sábado, 22 de janeiro de 2022

Projetos Blog 2022

 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu trazendo também um dos tipos de postagens tradicionais daqui do blog quando começa um ano novo. Na verdade, acho que deve ter um ano ou dois que eu faço.
Acabo sempre começando o ano animada em fazer bastante coisa, vamos ver se consigo.
Bem, pelo menos ano passado um dos projetos foi feito, no caso o de resenha de contos nacionais.
Então, sem mais enrolar, bora lá dizer quais são os projetos do ano.

Reler e Resenhar a série Poderosa aqui no blog

 
Para quem não sabe Poderosa é uma das minhas séries favoritas. Porém, quando eu a li era adolescente e eu nem tinha este blog na época. O único da série que resenhei foi o 6º volume, que de longe é o pior da série.
E indiretamente, acabo falando muito sobre esta série aqui no blog, seja em tags ou outras coisas. Já tem uns bons anos que eu li e em honra a minha alma de leitora, resolvi que este ano, vou reler os volumes 1 ao 5 da série e todos receberão sua merecida resenha.
Não vou prometer data, até porque tem outras leituras para este ano ainda.
Mas, fiquem ligados que eu juro que vai ser ótimo! Estou ansiosa para entrar em contato de novo com uma das minhas obras favoritas.
 

Resenhas de livros nacionais

 
Em 2021, tivemos o projeto de leitura de contos e que deu super certo e que resolvi repetir este ano, mas com a leitura de livros nacionais.
Quero aproveitar este projeto para diminuir a minha lista de leituras, que está enorme desde a bienal de 2019. Quero também conhecer mais autores nacionas e também ler mais de autores que são amigos virtuais.
E aqui tem um mini projeto embutido, que é terminar de ler todos os livros da autora Juliana Leite, que temos três faltando se não me engano.
Por outro lado, não quero deixar a lista muito grande para não me enrolar durante o ano. Se atingirmos a a meta, a gente dobra a meta tá? E não seguiremos a ordem que está ai, vai ser alternado.
Tentarei fazer a maior parte ser de livros físicos, que foram os que eu comprei neste últimos anos e não li. Porém, alguns são em ebook e lerei no kindle.
São os seguintes:
 
  • Amor, destino final - Stephanie Caroline;
  • Brazilie - Juliana Leite;
  • Últimas Luzes: A Aliança - Juliana Leite;
  • Últimas Luzes: A União -  Juliana Leite;
  • Flos Ignis - Constanza Batalha;
  • A Terra Mágica de Euclides - Zirah;
  • Um quê de Magia em minha vida - Helo Amatto;
  • Da Tua Rosa - Laís Lacet;
  • Aika: O Tabuleiro do Oráculo - Lúcia Lemos;
  • Aika: A Canção dos Cinco - Lúcia Lemos;
  • Guardians - Luciane Rangel;

Projeto "Publicação Independente"

 
Esse projeto era de 2021, mas como não o fiz e é coisa da minha editora também, vou recolocar o texto que já tenho pronto falando desse projeto...
Um dos projetos que mais vejo a necessidade de fazer, porque quando me autopubliquei na Amazon e também fiz meu primeiro livro físico, a busca de informações foi bem complicada e tive que procurar e descobrir sozinha. E é uma coisa horrível você ser leigo e não entender praticamente nada.
Eu consegui fazer, mas com base em bastante pesquisa e leitura.
Contudo, o que tem me acontecido de um tempo para cá é que alguns amigos autores vêm falar comigo geralmente com um dúvida ou querendo uma ajuda, pois nunca publicou um livro e não sabe como fazer e quais são as etapas e tudo o mais. E eu acabo ajudando, pois eu já estivesse nessa situação!
E foi assim que a vontade de fazer o "Projeto Publicação Independente" (que é como resolvi chamar) nasceu. Para tentar ajudar os autores novatos e tão perdidos quanto eu era.
Vai ser praticamente um tutorial longo e extenso sobre como fazer a publicação. Vai ser um projeto vinculado com o Contos Anê e a Herói Editora e claro que vai vir aqui para o Blog também, porque acho que faz sem sentido esse tipo de material ser divulgado em todos os locais possíveis.
Por enquanto vai seguir essa sequência, mas ela não é definitiva!
  • Explicação sobre o Projeto;
  • Revisão/Leitura Crítica;
  • Projeto Gráfico (Capa, Diagramação);
  • Registro ISBN e etc;
  • Gráfica para Impressão;
  • Material de divulgação (Marcador, Brindes);
  • Loja Virtual para venda online.
 

Postagens sobre organização


Esta aqui também um dos projetos de 2021, mas acabei não fazendo muito ele. E como a organização também acaba sendo uma meta fixa, resolvi manter este projeto aqui ativo também. Vou aproveitar para mostrar para vocês a maneira que estou me organizando este ano. (Sim, com o meu novo planner/agenda.).Atualizando vocês sobre o meu bullet journal.
Vou colocar o texto de 2021, que resume bem o que este projeto:
As postagens sobre organização vão ser sobre minhas coisas pessoais, como organizo as postagens aqui do blog e também como organizo para escrever meus livros (talvez como um dicas para escritores também). Porém, não prometo nada, pois não sou lá a melhor pessoa para isso. Eu só quero melhorar este aspecto e pelo menos fazer o que eu planejo num dia e não ficar postergando ou procrastinando as tarefas para depois e acabar acumulando tudo.
E quem sabe o Bullet Journal - mas com a maneira de diário - não retorne também? Tô querendo usar minha criatividade de desenho e tudo o mais.
 

Tentando aprender Lettering (e outras artes)


Este entra como projeto este ano, mas é algo que almejo conseguir fazer. Eu gosto de desenhar, mesmo que não seja a pessoa mais habilidosa para tal.
E uns anos atrás descobri a arte do lettering e resolvi que queria fazer também. Tanto que até comprei uns materiais para tal e até fiz um micro curso no site da Faber-Castell (isso lá no início da pandemia).
Até comprei um livro com caligrafia criativa para treinar também.
Comecei a arriscar uns rabiscos e até já fiz a primeira arte, mas deixo para falar sobre isto quando encaminhar mesmo com o projeto.
Além disso, eu peguei alguns desenhos - daqueles de pintura relaxante - para fazer. Confesso que deve ser porque estou sentindo falta das atividades com as crianças lá na evangelização.
Não sou a melhor pessoa usando o lápis de cor, mas de vez em quando é bom apenas para relaxar e pretendo mostrar estas artes aqui.
E este projeto também se relacionará com o Bullet Journal em formato de diário. Já que vai ter bastantes desenhos e letras e coisas relacionados aos meus livros. Tudo é desculpa para falar sobre meus livros.
 
Bem, pessoal, é isto!
E ai, animados com os projetos do blog deste ano? Eu estou!
Oremos para eu conseguir fazer todos eles.
Até a próxima!

 

Nenhum comentário: