Kyon #29: Minha protegida e o seu bloqueio criativo

terça-feira, 3 de outubro de 2017
Olá, pessoal! Como vão? Kyon aqui de novo.
Em virtude de ser uma época de provas, Anelise tem tido um pouco de dificuldade para atualizar. Mas, a partir de quarta, quando ela fizer a última prova (de duas), tudo volta ao normal.
Para hoje, como era meu dia no cronograma, trago um repost do Blog do Kyon, falando um pouco sobre Bloqueio Criativo. Postado originalmente em Junho de 2013.

Minha protegida e o seu bloqueio criativo
Vocês sabem bem que, com esse quase meio ano sem ter o que fazer em casa, minha protegida teve um bloqueio criativo.
E por que todo esse bloqueio aconteceu?
Primeiro, por toda a pressão que ela estava sofrendo. (Eu falei sobre isso uns posts atrás.) De que ela estava vagabundeando em casa e tinha que tomar um rumo na vida.
Segundo, uma coisa que até culpa dela mesma, ficar no computador o dia inteiro. Quando Anelise está no computador, o rendimento de escrita cai bastante. Sem contar também o tédio mental.
Foi tudo isso que acarretou a diminuição e falta de escrita de minha protegida.
Tudo bem que dizem "Tédio mental é bom para o processo criativo". Acho que o grande problema era o sentimental e não o tédio em si.
Ela é assim, quando está triste ou com raiva, de alguma maneira se sentindo mal, não escreve! Não adianta! Fica sem ânimo para isso e  nem para mais nada!
Todo o processo de criação dela precisa ser feito em um momento sentimental estável. Porque quando algo a preocupa ou a perturba, é só aquilo que fica no pensamento dela.
Pois é, Anelise é uma pessoa meio angustiada e aflita em certas situações.
Fora isso, quando ela está feliz, eufórica, dando a louca... As ideias pipocam, surgem de todos os lugares imagináveis e inimagináveis, sobram.
Minha protegida é uma pessoa bem exagerada, nos dois extremos: Bom e ruim. Ique até fala que ela é dramática. Não discordo!
E sabem, eu sei também, que ela não é do tipo sentimental demais. Só chora quando a situação está braba mesmo. Quando pula de alegria, é alegria mesmo!
E esse bloqueio criativo afetou em tudo o que Anelise escreve, não só as histórias. Afetou aqui, o Garota Zodíaco e até o Ane-chan's Shizen?.
Ainda bem que ele já passou. Estava com saudades da minha escritora favorita!
Espero que ele fique longe e desapareça por um tempo. Boas férias, bloqueio!
Claro, essa situação não é o fim do mundo. Sendo uma pessoa normal, estamos falíveis a maus momentos e todas as consequências disso.
Contudo, o que são quatro meses para quem escrever há quase dez anos? Apenas umas férias prolongadas!
Uma dica para os escritores ou aspirantes a escritores, seja lá o que for.
Não fiquem nervosos e nem desesperados quando não conseguirem escrever ou ter uma ideia. Não é o fim do mundo! Dê um tempo a sua cabeça... Respire, relaxe, vá fazer outra coisa.
Quando menos esperar, tudo vai voltar a fluir que nem uma maravilha!
Digo isso porque eu vejo isso tem bastante tempo. Confiem em mim!
Bem, pessoal, esse foi o post de hoje. Perdoem-me ter me empolgado no final... Baixou a Anelise em mim! (Imaginem eu cantando!)

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado.
Beijos do Kyon!

0 comentários :