terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Precisamos falar sobre... #13: JK Rowling e os cookies de aprovação


E lá vou eu de novo. Com mais uma postagem desse tipo de novo! =D
Na verdade, tem um tempo que eu tô querendo falar disso, mas admito estar evitando. Porém, a polêmica entrou no trend e não posso perder o fluxo.
Lembro de ter falado da JK aqui no blog, que ela é uma inspiração para mim e tal. Só que de um tempos para cá, não está sendo como pessoa, mas apenas pelo trabalho que ela realizou, sua trajetória.
Porque gente, sério! A JK tá cagando no pau foda - perdão pelo termo, mas não consigo descrever de outra forma - nesses últimos tempos.
Mas o ápice foi com caso do que aconteceu com o Johnny Depp. O ator foi acusado pela ex-mulher de abuso e agressão. O mínimo que deveria acontecer, ao comparar com casos semelhantes, é o ator ser tirado do elenco e não ser aceito em mais nada até ser julgado. Ele é um bom ator, mas isso não justifica o que ele supostamente fez. (E para uma mulher acusar alguém de abuso demora e muito.)
Todos esperaram um bom tempo por uma posição da autora, mas ela apenas disse que tava tudo bem e que gostava do trabalho do Johnny e não importava o que ele fez fora do filme. (Ou foi algo do gênero, se eu adicionei algo a mais, peço desculpas. Eu não apurei!)
SÉRIO JK? LOGO VOCÊ? QUE FOI VÍTIMA DE UM RELACIONAMENTO ABUSIVO E FUGIU DO EX-MARIDO PARA SE PROTEGER E PROTEGER A SUA FILHA E VOCÊ VEM E FALA ISSO? SORORIDADE TÁ EM FALTA, MIGA!
Desculpa o caps! É o rage!
Ela já passou por isso e acho que, na minha humilde opinião, a primeira a dar crédito a essa denúncia e retirar o ator do elenco. Ela sofreu isso na própria pele, ela sabe como é. Sinceramente, não sei o que deu nela, na boa!
Então, mudando de assunto um pouco, assistindo a uns vídeos relacionados a esse assunto(vou deixar os dois que mais gostei no final), me peguei pensando: Quantas vezes a JK já não fez coisa para agradar militância?
Vocês lembram que ela disse que o Dumbledore era gay? Pois é! Mesmo não sendo citado em nenhum momento durante os sete livros, ela afirmou isso. Ok! Ela argumentou que isso não importava para a história, num sentido de que realmente não mudaria alguma coisa. Entendi esse argumento. Mas, com a saga dos Animais Fantásticos, e com o personagem que foi o amor do Dumbledore - Grindelwald, que é interpretado pelo Johnny Depp -, ela disse que a homossexualidade não seria abordada no filme. Um filme que vai girar em torno do amor do Dumbledore e provavelmente ele vai aparecer. Nem entremos de novo do detalhe de quem é que faz esse personagem, eu já disse acima.
Outra coisa foi com a peça do The Cursed Child, onde uma atriz negra foi escalada para fazer a Hermione. Rolou um escândalo na internet e a JK respondeu que nunca tinha dito que a Hermione era branca ou negra, só que ela tinha cabelo cacheado. E este fato já foi desmentido! (Ou o povo só não interpretou direito o livro. haha Eu não sou fluente em inglês.)
Talvez seja porque associemos a Hermione a Emma Watson, que é branca e assim surge o "problema". Achei legal a escalação da outra atriz e não vejo problema.
(Por isso que eu evito descrever aparência física de personagem, para a pessoa imaginar ele azul se quiser.)
Enfim, explicando o título da postagem. Dá para perceber que JK tá querendo botar representatividade onde não tem. Daquele tipo forçada que eu acho uma bosta completa! É só para agradar fã e não uma coisa de verdade. Na boa língua: JK tá querendo cookie, gente.
Como vi nos vídeos, Harry Potter não é lá um grande exemplo de representatividade, tanto feminina (talvez essa até um pouco mais, por conta da saga ter personagens mara) quanto a LGBT.
O primeiro livro é de 1997, quando nem sonhávamos em ter representatividade direito. O último de 2007, quando tinha mais força, mas tava ainda nos primeiros passos.
Enfim, JK, deixa o livro como está, porque ele passa ótimas mensagens mesmo sem representatividade. Não tenta forçar algo que nunca passou pela sua cabeça quando escrevia os livros. Representatividade forçada é pior do que representatividade nenhuma!
Fiquem com os vídeos da Loiue Ponto e da Satty.

Nenhum comentário: