sábado, 20 de julho de 2019

Kyon #55: Sobre revisar o próprio livro


Olá, pessoas! 
Eis-me aqui novamente.
Dessa vez, trazendo mais um texto / pensamento. E claro, como sempre falo aqui, é relacionado a dona do blog. E também relacionado com a literaturas e aos livros dela também.
Enfim, vocês sabem que ela está com a campanha para a publicação de O Diário da Escrava Amada no catarse. Já tivemos um post todo bonitinho aqui no blog. E vocês podem ver aqui!
Enfim, para a publicação de um livro existem muitos e muitos processos e que vão além de só escrever o livro. Depois tem a revisão, fazer a capa, a diagramação do livro e depois revisa de novo - revisar é sempre bom - e depois manda pra gráfica, ai depois que o livro chega prontinho.
Todas essas etapas são importantes, mas creio que a mais mesmo seja a revisão.
Porque quanto mais revisamos um livro, mais lapidado ele fica.
Alias, confesso que nas minhas observações, é algo muito divertido.
Pelo menos a minha protegida se diverte muito quando faz revisão. Alias, de vez em quando ela acaba ficando com vontade de reler algo, seja qualquer uma das histórias.
E é uma das coisas mais engraçadas de se ver, porque ela se emociona e surta igual aos leitores.
Na última semana, ela estava revisando a diagramação do DEA e na boa, ela estava se divertindo muito. Eram trechos que ela não lia havia muito tempo e ficou lá relembrando o início do livro.
E além da diversão vem aquele sentimento de: Nossa, isso é tão bom, fui eu mesmo quem escrevi isso? Não é possível!
Então, por isso que eu digo que é um experiência interessante reler ou revisar um livro seu. Mas, não logo depois de terminar o livro. O que é legal é fazer após o livro dar uma "maturada", para o livro ficar um pouco esquecido na cabeça. Porque ai que é legal, você percebe algumas coisas que tinha esquecido e outras que não percebeu antes, enquanto escrevia.
Quem for autor faça isso. É uma ótima experiência!
E lembrando da campanha do Catarse. Link abaixo!

Espero que tenham gostado.
Até a próxima!
Beijos do Kyon!

Nenhum comentário: