quarta-feira, 24 de julho de 2019

Precisamos falar sobre... #20: Incêndio na Kyoto Animation


Oie! Tudo bem, pessoas? Eu espero que bem.
Enfim, dessa vez esse tipo de postagem se faz presente por razões muito tristes.
Não sei se viram, mas na última semana, um dos maiores estúdios de produção de anime, a Kyoto Animation - KyoAni para os íntimos - sofreu um atentado terrível.
Um homem, dizendo que havia sido plagiado pelo estúdio - segundo as poucas informações que eu li - se deu o direito e ir lá no prédio e atear fogo nele. O resultado? 34 mortos, o prédio destruído e diversos arquivos perdidos junto com os computadores.
Mas, acho que não entende muito e nem vive muito no meio otaku vai compreender, mas esse estúdio é um dos maiores do Japão. E eu já assisti a muitos animes que foram feitos nesse lugar. Por exemplo, o meu amado Suzumiya Haruhi no Yuutsu. Tem K-on!, Free, Clannad e outros mais. A lista é imensa e repleta de obras bem feitas e animadas.
A KyoAni tinha o diferencial de empregar os animadores diferente da maioria dos outros estúdios que usa artistas freelancers. Assim, existia uma preocupação com a qualidade do que com a quantidade de trabalho.
Prédio da Kyoto Animation. Fonte: G1

E toda essa história pegou os otakus - e até os não-otakus - de surpresa. É triste ver o trabalho de anos se perder assim, na mão de um cara maluco, que felizmente já foi preso, porém isso não traz de volta as pessoas que se foram.
Porém, o legado continua. Agora é reconstruir, o que vai ser difícil.
O que me deixou mais triste nisso tudo foi ver os dubladores japoneses - seiyuus - comentando sobre o assunto. Alguns desejando forças para os afetados com a situação.
Mas o que mais me deixou triste foi o Mamoru Miyano, o Rin de Free. No último show de sua turnê, no dia 20 de Julho, ele entrou no palco vestido de preto e fez 3 minutos de silêncio. E a música seguinte, só quem estava lá sabia mesmo como ele estava sentido. (Eu vi aqui.)
E a própria KyoAni publicou uma nota dizendo o que fariam. Vão cuidar dos afetados e seguir em frente, o que vai levar um tempo.
Eu de verdade fiquei muito triste com o ocorrido, não por ser otaku, mas sim por conta de vidas perdidas dessa forma por causa de outra pessoa. E claro, de ver um lugar que me proporcionou tantas coisas boas acabar sofrendo algo do gênero.
Vou encerrando a postagem por aqui.
Abaixo um tweet com a mensagem da KyoAni.
#PrayforKyoAni

Nenhum comentário: