terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Tentando aprender Lettering - Será que consigo?

Olá, pessoal! Como estão? Eu espero que bem!
Não sei se cheguei a comentar aqui, mas eu de uns tempos para cá fiquei com vontade de aprender a fazer letterings e soltar a minha criatividade e um pouco da minha arte de desenho.
Para quem não conhece Lettering, basicamente são desenhos de letras, com alguns outros detalhes a mais.
Eu sempre fiz uns desenhos com letras, mas do meu jeitinho e não nada tão incrível!
Essa vontade ficou em mim por um tempo e aproveitei a época da pandemia no ano passado e peguei os dois cursos de lettering da Faber-Castell e fiz! Mesmo que tenha sido só uma amostra serviu para eu aprender algo.
Contudo, eu fiz o curso e não tinha material para começar a fazer, porque tem algumas canetas especiais e um tipo de papel com gramatura melhor.
Então, comprei os seguintes materiais para poder começar a praticar meus primeiros traços, que foram:
  • Caneta Ponta Pincel - Faber Castell - Super Soft Brush - 10 Cores Básicas;
  • Caneta Ponta Pincel - Faber Castell - Super Soft Brush - 6 Cores Pastel;
  • Brush Pen - New Pen - Preta;
  • Bloco Exercícios Lettering A4 - Karol Stefanini.

 
 
Com uso do que eu vi um pouco no curso, comecei a praticar meus traços.
Os primeiros são para a gente pegar o jeito da coisa, como dizem mesmo? Acostumar a musculatura!
São apenas alguns traços para cima e para baixo, seguindo a regra de fazer mais força quando para baixo e relaxar a mão quando for para cima.
Primeiro os traços isolados, depois fazendo-os ligados nas subidas e descidas, formando as primeiras curvas.
Essa foi a graça que saiu. Uns traços doidos, uns Us e uns As perdidos.
 
Depois parti para os primeiros laços, que são os desenhos de quando a letra faz essas curvas.
Especificamente as letras L, F, J, R e até O.
Também servindo para treinar como os desenhos das letras vão ficar, para a gente perceber tanto visualmente quanto saber as pressões para colocar no papel.
Dá até para ver como alguns saíram bem tortos, mas faz parte do aprendizado!
 
 
E depois parti para a práticas das primeiras letras, seguindo o gabarito de alfabeto tanto da Faber Castell - porque eu salvei as atividades do curso - quanto do bloco de atividades.
Creio que primeiro seja copiando mesmo, para a gente pegar o jeito.
Confesso que tem umas letras que tem uns desenhos muito estranhos, alguns nem parecem com a letra de base em si.
E confesso também que eu ainda tenho que tirar da minha cabeça que estou escrevendo e que isso é um desenho. Porque é complicado desligar isso! Porque são letras saindo, não seria escrita? Pois é!
E também ainda tenho dificuldade na conexão dos traços das letras e de fazer algumas palavras, porque eu nem mexi nessa parte.

Por último, isso aqui acho que nem devia fazer, mas resolvi começar a juntar umas palavras e também treinar sem ser nas linhas de pauta de lá de cima.
Apesar do espaçamento das letra e da falta de junção, achei legal como ficaram as palavras expostas nessa página. Até porque a Brush mais fina da Faber Castell ajuda bem mais a gente aprender o traço e saber diferenciar o fino do grosso.
É a famosa página de rabisco que eu faço. E gostei dela mais como um treino livre mesmo!
Inclusive, ali tem o spoiler de qual será o meu primeiro lettering oficial, que é sim sobre As Super Agentes, que é meu primeiro livro e que estou reescrevendo - só reforçando essa informação. A frase vai ser "Seja um Super Agente", seguindo as cores como estão abaixo, o formato das letras já não sei, mas devo só trocar no "UMA" mesmo.

Bem, é isto por ora! Minhas bagunças e práticas de Lettering que sempre achei lindas e tive vontade de aprender e fazer também.
Isso foi mais a introdução e os meus primeiros passos.
Sei que preciso praticar bem mais e quem saber assistir algum conteúdo relacionado a isso no youtube, para absorver algumas ideias e dicas a mais.
Enfim, espero que tenham gostado e aguardem cenas dos próximos capítulos com a Anelise fazendo lettering.
Até a próxima!

 

Nenhum comentário: