terça-feira, 21 de abril de 2020

Precisamos falar sobre... #24: Cuidados com os termos


Olá, pessoal! Como estão? Espero que bem!
E mais uma vez uma postagem desse tipo se faz necessária. Dessa vez é por um motivo um pouco menos alarmante, mas o tema ainda assim é importante.
Eu não sou muito de acompanhar stream - especialmente de jogos -, uns meses atrás até via bastante e tal, mas com o trabalho acabei parando um pouco. Enfim, acabei sabendo sobre isso no twitter, mas vários streamers de  League of Legends acabaram sendo banidos da Twitch por conta de termos que eles usaram durante a transmissão ao vivo.
Pelas minhas pesquisas, a palavra em questão foi o mongoloide, que muitos jogadores usam como uma forma de xingar alguém que joga e tudo mais. Acreditem, o que mais tem no LOL é gente que não joga bem - eu inclusa nisso, a época em que jogava - e também tem muito jogador tóxico e que xinga por nada. Alias, é uma comunidade tóxica demais! Ainda bem sai!
Mas quanto a palavra mongoloide, admito que nem eu sabia, mas é um termo pejorativo para pessoas com síndrome de down. Só pesquisarem que vão confirmar essa informação!
Eu não sabia porque realmente não é um termo que eu uso. Mas, toda essa situação me acendeu um coisa na cabeça: o cuidado que temos que ter com os termos que falamos ou escrevemos.
Tem muitas, mas muitas palavras que usamos em outro sentido, só que ela acaba tendo um outro significado agregado a ela.
Uma coisa bem besta que já aconteceu, também relacionada a internet, foi com o Rato Borrachudo. Censuraram ele falando viado - o youtube censura umas coisas. E como carioca que sou, sei bem que viado é quase vírgula e não o termo pejorativo que comumente é.
Pode não ser a nossa intenção, mas o nosso hábito de linguagem pode sim ofender alguém.
Mas, Anelise, agora vão querer censurar até o que a gente fala?
Assim, vou ser sincera, acho que atitude das duas plataformas - a da Twitch em específico - foi um pouco radical. Não dizendo que o acontecido foi certo, mas creio que não foi intencional sabe?
Enfim, mas todos já estão arcando com consequência de seus atos. Logo na próxima semana, o ban acaba e eles podem voltar a joga ao vivo.
E só estou escrevendo essa postagem, não apenas para falar sobre esses casos, mas citar que todos nós estamos suscetíveis a isso. Eu já cometi esses erros. De usar algum termo capacitista, pejorativo. (Sim, eles tem nomes específicos.)
Mas, foi em outra época e entendo perfeitamente que o fiz foi errado e claro, retirei esses termos.
Um deles foi o retardado aqui em uma postagem no blog, bem antiga até. Lembro bem que foi uma menina que falou para eu trocar. E o fiz!
O outro foi um que tenho até vergonha de ter usado. No JV1 tinha um trecho em que ele simplesmente ficava com a cabeça em outro lugar e eu - no auge da minha adolescência quando escrevi - coloquei que ele estava autistando. Só que hoje eu entendo o que é autismo e que o termo era sim bem ofensivo e retirei, trocando por outra expressão.
Agora vocês devem estar pensando que é uma frescura e coisa e tal. Mas, é a mesma coisa que eu falei na literatura sensível - se é que eu falei mesmo, mas repito: a gente até pode usar, mas tendo a consciência disso. E que existem sim palavras que usamos no cotidiano e não intencionalmente podem ser ofensivas a alguém. E na boa, a coisa que eu menos quero é ficar machucando os outros com coisas tão bobas.
Espero que tenha conseguido me explicar. E vocês? Concordam ou discordam?
Comentem ai!
Até a próxima!

Nenhum comentário: