sábado, 17 de janeiro de 2026

A Falta das férias


Finalmente chegou janeiro e finalmente estou de férias! Na verdade, depois de praticamente um ano inteiro ou melhor, dois anos - se for contar o tempo corrido - que estou de férias.
Ainda me lembro de como era maravilhoso estar de férias enquanto eu ainda estava estudando. Era ainda melhor porque eram duas vezes ao ano.
Só que, com a vida adulta, as tão sonhadas férias se tornam apenas uma vez ao ano e se bobear pode até acontecer de você não conseguir tirar.
E foi o que me aconteceu no ano passado, acabou que não tive férias e acabei sofrendo as consequências da falta dela. E nossa, como elas fazem falta!
Parece que tudo fica mais custoso, tudo fica mais cansativo, justamente porque você está sem descanso! 
Ainda me lembro da época complicada que passei, lá em 2023, quando eu pude descansar e acabei sofrendo muito com isso... Tanto que acabei sendo "afastada compulsoriamente" e era justamente este respiro que eu precisava.
Foi nesse momento que eu percebi como o descanso é tão importante quanto o trabalho! Claro que é bom trabalhar, ter seu próprio dinheiro ou realização, porém, é preciso descansar também, pois chega um momento em que é impossível... Senão só acontece o colapso!
Não que desta vez tenha sido tão difícil quanto da outra vez, mas ainda assim, senti alguns meses se arrastando... Os dias sendo longos... As viagens de trem sendo cansativas... Muito acúmulo de muitas coisas e a mente acaba por sofrer! O corpo e a mente acabam ficando indispostos demais!
Eu sei que neste mundo em que se vive pensamos só em trabalhar mais e mais, juntar mais e acabamos nos desgastando nesse processo, porque sempre nos deixamos para depois.
O descanso também tem a sua parcela nessa equação e se ela é negativa, a conta vai acabar pesando para o outro lado.
Não precisa ser necessariamente um período longo - se bem que tem vezes que só ele resolve -, mas dá para tirar uns dias para se desligar da tantas preocupações que ficam perturbando a cabeça. Fazem uma viagem e passando estes dias fora ou pelo menos aproveitar um feriado prolongado para realmente não fazer nada.
Nosso corpo e nossa mente pedem descanso! Não deixe chegar em um ponto que vai ser prejudicial demais! Vá se dando algumas doses de respiro, para poder sobreviver a loucura que surge do outro lado... E com a vida adulta aumenta ainda mais!



 
  

Nenhum comentário: