Com o avançar da idade e também das responsabilidades, acaba acontecendo de parecer que o mesmo tempo que sempre foi o suficiente para fazer todas as coisas necessárias acaba por não o ser mais.
Claro que reorganizar é algo que dá para fazer no começo, mas chega em certo ponto que se torna praticamente impossível remanejar o tempo, porque uma hora ele acaba.
E ai? Como faz?
Aceita que não tem mais como? Ou continua tentando "abraçar o mundo" e ficar cada vez mais sem mais tempo para outras atividades?
Infelizmente, é outra coisa que se aprende com o avançar da idade... Aprender a dar prioridades! Fazer aquilo que é mais importante e urgente num primeiro momento, depois seguindo para outras coisas menores.
E em outros momentos, realmente algumas dessas responsabilidades e compromissos precisam ser encerradas, porque não tem mesmo mais como conciliar.
Por outro ponto é complicado se desfazer ou encerrar alguns ciclos. Pode ser algo que se gosta muito, mas não tem dado o resultado esperado. Pode ser algo que realmente não está fazendo mais bem, mesmo que eu algum momento já tenha lhe feito muito bem.
Literalmente é uma conta... Ou melhor, quase um contra-cheque. Tem os acréscimos, os descontos, os pagamentos, o líquido, o bruto. Mas a relação aqui acaba não sendo com o dinheiro, mas sim entre o tempo e a saúde mental, regulando esses dois pesos, para que, lá no final, saiu um valor aceitável e que condiz com a realidade.
Então, não adianta tentar fazer tudo ao mesmo tempo, abraçar tudo de uma vez. Pode ser que essa conta aumente por um lado, mas a cobrança vem por outro pouco tempo depois. Ai, se fica nessa maluquice e nesse malabarismo e tentar equilibrar um monte de coisa e uma hora tudo simplesmente pode cair e desmoronar.
E quem sofre no final? Nós mesmos!
Claro que, podemos e devemos ter nossas responsabilidades e afazeres e outras coisas... Só que precisamos, nos preocupar com uma responsabilidade bem maior: Com nós mesmos e nossa saúde, tanto mental e até a física!
Ninguém é robô que consegue fazer tudo em todo lugar e ao mesmo tempo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário