até a Prime Destinations e se oferece para o serviço de aluguel que a empresa oferece. Basicamente, ela aluga seu corpo para alguém - geralmente mais velho - alugar, enquanto ela fica adormecida e sem controle do seu corpo.
Com muito receio, ela precisa fazer isso, deixando Michael - um amigo e romancinho dela - tomando conta de Tyler. A princípio, o contrato dela com a Prime é para três aluguéis, os dois primeiros correram muito bem. O terceiro e último, que seria o mais longo, de cerca de um mês que acaba dando tudo errado.
Callie desperta no meio de uma boate, rodeada de outros inquilinos - que é como eles se chamam entre si - e tem que descobrir o que está acontecendo.
Ela retorna para a casa da Sra. Winterhill, quem alugou seu corpo e tem que descobrir um jeito de resolver a situação, mas uma das primeiras coisas que escuta é uma voz dizendo que ela não deveria voltar para a Prime, pois as duas estariam em risco por conta disso.
A partir deste ponto a história começa a se desenvolver, com Callie descobrindo os reais planos de sua inquilina e até da própria Prime junto com o Senador, além de se envolver com o neto dele: Blake.
A história é muito interessante e muito bem escrita, te deixando presa e curiosa em vários momentos para o que vai acontecer. Trazendo um bom ritmo, não ficando entediante em nenhum momento; personagens cativantes; e como toda boa distopia adolescente: uma reflexão sobre muitos assuntos, especialmente sobre o que as pessoas são capazes de fazer para serem sempre jovens, mesmo que isso custe a vida de outra pessoa.
O livro termina num gancho para a continuação que serei obrigada a ler em breve, porque eu preciso saber como que a história vai terminar.
Uma pena que o pouco que ouvi falar deste livro foi na época em que saiu, porque ele real tem muito potencial para ser transformado e adaptado para algum filme.
Valeu a pena toda a espera que eu tive para ler este livro. Valeu cada linha e cada segundo dele!
Avaliação:
E ai, pessoal? Já conheciam este livro? Gostaram de conhecer?
Eu sei que se trata de uma dualogia e já tenho o segundo livro em formato ebook, que lerei o mais breve possível para poder resenhar por aqui!