terça-feira, 12 de julho de 2022

Como se manter criativa mesmo em tempos ruins


Quem trabalha com criatividade sempre acaba, de vez em quando, encarando o problema do bloqueio criativo. E este pode surgir pelos mais diversos motivos, mas um deles é, com certeza, estar passando por um momento difícil ou alguma época ruim na vida.
Nem vamos entrar na questão da pandemia, pois acho que esta creio que foi geral, mas por alguma que seja mais pessoal. Seja um perrengue da vida adulta, o trabalho complicado, a perda de algum parente. Enfim, como falei pode ser algo bastante pessoal e por isso pode ser diferente entre as pessoas.
Eu, por exemplo, estou passando por um monte de problemas e que não cabem falar aqui, mas são coisas que estão me deixando preocupada e tiram um pouco a minha criatividade e o meu ânimo para poder fazer as partes que envolvem isto na minha vida. Isto inclui este blog!
Bom, eu sou uma pessoa que preciso estar bem mentalmente para poder produzir, porque eu sou alguém que fica matutando e pensando em tantas possibilidades e que sobre pouco espaço para as ideias.
E nós não somos robôs que temos que estar sempre bem e produtivos, é super normal termos dias ruins e dias bons e aprendemos a lidar com eles da melhor possível. Entre os dias coloridos existem também os dias acinzentados!
Mas, aqui se levanta a questão: Como, então, se manter criativo em períodos assim?
A primeira coisa, creio eu, é respirar fundo e se abraçar e acolher os sentimentos que lhe atingem. Tire mesmo um tempo para ficar triste, com raiva, frustração, sei lá o que for. Está tudo bem se sentir assim.
Só não deixe que estes sentimentos te abatam e te prejudiquem por algo mais longo... Não vou estabelecer um número, mas que seja de uma forma que não lhe atrapalhará.
E para colocar a mente no lugar, é aquilo que eu sempre falo, faço o que gosta. Vá ver um filme, série. Ler algum livro, quadrinho, mangá. Ouvir músicas do artista que gosta. Desenhar, fazer artesanato. Coisas que relaxam e desligam as preocupações e que encaixam novamente sua cabeça no lugar.
Depois disso, tenho certeza que as ideias retornam e tudo começa a funcionar e fluir de novo.
A criatividade é algo que nós podemos sim controlar e fazer um liga/desliga quando precisar!
Claro que é complicado trabalhar com a criatividade, mas isto são ações que podemos realizar para que seja da melhor forma.
 

Nenhum comentário: