terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Precisamos falar sobre... #14: Ocidentalização dos clipes asiáticos


Olá, pessoal! Como vão?
Eu estou bem, espero que estejam bem por ai também.
Acho que oficialmente mudei o modo de fazer o "Precisamos falar sobre...". Deixou de ser de temas polêmicos e atuais apenas para assuntos que eu quero falar, mas são um pouco cabeludos. haha Ou até alguns pensamentos mesmo. As coisas nesse blog se misturam.
Enfim, o tema de hoje não é tão polêmico assim, porém é uma coisa que eu percebo e que me incomoda muito dentro o mercado oriental de música, que é eles ocidentalizarem algumas coisas.
Não vejo problema em experimentarem os gêneros e os estilos musicais ocidentais, porque desse lado do mundo tem variedade quando lá. Confesso que isso não me incomoda, mas tem algo que me incomoda e muito e me dá uma certa agonia. E são botam ocidentais em clipes.
Eu vou falar mais do mercado japonês porque é o que eu mais acompanho.
O que eu quero dizer com tudo isso? Quer dizer que eu odeio ocidental em clipe japonês?
Calma, não é isso. Mas, sério, na minha visão são poucos os clipes que se salvam de um problema chamado bizarrice. Sério, tem clipes que eles colocam umas pessoas muitos esquisitas - nada com as pessoas - e que interpretam muito mal. Então, isso acaba gerando umas cenas muito bizarras.
Provavelmente é o que os estúdios podem pagar, mas poxa, ai mostra a falta de cuidado da coisa.
Eu vou citar com exemplos. Só não vou usar muito, mas vai dar para entender.
Tem uns clipes que sou obrigada a avançar introduções enormes por conta de gente ocidental que interpreta muito mal e é um trecho todo em inglês que só introduz uma história legalzinha, mas que afeta pouco no clipe em si.
Exemplos perfeitos são em Startin' da Ayumi Hamasaki, que tem todo um introdução em uma locadora com dois caras comentando o clipe em si, mas fora isso não tem nada demais. Sem contar com a apresentador da MTV baixa renda que faz uma intro antes do clipe começar mesmo. E as caras mega caricatas no decorrer da música, mas a do carro é especial.

 



E também tem o Pop Master da Nana Mizuki, que reassisti tem poucos dias e fiquei pensando no quão bizarro e desnecessário toda aquela história da gravação do clipe ser como uma reportagem, porque "Pop Master vai nascer". Gente, a Nana fechou o Nippon Budokan para gravar um clipe, nao precisa de um monte de ocidental bizarro pra estragar o amorzinho que é esse clipe.

Alias, os cinco segundos do Tomokazu Sugita são melhores que esses ocidentais todinhos ai! Cês nem sabiam que ele tava nesse clipe né? Esse homem não vale é nada! Sugitan <3

Exemplifiquei com os insuportáveis, agora vêm os suportáveis, mas não menos estranhos por causa disso. São dois clipes da Ayu. (Tá meio difícil de lembrar, mas cês me perdoam né?)
O primeiro é Beautiful Fighters, que ela gravou nos Estados Unidos, lá em 2006. Ele tem todo um clima feliz e coisa de tal. Ayu e as dançarinas são amigas e trabalham nesse lugar show com carros a noite e durante o dia tem outros trabalhos. E é bem legal porque todas as personagens tem relação com uma outra pessoa que vai lá ver o show, que são ocidentais. Nesse caso, eles fazem parte da história e bem, tem uns trechos divertidos no clipe por causa deles, mas são em cenas exageradas.


O segundo é My name's Women, que é mais um no estilo do Startin', com intro e historinha. Mas, a desse clipe até tem um pouco de relevância, porque Ayu coloca o Shu-ya no chão só porque ele a menosprezou quando era "feinha".
Os ocidentais aqui estão mais como plano de fundo, como figurantes. Eles tem uns leves closes e só! O foco é mais na Ayu e nos dançarinos sem camisa, que faz valer o clipe, além do hino de música, é claro!




E por último, é um que dá para assistir porque é um clipe bom. E sim, é da Ayu de novo.  Peço perdão pela falta de variedade.
No caso é Virgin Road, onde só está presente um dos ex-maridos da Ayu que não lembro o nome agora. Mas, o clipe é um história de um casal que assalta altos bancos e quase morrem ao serem alvejados por um helicóptero, mas ai eles fogem no fim. (Também gravado nos EUA.)
(Depois tem o Return Road que a Ayu bota o mesmo vestido só que
preto, mas esse não é o tópico.)

Mas, o que quero levantar aqui é que em alguns casos acaba sim ficando forçado e acaba deixando clipe chato ou até parecendo com uma qualidade inferior. E na boa, isso me incomoda muito. Não significa que eu vou parar de ver o clipe ou que eu vou boicotar, nada disso. É só uma questão que tõ levando, porque os clipes só com os asiáticos ficam bem melhores, de verdade.
E vocês, concordam com o que eu disse? Vocês podem assistir aos clipes para entender melhor, todos tem no youtube, só procurar.
Mas, por que levantei esta questão? Cês já pararam para pensar de fosse ao contrário? Se fosse um asiático num clipe de pop, todo mundo ia se perguntar o que diabos ele está fazendo ali. É a mesma coisa basicamente!
Já falei demais. Vou ficando por aqui hoje.
Até a próxima!

Nenhum comentário: