sábado, 2 de setembro de 2023

Tag: Perguntas para escritores (Parte 2)

 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu hoje trazendo mais um tag aqui para o blog e dessa vez resolvi fazer a segunda da Tag de perguntas para escritores, pois achei as questões bem interessantes. Quem quiser ver a Parte 1, é só entrar no link.
Enfim, peguei as perguntas bem aqui (tweet abaixo) e vou deixar creditado.
 
Acho que essa parte será um cadinho mais profunda, então segura que devo me empolgar.
Sem mais enrolar, bora para as perguntas!

1 - Quando você percebeu, pela primeira vez, que poderia ter uma certa habilidade com as palavras? Ou quando você se sentiu confortável em admitir isso?
Foi com meus 16/17 anos, que percebi que a escrita, ainda hobby, era uma coisa que eu levava jeito. E com o decorrer da faculdade de letras e depois de jornalismo, onde estudei sobre escrita e sobre literatura - e claro, com uma ajudinha da terapia - que eu tomei propriedade e me declarei escritora mesmo e que sabe muito bem usar as palavras, modéstia a parte.
 
2 - Qual livro que leu você sente que mudou sua escrita? De que forma?
De alguma forma, todas as minhas leituras acabam, de alguma forma, mudando um cadinho a minha escrita, pois observamos alguns detalhes legais e resolvemos trabalhar nas nossas histórias também.
Mas, um dos livros que moldou a minha escrita foi um dos meus favoritos, que eu sempre falo: Poderosa.
 
3 - Dizem que Camões, em meio a um naufrágio, deixou de salvar sua amada para salvar Os Lusíadas. Qual livro você salvaria se todos os seus livros estivessem em meio a um naufrágio, e só um pudesse ser carregado com você de volta à terra firme?
Nossa, essa pergunta é muito injusta! Seria óbvio demais eu falar As Super Agentes. Mas, confesso que salvaria O Diário da Escrava Amada, porque acho que é um livro com tantas nuances e coisas que ele não pode se perder.
(E ASA e as outras histórias eu levo o coração! *Roubei na pergunta mesmo!*)
 
4 - Você começou escrevendo o que? Fanfic? Au? Crônicas? Quanto dessa primeira fase como escritora você sente que traz até hoje em dia.
Eu comecei escrevendo as minhas originais, mas eu tinha algumas ideias para fanfic. Na real, minhas primeiras histórias tinham muitos elementos do que eu consumia, pode-se dizer que era fanfic mesmo.
E muito desse meu início trago até hoje, talvez justamente essa intenção de escrever coisas que eu gostaria muito de ler.
 
5 - Você já teve algum problema muito grande em relação com a escrita? Alguma briga? Algum empecilho? Ou tudo está perfeito até hoje?
Assim, a pergunta ficou meio confusa, mas se for com relação a crítica de conhecidos... Nossa eu já tive muito!
Para meus pais e outros familiares e parentes, eu ser escritora nunca foi problema algum, eles só demoraram a demonstrar apoio. (A maioria só foi quando publiquei os primeiros físicos, vendo que eu queria levar a coisa mais a sério.)
Agora com relação a conhecidos... Eu já fui super colocada para baixo e quase me fizeram desistir de escrever, só porque a pessoa não sabia separar o gosto pessoal dela com a qualidade do conto. (Tipo, você pode não gostar da temática de algo, mas entender que a coisa está bem escrita, só num funcionou para você. Agora dizer que é ruim porque você não gostou pessoal, ai é demais.)
 
6 - Você sente que a internet te ajudou ou atrapalhou nesse processo para se tornar uma escritora?
A internet me ajuda em alguns pontos e por outros me atrapalha. haha Brincadeira a parte, mas ela me ajuda bastante.
Ainda lembro quando eu acabei viralizando com a foto do avental - sei que conto essa história sempre.
Porém, por outro lado, eu sofro muito para conseguir ter alcance nas redes sociais atualmente, porque eu fico presa num ciclo de desânimo para divulgar e ficar desanimada pela falta de visualizações.
Só que uma coisa é verdade, estar na rede sociais hoje é importante para qualquer profissão e a de escritor não é diferente.

7 - Algo que você escreveu já mudou algo em sua vida, por menor que seja? Conte como isso aconteceu.
Vai ser clichê, mas eu ser escritora mudou a minha vida inteira. Ouso dizer que foi até As Super Agentes, que norteia a minha alma de autora e a minha pessoa. Tudo isso porque essas personagens e as ideias e histórias delas cresceram comigo. (Só preciso oficialmente escrever todas elas.)
 
8 - Tem algum gênero que sonha muito em escrever, ou alguma ideia inusitada de trama que gostaria muito de escrever, mas ainda não tem coragem, ou sente que não é o momento certo?
Eu já naturalmente exploro diversos gêneros, enquanto alguns nem pensar em escrever, já tem outros que sou louca para explorar mais. E confesso que este é o ficção científica, porque escrevi umas duas história dessa temática e amei muito e acho que é uma área ótima.
(Se bem que eu sou da linha do Romantasia, mas mesmo assim...)
 
9 - Tem alguma particularidade em sua escrita, ou na escrita de algum projeto seu, que você nunca viu em nenhuma outra obra?
Eu sou a autora besta que fica fazendo referência de uma obra na outra. Quem é mais conhecido das minhas história inacabadas, pode observar que algumas delas aparecem como outras mídias em outras histórias. Como As Super Agente e Mago Belo serem animes na série de As Aventuras de Jimmy Wayn; A Filha do Conselho é lido pela Kazuko no DEA; as cores de ASA são citadas sempre que possível.... Coisas assim! Pois essa autora aqui é a maior fangirl dos próprios livros e personagens.
 
10 - Se você visse uma estrela cadente, e ela pudesse te fazer realizar imediatamente APENAS UM desses desejos, qual você iria preferir: Ser best-seller com seu livro favorito; ser parte da programação oficial da Bienal do Livro; ter seu livro adaptado para filme ou série?
Essa é até bem fácil, porque acabo sempre falando: que algum dos meus livros se transforme em um anime, pode ser com episódios ou até filme mesmo.
Eu sou otaka desde que me entendo por mim e meus livros seguem muito a energia de animes e nada mais justo do que ter essa ideia. Imagina uma anime do DEA, do JV, de ASA, do MB... Ai a autora iludida né?
(Se bem que ser best-seller também não é má ideia! ahah)
 
Bem, pessoal, é isto! Espero que tenham gostado da tag de hoje.
Desculpa ter falado demais, é que eu acabo me empolgando um cadinho.
E autores perdidos por ai, como responderiam essas perguntas? Comentem ai!
Até a próxima!

Nenhum comentário: