sábado, 28 de dezembro de 2019

Precisamos falar sobre... #23: The Witcher e o problema do consumo das mídias ocidentais

Olá, pessoal! Tudo bem? Espero que sim!
Em vias de ano novo e cá estou eu trazendo mais uma postagem desse tipo.
Enfim, como vocês devem saber, se não vivem em baixo de uma pedra, estreou a série nova da Netflix: The Witcher. Série essa que é baseada na série de livros polonês de mesmo nome. Ah, e tem o jogo também, mas ele não relação direta com essa série, pois, pelo pouco que conheço, são eventos que acontecem após os livros.
Mas, não estou aqui para resenhar a série em si - devo fazer isso em outra postagem -, contudo, olhei já alguns comentários e até resenhas sobre a série. E muitos, mas muitas pessoas mesmo falaram sobre o problema das linhas temporais. Pois são três personagens com foco na série e as histórias deles são contadas separadamente até eles se juntarem - pelo menos é o que deve ocorrer, se você viu meia mídia na vida sabe bem que é isso que vai acontecer. Ah, e também muitos falando que muita coisa durante a série não é explicada, então não entendem nada.
E todos esses comentários me reviveram um pensamento que tenho faz um tempo, que é sobre a diferença entre as mídias orientais e ocidentais, sejam filmes, séries ou até livros.
Não sei se são como eu, que consome muita coisa oriental - eu gosto de ver uns filmes de outros países fora do eixo de hollywood - vejo uma diferença gritante dos formatos.
Passem a prestar atenção nisso quando forem ver filmes e tudo mais.
Tudo que é ocidental tem a mania de nos explicar o que acontece, acaba sendo um pouco didático. Pega na nossa mãozinha e nos diz, com todos os detalhes, o que aconteceu antes e porque certa coisa é assim e porque outra é assado.
Já nas mídias orientais, tudo é meio "jogado", é porque é, é assim desse jeito e pronto acabou. Cabe a nós recolher as peças e perceber o que está acontecendo e o porquê. Juntar todo o quebra-cabeça e interpretar por si só.
Na série do The Witcher, nem é algo tão complicado de se entender, prestando um pouco de atenção e com o avançar dos episódios dá para se perceber o espaço de tempo entre cada uma das histórias.
O problema é que alguns são tão acostumados a ver coisas e não ter paciência de esperar as coisas acontecerem para poderem ter a real compreensão de tudo o que acontece. Isso porque a mídia ocidental tem essa mania de explicar tudo, como se a gente fosse burro e precisasse disso.
Eu já consumi livros, séries e filmes em que não entendia nada no começo, porque o filme só "começava", já com os personagens, com tudo. E eu percebia as coisas vendo o filme e juntando as informações que me foram dadas. E é bem mais divertido assim, porque você reflete e exercita a mente enquanto vê o filme.
E não estou aqui para falar que devemos sempre ver coisas com esse estilo para a gente ver filmes. Até porque sei que há momento em que a gente só quer relaxar e ver algo sem pensar muito. Ai se apela para algo com enredo mais leve e divertido. Eu faço assim ao menos.
O que quero falar aqui é para se tomar cuidado ao julgar uma mídia por esses pontos. Não quer dizer que você não entendeu nada que seja ruim, que a série é confusa. Pode até ser que seja, nunca se sabe, mas não julgar como ruim por este aspecto especificamente.
Acho justo até reclamar que uma série acha que a gente é burro e dá tudo de mão beijada, mas o contrário, creio que não.
Já aconteceu algo do gênero com meu livro, pois eu tive que escrever um prólogo porque algumas pessoas não entenderam a história, justamente porque não tinha uma explicação. E bem, o prólogo é bem didático sobre o contexto histórico, mas acho que deu algo a mais na história no final das contas. Algumas coisas que tem no prólogo tinham em capítulos mais a frente. Detalhes! Apenas citando pois isso é um exemplo do que falei acima. Não se pode ter o "é porque é", "é assim e ponto", tem que ter a explicação. O que me torra a paciência, sinceramente!
Enfim, o que vocês acham? Concordam ou discordam?
Comentem ai!
Até a próxima!

Nenhum comentário: