sábado, 25 de agosto de 2018

Resenha #43: Contando Estrelas


Olá, pessoal! Como estão?
Cá estou trazendo mais uma resenha aqui no blog. Mais um livro nacional. Alias, quando foi a última vez que eu resenhei um livro que não fosse nacional aqui? Tirando os mangás, é claro.
Dessa vez é mais um livro da Luciane Rangel, o Contando Estrelas, publicado pela Qualis Editora. Alias, já fiz resenha de outros livros dessa autora: Destinos de Papel e Tenshi.
Este foi o livro lançado na Bienal do Rio 2017, onde eu fui, comprei e peguei meu autógrafo.
Finalmente, quase um ano depois, eu li o livro e vou falar o que achei para vocês. Depois da sinopse!
Sinopse: A ideia de um trabalho voluntário nunca passou pela cabeça de Elisa. Na verdade, era algo que ela jamais faria, não fosse essa uma exigência louca de uma das professoras da escola. O trabalho em dupla poderia ter sido com uma de suas amigas ou com o lindo do Miguel... Mas quis o destino, e o sorteio feito pelas mãos da professora, que o escolhido para ser seu par fosse o aluno novato da turma, um sujeito meio esquisito, calado, e que passava os intervalos das aulas no estranho hobby de dobrar estrelas de papel, como se elas tivessem algum significado.
Mal sabia ela que o trabalho realizado em um hospital infantil, junto à companhia do “esquisitão”, fosse acrescentar muito mais à sua vida do que as aulas do colégio. Ele parecia enxergar nas pessoas muito além do que olhos comuns poderiam ver, e suas estrelas pareciam fazer parte de algo maior do que um simples hobby. Algum tipo de missão, um tanto quanto mágica, que ela não era capaz de imaginar e que poderia tanto lhe trazer redenção quanto um coração partido.
Elisa jamais imaginaria que surgiriam sentimentos com relação àquele garoto que tanto lhe intrigava. Contando Estrelas no Skoob


Contando Estrelas conta a história de Elisa, que é uma adolescente de 16 anos, que vive em uma cidade do interior de São Paulo, acredito eu. O nome da cidade - fictícia - é Bela Aurora.
Elisa é uma menina rica e que estuda na melhor escola da cidade, o Colégio Machado de Assis. Ela tem duas melhores amigas, a Juliana e a Natália. Das três amigas, a mais dedicada aos estudos é a Elisa, sempre tirando as melhores notas e ficando em primeiro lugar no ranking da escola. E claro, Elisa gosta, há anos, do mesmo garoto, o Miguel, que é só o cara mais gato de toda a escola.
A história começa num prólogo que é no futuro e gente fica meio perdido com ele. A partir dai, a gente volta para o passado, para onde tudo aquilo começou. Pode ser que tenha gente que não goste desse estilo, mas é uma coisa eu adoro. E em mim aguça mais a vontade de saber como chegamos ali.
Tudo começa com a chegada de um aluno novo a escola, que a princípio chama atenção por conta por conta de sua aparência. Usando um tênis surrado, calça jeans velha e mochila mais velha ainda. Elisa e as amigas acreditaram que ele era um bolsista da escola. O nome do aluno novo é Fábio.
E eis que pouco depois, os alunos recebem mais um surpresa. A professora de história decide passar um projeto para contar como nota dos últimos bimestres. Ela já tinha dado todo o conteúdo do ano letivo - só em escola de rico mesmo - e o projeto era eles fazerem trabalho voluntário num instituição e documentar isso através de fotos e relatórios. Maioria - para não dizer todos - odiaram a ideia e não queriam fazer, mas como valia a nota, deviam fazer. Tudo isso em duplas, escolher através de sorteio.
Elisa caiu com Fábio, obviamente. E Juliana acaba virando a dupla do Miguel. Natália também tem sua dupla. Elisa, indignada, tentou pedir a professora para trocar de dupla, mas não conseguiu.
A garota veio toda autoritária para o Fábio, dizendo que só podia as terças e quintas, porque nos outros dias ela tinha muito para fazer, tinha vários cursos extracurriculares.
E eis que os dois vão trabalhar no Hospital Infantil local, por sugestão de Fábio, onde as crianças com câncer são tratadas.
Elisa, no início, rejeita tudo por medos diversos. Porém, aos poucos ela vai abraçando tudo.
E ela descobre a pessoa "inacreditável" que é o Fábio. Ele, curiosamente, está sempre dobrando umas estrelas de papel e ele as coleciona. Ele e Elisa fazem uma aposta em que ela deve conquistar o Miguel, mas se não conseguir, vai perder o precioso Iphone.
O livro segue nessa atmosfera leve, até melancólica em alguns momentos e muito triste em outros.
É aquele livro que você acaba e fica emocionada. Calma, o final é feliz, mas o decorrer do final é sofrido.
A escrita da Lu é super leve e fluida, a gente vai passando as páginas sem perceber.
O livro é repleto de reflexões do que realmente importa. E a gente descobre que pequenas tiras e estrelas de papel conseguem tem o enorme poder de realizar um desejo.
Mais um outro livro maravilhoso da Lu. =D

Avaliação:


E temos a resenha em vídeo! Dessa vez, eu falei mais das coisas na escrita, mas vale a pena me ouvir falar também. haha

E tem uma coisa tem legal também, se você quiser ganhar um dos livros da Lu. Quem ganhar pode escolher qualquer um da foto. Vocês podem participar até o dia 16 de Setembro, só entrar aqui.

Espero eu tenham gostado da resenha.
Até a próxima! =D

Um comentário:

Luciane Rangel disse...

Menina do céu, já disse que amo suas resenhas? S2
Muito obrigada mais uma vez! Amei muito, e fiquei feliz em saber que você curtiu e se emocionou com a leitura! ^_^ E que teve muita raiva da Elisa no início, a intenção é essa! hahaha (Até eu me estressava escrevendo no POV dela, sério! rs)

Beijos! S2