sábado, 3 de setembro de 2022

A cobrança da produtividade

Produtividade é uma coisa bastante comum, ainda mais para mim, que é uma pessoa que desempenha diversas funções diferentes. Quando se entra no ritmo e se consegue fazer bastantes coisas programadas.
Existem sempre os dias em que sou bastante produtiva, consigo escrever, consigo gravar um vídeo, consigo editar outro, consigo fazer uma postagem do blog. Estes são os dias bons e maravilhosos e em que se sente uma sensação ótima de ser produtivo.
Porém, há aqueles dias em que nada dá certo, nada sai e nada é produzido. Apenas nada acontece e só surge uma frustração e até uma cobrança comigo mesma! Sendo uma cobrança até bastante desproporcional! (Mas eu sou uma pessoa que se cobra muito, estou trabalhando isto na terapia.)
E eu fico pensando no quanto a gente se cobra tanto para ser produtivo. Por que a gente acha que sempre tem que fazer 300 coisas no mesmo dia?
Creio que nesta época em que estamos, sempre existe algo para ser feito, a gente está sempre ocupado, a gente sempre está fazendo alguma coisa. Ainda mais com as redes sociais, porque esta pessoa aqui tem que divulgar os livros na internet.
E sinceramente, está tudo bem se tem um dia ou outro termos uma dia não tão produtivo assim. Nós somos humanos e temos dias em que estamos cansados ou só não estamos com vontade ou a nossa cabeça está cansada.
Tem os momentos de produção e os momentos de descanso. Cabe a nós sabermos equilibrá-los e aceitar que não tem problema nenhum tirarmos um tempo para relaxar, até porque uma parte da produtividade tem a ver com motivação e ela precisa estar presente para se flua melhor. 
Por outro lado, existe a nossa responsabilidade com nós mesmos!
Não podemos só ficar trabalhando e produzindo sem parar, não tem como aguentar... Fisicamente falando e mentalmente também.
Claro que a gente vai se cobrar para terminar aquela projeto, para fazer aquela tarefa que é urgente para aquele dia. Contudo, pode ter algo de dentro desta lista que possa ser passada para o dia seguinte, sem tantos problemas!
A cobrança da produtividade é péssima para se manter produtivo!


 

Nenhum comentário: