terça-feira, 31 de julho de 2018

Resenha #42: A Lua por Testumunha


Olá, pessoal! Tudo bem? Eu espero que sim.
Cá estou eu, mal voltei de viagem no último final de semana - e que não teve postagem por conta disso, perdão - e trazendo mais uma resenha para vocês.
Dessa vez é mais um romance espírita. Pois é, resolvi dar mais uma chance a um romance psicografado, porque o último que eu li, nem gostei tanto assim.
O nome do livro da vez é A Lua por Testemunha, que eu peguei emprestado para ler lá no meu centro espírita. Vou devolvê-lo hoje mesmo!
Vou deixar a sinopse e falar um pouco sobre o que achei do livro.

Sinopse: Essa obra nos faz voltar ao século VIII e, sobre as areias do deserto, conhecer dois espíritos em busca da evolução espiritual. Veremos bárbaros saqueando povos, visões do passado em forma de reajustes, aprendizado da fé e do amor. Adentremos esta viagem ao passado, rica em aprendizado e banhada de beleza, cultura e sensibilidade que fará bem à nossa alma e dará asas a nossa imaginação.
Livro no Skoob


A Lua por Testemunha escrito pela autora Nelli Célia é aquele típico romance espírita, o que é ditado pelo autor. Ou ele sabe a história através dos sonhos (o que acredito ser o caso aqui) ou ele é transmitido através de psicografia. Então, o livro acaba ficando muito sem um clima que um livro normal tem, pelo menos eu sinto isso. É algo que percebi comparando minhas leituras normais com as espíritas, que são bem poucas. Alias, tem o detalhe de o casal principal desse livro serem as mesmas pessoas que de outros livros da autora, que eu nem conheço, mas ela cita isso no prefácio. Inclusive que a história se passa no século VIII, na região do Saara. Então é um livro com muito deserto e sultões.
O livro conta a história de Jamile, uma jovem que vivia com seus pais em uma pequena. Sua família era sempre ameaçada por Hors, que era um bandido saqueador, destruindo todos os lugares por onde passava. Eles se cruzaram quando os pais de Jamile foram flagrados roubando para dar de comer a Jamile ainda bem pequena. Para não serem mortos, os pais aceitaram a proposta do bandido e se tornaram "protegidos" dele, tendo que dar a filha como prêmio a ele quando ela tiver idade para se casar.
Jamile e seus pais viveram naquele vilarejo por muitos anos, recebendo visitas esporádicas de Hors para ver como andavam as coisas. Jamile vivia seus dias estudando com o Professor Jonaste e posteriormente ajudando professor com as crianças mais novas e também com os doentes.
Ela e seus pais não são pessoas de muitos amigos, eles tem apenas alguns, um deles é Zamir junto com seu pai. E são eles quem mais ajudam Jamile quando os pais já não mais o podem.
Jamile alcança a idade para casar e os pais temem que Hors se aproxime e lhe tome a filha de vez, então bolam um plano para fugir dele. Os pais fogem de barco para outro local e Jamile é levada por Zamir, que é um arquiteto de palácios, para trabalhar no palácio do Sultão Abindar. Tudo isso para cuidar da filha do sultão, Ondine, que é uma menina especial e necessita de cuidados.
E somos imersos nesse ambiente, nesse enorme calor e deserto, com os sultões, os palácios, as odaliscas.
A história do livro tem hora que é até bem lenta, mas isso deixa até mais imersivo e a gente acaba vivendo a história junto com os personagens, acompanhando suas vidas e vendo seus problemas.
Jamile ficou no palácio para se esconder de seu perseguidor e por fim, acaba é conquistando o Sultão Abindar.
Estou resumindo bastante, pois é bastante legal como Jamile e Abindar se encontram. Acho que uma das melhores coisas desse livro!
Quanto a parte espírita, são até poucas, mas elas são bem inclusas na história, aparecendo algumas vezes. Mas, os personagens por serem de outra religião não entendem lá muito bem. O único que dá mais ou menos uma noção a Jamile sobre é o Jonaste (aka Melhor Personagem), que lhe explica sobre como fazer para ajudar alguém apenas pensando em luz em volta desta.
Confesso que não gostei do final, mas o resto da leitura compensou.
É um romance espírita bem leve de se ler, não tem nada além de pessoas aprendendo e evoluindo. Acho que até pessoas que não são espíritas podem ler sem problemas. Recomendo!

Avaliação:



Bem, pessoal, é isto por hoje.
Espero que tenham gostado da resenha. E já conheciam o livro? Comentem ai!
Até a próxima!

Nenhum comentário: