terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Sobre o Natal


Olá,pessoal!
Primeiramente: Feliz Natal!
Enfim, chegou novamente essa época de final de ano, em que a gente se reúne com família, amigos ou tem alguns que acabam passando a data sozinhos mesmo. Cada um com seu cada qual!
Muitos associam essa data ao Nascimento de Jesus, creio que muitos pensam que essa seja a real data que ele nasceu, mas não. O 25 de Dezembro é mais simbólico do que qualquer outra coisa. E bem, o Natal é bem mais antigo do que Jesus e muito menos começou com ele. Só dar uma pesquisada rápida que se acha sobre isso e claro, que muitos dos símbolos não tem nada a ver com Jesus.
Sério, vocês já pensaram na relação que o Pinheiro tem com Jesus? Ainda mais quando a gente pensa na história que ouvimos sobre o nascimento dele. Pois é, nenhuma relação.
O Natal que comemoramos hoje, é, na verdade, uma enorme mistura de tradições de diversos locais.
Só que juntando tudo, é uma grande celebração a vida.
A igreja deu uma roubadinha e colocou a comemoração do nascimento de Jesus pro mesmo dia, para chamar atenção dos pagãos. haha
O Natal em diversas outras culturas e religiões antigas é uma celebração a vida, a fertilidade.
Imaginem viver no inverno lá do hemisfério norte? Onde todas as árvores secavam, morriam, menos uma: Pinheiro. E tudo girava em torno dessa árvore.
O Natal é uma festa pagã! A igreja a tornou uma festa cristã só por conveniência.
E desde que eu descobri isso, eu fico me pegando sendo a chata e falando assim: Cês tão ligado que isso é festa pagã né?
E tipo, eu adoro conhecer história e culturas diversas. E fiquei maravilhada descobrindo sobre isso.
Claro que, não invalida o que os cristãos comemoram. Eu sou cristã também! (Mesmo que tem gente que ache que Espírita não é cristão.) Mas, conhecimento é importante e é sempre bom abrir nossa mente.
Muitas das coisas que fazemos no Natal vem, na verdade, dessa cultura pagã. Como comer castanhas, nozes, o bacalhau, pendurar coisas na árvore. E não tem nada de errado nisso. O que podemos fazer é compreender que é assim e que as culturas se misturaram. Nada de novo sob o sol.
Enfim, comemorem ou não comemorem o Natal, ou Yule - na cultura celta - ou seja lá qual for o nome que vocês dão.
Mas, é uma época que, inconscientemente, a gente celebra e agradece.
Quero deixar esse vídeo para complementar o que eu falei.

Nenhum comentário: