sábado, 7 de abril de 2018

Dicas para escrever: O que fazer e o que não fazer para divulgar seu trabalho

Olá, pessoal!
Nossa, tem quanto tempo que eu não faço postagem desse tipo né?
É um dos quadros do blog que mais gosto, pena que não faço de vez em nunca.
Acho que a escrita é algo sempre importante a se falar. E sim, esta postagem poderia muito bem ser um "Precisamos Falar Sobre...", mas decidi colocar assim para ajudar outros autores para que eles não cometam os erros que já vi muitos colegas autores cometendo.
Esse tópico, apesar de ser relacionado a escrita em si, sempre foi para mim um painel de dicas para autores.
Enfim, o que um autor pode e não pode fazer para divulgar seu trabalho, especialmente nas redes sociais. É sobre isso que falarei hoje.

O que fazer

É muito difícil para um autor - tanto iniciante, até aos mais experientes - divulgar o seu trabalho. E mesmo um trabalho de formiguinha e que a gente tem que ter mais cara de pau do que qualquer coisa.
Tem que botar mesmo a cara a tapa e sim, lamento informar, mas também vão bater nela. Mas, tá tudo bem! A única que não se pode ter é vergonha. Pense que está fazendo algo honesto, por você, pela sua carreira, pelo seus livros.
Enfim, como divulgar sua história (caso publiquei em sites como o Nyah ou Wattpad) / livro de maneira legal?

Compartilhar no seu perfil do facebook: Sempre compartilhar sobre seu livro no seu próprio perfil é uma boa, de preferência em modo público, ai mesmo quem não for seu amigo poderá ver;
Divulgar em grupos voltados para este tema: Existem infinitos grupos para a divulgação de livros, no facebook, no instagram, no twitter. Algumas aceitam as sugestões e fazem as divulgações diariamente;
Criar redes sociais focadas apenas no seu trabalho como escritor: É uma boa criar um espaço exclusivo para você sempre postar sobre suas histórias, um local onde as pessoas possam sempre encontrar as informações sobre seus livros e você de maneira fácil - Crie com um nome legal. Eu tenho a minha: Contos Anê;
Comentar sobre seus trabalhos se alguém perguntar ou comentar sobre o assunto: Se alguém falar sobre literatura, sobre qualquer coisa relacionada, acrescente sempre sua experiência, mesmo que ela seja a mínima possível, ainda é sua. Fiz isso já durante uma live da Twitch - quando a pessoa comentou que queria trabalhar com isso e eu disse que era difícil, mas gratificante mesmo assim e ela quis saber do meu livro - e deu certo. Isso pode tanto ser feito pessoalmente quanto online;
Criar um grupo para interagir com seu leitores: Um grupinho fechado, onde você e seus poucos leitores podem interagir e comentar sobre suas histórias. Acredite, é maravilhoso ver o quanto - mesmo que sejam poucas - as pessoas podem nos incentivar e nos apoiar.
Tenha algum cartão de visita/marca-página: Sempre bom ter material impresso para entregar durante o boca a boca, dá até mais credibilidade. Pode ser um cartão de visita feito a mão, um marca-página feito a mão, se não tiver dinheiro para fazer;
Use e abuse dos memes, das fotos e dos quotes em banners divulgações: Fazer banners é sempre uma boa, especialmente nessa bagunça e briga por atenção que é qualquer rede social.
Seja criativo: Crie algo original para divulgar seus livros. Faça vídeos ou vá de avental na Bienal do Rio, como eu fiz.

O que não fazer

Eis aqui o que muitos autores fazem, pensando em divulgar e até ajudar seu livro, mas, eles acabam virando apenas pessoa chatas e ficam com a própria imagem manchada. Lembrando que são dicas, se você acha que o que está listado aqui não tem problema e quer fazer, ai é com você. Eu não gosto quando recebo alguma divulgação assim, então, se quiser fazer, por sua conta e risco.

Compartilhar publicação no seu facebook e marcar xx pessoas: Acredite, as pessoas não gostam de ninguém que marca várias pessoas aleatórias numa publicação a não ser que ela seja de algum evento. Se for divulgação, eu fico possessa. E pode ter certeza, vão ignorar lindamente.
Comentar o link do seu livro em publicação alheia: Ninguém merece estar falando sobre gatinhos e vem alguém e fala: Capítulo novo do meu livro, vem ler. (link) Essa dica também é válida para postagens nos grupos de escritos e seu livro não encaixa no gênero que alguma pessoa pediu recomendação;
Floodar em diversos grupos diferentes a mesma divulgação do livro: Nada contra divulgar em vários grupos, só não o faça tudo de uma vez. Uns três grupos numa hora, mais três na outra. Esses grupos costumam ter as mesmas pessoas e elas podem sentir meio que um desespero seu;
Divulgar seu link no chat ou nas mensagens alheias: Ninguém gosta de ficar recebendo link, apenas o link. Se você quiser divulgar a história pelo chat, faça um convite legal, com um textinho convidando, ai a pessoa pode até acabar lendo a sua história.
Evite reclamar que você não tem leitores/vendas: Pode até ser na brincadeira, de vez em quando. Mas, não faça isso, pode acabar manchando você, todos se lembrarão de você como o autor chorão.

Enfim, acho que é isso. Espero que tenham gostado!
Lembrem-se que ser escritor além de escrever, também tem a parte de divulgar.
Beijos!

Nenhum comentário: