terça-feira, 8 de outubro de 2019

Eu fiz campanha no Catarse e ai?


Olá, pessoal! Como vão? Espero que bem!
Enfim, para quem sabe e para quem não sabe, tem pouco tempo que fiz uma campanha de arrecadação coletiva, através do catarse, para a publicação do meu livro: O Diário da Escrava Amada.
O livro foi lançado na Bienal do Rio, no mês passado. Foi tudo até melhor que eu esperava. Um sonho realizado!
E bem, eu não dependia do sucesso da campanha para conseguir publicar o livro. Se eu estivesse sem trabalho, a história seria outra. Mas fui guardando parte do salário para tal.
A campanha funcionou como pré-venda e foi algo bem simbólico, porém isso não quer dizer que eu não possa tirar alguma (ou até algumas) lição disso.
Seja para a minha carreira de autora, ou para, futuramente, para quando for lançar um outro projeto por financiamento coletivo.
Eu consegui apenas 7% da minha meta - e olha que acho que nem calculei esse troço direito, mas isso é detalhe. Mas, foi importante para perceber que tem gente que tem interesse no meu trabalho. Mesmo que seja só meia dúzia de gente.
Claro que a gente quer atingir os 100% e seria maravilhoso se fosse assim, mas, sendo sincera e realista, eu tinha consciência e noção de que não ia nem chegar perto disso. Meu medo mesmo era ficar no 0%. Só que não aconteceu, porque nas primeiras horas houve apoio da minha fã nº1. Beijos sua linda! (Ela sabe que é ela.)
Eu elaborei a campanha todinha, com os textos, usando como inspiração projetos que já apoiei, gravei o vídeo e montei o orçamento. Deu um pouco de trabalho, mas valeu. Talvez só como experiência!
Eu realmente queria ter divulgado mais, contudo o meu trabalho não me permitia ter a total dedicação na divulgação, especialmente nos dias em que estava trabalhando.
Só que eu carrego um orgulho imenso de ter feito tudo isso. Por mim! Por meu livro! E no final, mesmo com nem 10% do valor, eu estava com o livro lá na bienal. E eu realizei o sonho de publicar meu livro solo. Já o tinha feito antes com As Aventuras de Jimmy Wayn, mas como DEA que foi o grande evento. Foi um livro que me dediquei muito a escrever e consequentemente publicar.
Precisei me dedicar para que de, alguma forma, o projeto fosse para frente. E fiz o máximo que pude!
Depois posso fazer até uma postagem com algumas dicas para autores que vão abrir campanha no catarse, mesmo que não me ache tanto para tal.
Mas, enfim, quero dizer que a minha campanha do catarse deu certo, dentro das minhas expectativas. E quem sabe num futuro não lance outra campanha de publicação por lá.
Enquanto isso, comemoro meus meros 7% aqui!

Nenhum comentário: