terça-feira, 2 de novembro de 2021

Resenha #77: O Que Roubar de uma Pirata

 
Olá, pessoal! Como estão? Eu espero que bem!
Cá estou eu trazendo mais uma resenha para vocês. E dessa vez de mais um dos livros de uma autora que apareceu recentemente aqui no blog, que é a Carol Coutinho.
O livro que falarei hoje é sobre O Que Roubar de Uma Pirata, para o qual fui escolhida como uma das primeiras pessoas para ler. Mas, a pessoa aqui trabalha e esta é a razão para a resenha demorar para sair.
Vamos primeiro a sinopse e depois falo do que achei do livro.
 
Sinopse: Em meio a uma guerra entre o império e os piratas, temos a segunda líder da frota do capitão Jones. Cassandra foi abandonada pela madrasta após a morte de seu pai e acabou sendo adotada pelo homem mais cruel de todos os mares. Jones, ensinou à mulher tudo o que ela precisava saber sobre a vida de um bucaneiro e isso tornou-a alguém de pulso firme, carrasca e sem muita paciência.

Depois de ser intimada pelo novo imperador, Cassandra resolve que o líder da dinastia Ping merece uma bela lição e vai até um dos reinos aliados ao império para causar uma noite de terror. Durante essa bagunça, um dos habitantes da ilha se esconde no navio pirata e quando percebe isso já está com seus dias contados.

Porém, para sorte ou azar do rapaz, a pirata se diverte com os medos dele e o deixa viver por um tempo no navio, o que acaba trazendo alguns problemas para ela, pois o cheiro do coração puro do homem irá atrair as piores criaturas e maldições do fundo dos mares. Livro no Skoob
 
O Que Roubar de Uma Pirata é contada pelo ponto de vista da pirata Cassandra Jones, filha adotiva do grande pirata Jones. Por anos, ela viveu junto com pai, porém agora é capitã do próprio navio, o Safira (easter egg para quem conhece a autora).
Ela seguiu na vida de pirata pois foi a única oportunidade que teve de subir na vida, porque tudo isso começou quando, na infância, ela queria apenas alimentar a ela e o irmão pequeno. Porém, ao serem pego pelo bando, o pirata Jones adotou a ela e o irmão. Anos depois que o irmão de Cassandra saiu do navio e seguiu para algo melhor.
Cassandra vive em eterno perigo e iminência de ser morta, já que tem alguns espiões do Jones que estão monitorando todos os seus passos e basta um deslize para que ela seja morta e outra pirata assuma o lugar dela. Por isso, ela dorme sempre desconfiada.
E uma coisa que a Cassandra é porra louca, não tem descrição melhor. Seu estômago vive repleto de rum e eu não sei como ela não tem cirrose. Ela tem alguns momentos de impulso, mas é isso o que a torna mais humana.
Já no começo do livro, Cassandra e seu bando saqueiam a cidade de Olom. Nada do que mais um dia normal nessa vida de pirata! Porém, no dia seguinte, eles têm uma surpresa no navio. Uma habitante da cidade se refugiou no navio e não percebeu a bandeira içada. A figura trajava roupas muito bonitas e estava bem arrumado - se for comparar com um pirata. Descobrem que o nome dele é Leon - aka meu personagem amorzinho deste livro - e que ele é o bibliotecário da cidade.
Cassandra decide que vai ver o que faz com o rapaz depois, já que ela tem coisas mais importantes a resolver, então coloca Leon em sua cabine, ninguém o atacará lá.
A história se passa no mesmo universo dos outros livros da autora, como Querido e Estimado Imperador. Então, alguns personagens acabam aparecendo aqui.
Com Tadaki como imperador, os piratas correm perigo de extinção, pois o novo governante está zero tolerância tanto para seus crimes quanto para acordos - como acontecia com o anterior. Então, a capitã quer se encontrar com o imperador para tentar criar um acordo e vai fazer de tudo para tal.
Eles descobrem a rota que o navio do imperador está fazendo, a caminha de Gogh e Cassandra decide interceptá-lo lá.
Porém, no caminho devem passar pelo reino das sereias, que são criaturas perigosas. Só que isso não é problema, já que a capitã fez um acordo com as sereias para quem não fossem atacados. Só o novo membro da tripulação chama atenção das sereias - por conta do cheiro - e o navio é atacado. Cassandra corre para salvar o rapaz e acaba envenenada pela sereia, ficando cada vez mais roxa.
E num ato de desespero, o bibliotecário beija Cassandra e a livra do veneno ou parcialmente a livra. Só que este ato acaba envolvendo os dois numa maldição e que mantém os dois atraídos um pelo outro.
Agora, além de resolver o problema com o imperador, tem a questão de libertar-se da maldição da sereia.
A trama do livro se desenvolve a partir dai, já contei bastante.
Mesmo que o livro seja focada bastante na ação e na aventura, as cenas de romance do Leon e da Cassandra são uma coisa especial a parte, porque a atração entre os dois é bem forte e uma pena que não tem nenhuma cena dessa mais descrita no livro. Porque a minha alma de leitora hot fica pedindo. Não significa que quero que a autora escreva isto, ela não é obrigada. Mas, é que era tão bom e sempre acabava e eu ficava querendo mais.
O livro passa bastante a ideia de como é a vida dos piratas daquele mundo, trazendo até mais detalhes e riqueza para o universo da autora. E é interessante perceber o que realmente estava acontecendo entre um livro e outro, até porque muitas coisas fazem sentido agora do que antes.
A escrita é muito fluida e a Cassandra é uma narradora muito divertida, eu ficava morrendo de rir das merdas que ela fala. E como peguei uma versão sem a revisão terminada, passou um errinho ou outro, mas nada demais.
Os personagens são todos muito cativantes. O Leon (meu amor), a Cassandra, o Smith (imediato da capitã), a Sara, o Ladrão... Tantos personagens que tiveram seu tempinho para aparecer! Todos piratas que são "o mal encarnado".
E claro, a Cassandra é aquela vilã que a gente ama. Não senti raiva dela em momento nenhum da história, porque eu enxerguei o lado humano da personagem, que fez tudo pelo irmão, que ama sua tripulação, ama seu navio e se apegou ao bibliotecário Leon.
E confesso que eu terminei a leitura do livro completamente devastada com o final, especialmente o capítulo 27, todo mundo sofreu nesse capítulo.
Um aviso: este livro é 18+, pois tem bastante violência e sangue e tudo o mais.
OQRP é um ótimo e divertido sobre piratas, passando momentos de tensão na hora certa e nos deixa apreensivos. Estou ansiosa pela continuação!

Avaliação:
 

E claro, também temos a resenha deste livro em vídeo. Confiram abaixo!
 
Alias, antes de fechar a postagem, vou botar para vocês aqui o Moda Personagem que fiz do Leon. (Sim, estou gada dele até demais.)
 


Bem, pessoal, é isto!
Já conheciam o livro? Comentem ai!
Até a próxima!

 

Nenhum comentário: