terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Dicas para Escrever: Planejamento da história e do capítulos


Olá, pessoal! Como vão?
Cá estou eu trazendo mais um Dicas para Escrever. Acho que tinha um bom tempo que não trazia um. É uma das sessões do blog que mais gosto, pena que faço bem pouco. São os tipos de post que dão trabalho de fazer, mas te um gosto.
Como já devem ter lido no título, hoje falarei um pouco sobre planejamento das história.
E vou reforçar o que falo em todos os "Dicas para Escrever": não são regras absolutas e que devem ser seguidas a risca. São só uma direção para vocês. Afinal, creio eu que cada tem um método e um jeito. Salvo quando coisas de ortografia, ai tem que ser a risca mesmo. ahha
Enfim, bora lá. Preparei os tópicos de planejamento para hoje.

Planejamento da história

O primeiro é o planejamento geral do seu livro/conto. Eu falei bem brevemente sobre isso lá no primeiro Dicas, que foi Enredo, Título e Sinopse.
Pode-se sim usar a base do Apresentação, Complicação, Clímax e Conclusão. Não é uma dica errada quando se trata de livro, mas creio que ela funciona melhor com contos, onde você quer desenvolver uma história mais curta e num pequeno número de caracteres.
Essa estrutura também pode ser usada em histórias mais longas, porém imagine um livro com um "problema" só? Acaba sendo até meio curto por conta disso. Eu fazia isso com 16 anos, enquanto escrevia meus primeiros.
Enfim, na hora de estruturar o livro, essa deve ser a base, ter o problema maior que nos leva ao clímax e depois ao final. Porém, o que se faz no meio? Antes de chegar aos 3/4 do livro no clímax?
Como desenvolver as outras partes?
Bom, a forma que eu faço é: Crie pontos-chave na história, coloque acontecimentos importantes. Algo que vai acrescentar na história, nos personagens, no universo. Seja o que for. Crie pontos importantes dentro da história para não se perder no meio do caminho.
Em um dos livros - O Diário da Escrava Amada - usei alguns desses pontos-chave, maioria deles pautados nos aniversários dos personagens. haha Tudo importante acontecia em aniversário.
Por exemplo, dois pontos importantes da história foram a gravidez da Kazuko - a protagonista - e depois a parte em que a Kazuko é liberta pelo dono.
Então, é só montar uma lista simples de tópicos e vai seguindo dai. Bem simples não?

Planejamento dos capítulos

E quanto ao planejamento das partes menores da história? Como os capítulos?
Tendo o planejamento maior bem feito, dá para separar bem o que fazer em cada capítulo.
Da mesma forma que a lista de tópicos do acontecimentos, pode-se fazer um para os capítulos. Listando os capítulos e resumindo, num parágrafo curto, o que deve acontecer nele.
Assim, dá para se ter uma ideia, mais ou menos, de não deixar a história com muitos fillers, ou não acabar estendendo onde não precisa.
Nada contra filler e nem contra estender, mas em alguns casos podem acabar matando.
Pode-se fazer a lista também com os títulos dos capítulos, porque já dá para ir batizando eles antes de mesmo escrevê-los.
E claro, fazendo para que não acabem ficando uns muito grandes e outros muito curtos. Ou talvez, alguns capítulos que acabem acontecendo coisa demais, enquanto outro fica sem muito fato importante. Planejar capítulo é como planejar o dia dos personagens, mas tudo tem que ter equilíbrio. Tudo bem que eles podem acabar tendo um dia bom, outro mais ou menos e outro, um desastre.
Mas, escrita é muito pessoal, é muito de como a gente faz, de como fica bom para você.

Enfim, essas foram as dicas rápidas de hoje. Caso tenham alguma dúvida, podem perguntar ai nos comentários. Respondo com o maior amor!
E que temas vocês me sugerem para o próximo "Dicas para Escrever"?
Até a próxima!

Nenhum comentário: