terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Precisamos falar sobre... #17: Saúde Mental importa


Olá, pessoal! 
Primeiro post oficialmente de volta da viagem. E ironicamente, falarei um pouco sobre ela hoje.
Eu sinceramente fiquei muito na dúvida em qual tipo de post poderia fazer para o tema que pensei. Podia ser tranquilamente um texto normal, mas achei legal colocar como mais um "Precisamos falar sobre..." que tá virando para temas importantes e não só polêmicos.
Enfim, eu passei a última semana viajando. Pela primeira na vida viajei sem mais pais, mas viajei com meu namorado. Tiveram algumas complicadas antes dessa viagem, por parte dos meus pais, não minha, mas deu tudo certo. Mas, deixo para contar com mais detalhes lá no Garota Zodíaco. (Vai sair o post de lá esta semana ainda.)
Acho que essa viagem foram as férias que eu tava precisando de verdade. Foram alguns dias longe, sem meus pais, num lugar novo, foi a melhor coisa.
Eu fiquei uma semana sem me preocupar com nada. Nem com comida, nem com arrumação de casa, nem com as coisas do blog - só soltar as postagens, que é rápido-, nem com ficar mandando currículo. Não tinha que dar satisfação de nada. Não que estivesse sozinha, estava de visita na casa de outra pessoa, mas mesmo assim estava um pouco a vontade, admito.
E por que estou falando disso? E o que isso tem a ver com o título?
Eu percebi só quando voltei o quanto eu fiquei mentalmente bem. Ter me afastado e me desligado das preocupações e das responsabilidades um pouco fez um bem danado a minha saúde mental.
Não chego a comentar aqui no blog, mas tem dias que estou sobrecarregada de coisas, sejam minhas mesmo, como os livros até aqui, e também de outras pessoas que pensam que eu não tenho nada para fazer e ficam me arrumando o que fazer.
Creio que não seja assim só comigo, mas com todo mundo. Já falei aqui também como me sinto vendo que algumas coisas simplesmente não dão certo, ou o quanto de tarefas estão acumuladas e o tempo acaba sendo curto. Quanto mais a gente cresce e vai amadurecendo as responsabilidades vêm e tem horas que nem nós mesmo aguentamos tudo.
Admito que tem dia que fico me sentindo o maior lixo, sem drama e nem bobeira, é por causa do que citei acima. E sim, fico mal por isso. E tá tudo bem ficar mal! 
Mas, o mais importante, que eu estava esquecendo de fazer é de cuidar de mim mesma, não só em questão de saúde do corpo, mas a da mente também. E creio que a viagem foi ótima nisso! Minha mente tava precisando de descanso.
E assim, eu faço terapia. Todo semana estou lá. Isso também é bom para a saúde mental.
Saúde mental importa! Não fica se fazendo de forte, de que aguenta tudo, que não precisa de ajuda. Pode acontecer uma hora de você se sobrecarregar, tanto fisicamente quanto mentalmente. Não é vergonha e humilhação pedir ajuda. Somos humanos e temos nossas questões.
Tudo bem você fica mal, querer alguém para conversar, querer chorar, querer gritar. Faz parte!
Mas, sempre pense na prioridade, que é você. Faça por você!
Descansar a mente ajuda. Provei disso na última semana. Não precisa ser uma viagem longa, um final de semana. Ou nem tanto, talvez um dia para passear. Mas, se desligar de tudo, TUDO MESMO.
Precisamos sim desses momentos de escape, esses momentos de se afastar.
Precisamos cuidar de nós. Sempre!

Nenhum comentário: