terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Kyon #47: Resenhas "aleatórias"

Olá, pessoal! Kyon aqui.
E como estão? Eu espero eu bem!
Eu e Anelise estamos é morrendo de calor por conta desse verão do Rio de Janeiro. Fora ter que ficar vivendo com um ventilador na nossa cola, a gente tá bem também.
Hoje fiz falar de um assunto que pensei tem uns dias, que é sobre as críticas dos livros dela, focando especialmente nas do DEA.
E por que o aleatórias tá entre aspas? Porque bem, foi uma vez que uma pessoa perguntou porque ela pedia que nem a conhecem fazerem essas resenhas.
Mas, o que acontece é que ninguém faz a resenha de livre e espontânea vontade, então são sim resenha encomendadas. E antes que critiquem ou comecem a falar, não são resenhas feitas apenas para elogiar o livro. São resenha feitas na "broderagem" e numa permuta de divulgação, do livro/autor com o blog/pessoa que escreveu a resenha. Então, são usadas como forma que divulgação, mesmo que em alguns casos acabe saindo pela culatra.
E claro isso varia de pessoa para pessoa. Depende da idade, do tipo de livro que a pessoa gosta de ler. Gostar ou odiar um livro vai além dos aspectos técnicos dele, mas tem a ver em como você se liga com a história e aos personagens também.
Vou trazer três exemplos de resenha, uma positivo, uma ruim e outra mediana (para positiva).
Enfim, a primeira foi a mais recente, que saiu no finalzinho de 2018 lá no blog Amantes dos Livros, em que a blogueira ficou encantada com o livro, com os personagens, o desenvolvimento deles.  No caso, a pessoa leu todos os capítulos disponíveis na época, que eram 43, se não engano para escrever a resenha. (Acreditem, essa informação é importante!)
Anelise ficou mega feliz com a resenha. (Porque sempre rola um medinho, é normal!)
A segunda foi um caso de resenha negativa, e do tipo destrutiva. Foi feita por uma moça no wattpad, num dos livros de resenhas que alguns fazem por lá. Como foram muitos livros, ela leu poucos capítulos e escreveu a resenha. E bem, isso é um ponto negativo em relação a esta resenha, porque você não diz o que achou de um livro - em nenhuma parte do "livro de resenhas" da pessoa tinha descrito que eram apenas sobre os primeiros capítulos - em apenas poucos capítulos.
A pessoa deu apenas uma estrela de cinco. Cês imaginam como Anelise não ficou né? Ninguém aceita uma estrela só numa boa e de primeira assim. Na verdade, a gente essa resenha meio fajuta até hoje. E é um tema que tem guardado para vídeo tem anos. Não tem como você julgar um livro inteiro lendo menos de 5 capítulos - a menina afirmou ter parado no 5º. E bem, no DEA até essa altura não aconteceu nada com nada, a história ainda está sendo apresentada. A pessoa queria o quê? Um plot super desenvolvido e eles casados no terceiro capítulo já? Não é fanfic gente!
E na boa, ela não teceu um elogio ao livro. Anelise ficou mal naquele dia!
Engraçado foi que, a época do ocorrido, se não engano foi em 2015, várias pessoas que nunca nem sequer leram o livro dela foram e leram a resenha e disseram que foi "de boa". Ah, tenha santa paciência.
A terceira foi do Batata Crítica. Foi uma resenha com 20 capítulos lidos, o que já mudou bastante a opinião de quem leu. Porque eu 20 capítulos já aconteceu bastante coisa, algumas importantes, então dá para ter uma ideia boa da história. A resenha tem alguns apontamentos que já foram consertados, como a localização histórica - que não foi uma reclamação só deles - e bem, até agora a gente não entendeu bem o apontamento da sinopse, porque disseram que sinopse não tinha a ver com a história. Só que a sinopse mudou, então deixa isso para lá. haha
Enfim, são todas resenhas pedidas das mesma forma, mas cada uma saiu de um jeito, por motivos que já expliquei acima.
Deve ter gente que acha Anelise doida por pedir resenha para pessoas que ela nem conhece, mas acredito que existe a vantagem da pessoa ser sincera - até demais - na resenha, porque ela não tem intimidade com você. Então, ela vai avaliar a sua obra apenas.
Tudo bem que Anelise acaba levando algumas críticas para um lado um pouco pessoal, até porque ela se coloca muito nos livros, por isso que ela fica muito sentida quando fez esses baques de uma estrela de cinco.
Cada uma das resenhas que citei tem um foto como ilustração, infelizmente só o primeira pode ser lida na íntegra, as outras foram excluídas. Restaram apenas as imagens de recordação.
E vocês autores, já encomendaram essas resenha assim? Se sim, como foi? Se não, tem vontade?
Respondam ai nos comentários.
Vou ficando por aqui hoje.
Beijos do Kyon!

Resenha de MigaFla no Wattpad. (Resenha deletada)

Resenha do Batata Crítica (Resenha deletada)

Nenhum comentário: