quarta-feira, 13 de abril de 2022

A adulta saudável

 

Nas últimas semanas, a minha psicóloga me passou como dever de casa fazer o Moda Personagem de uma personagem específica: A Adulta Saudável.
E para quem não conhece, o Moda Personagem nada mais é do que uma forma que eu criei para fazer cosplays dos personagens das minhas histórias. Comecei com isso lá em 2012/2013, não lembro com certeza.
Claro que era apenas por diversão que fazia, uma forma divertida (e barata) de colocar os personagens que estão na cabeça e no papel para o mundo real. A ideia era fazer usando com as minhas próprias roupas.
Nessa época eu fui criticada por algumas pessoas por fazer isso. Que talvez não mostrasse a seriedade que uma autora deveria ter ou que talvez eu tivesse algum problema mental e deveria me tratar.
Claro que fiquei chateada - até porque ninguém gosta de ser criticado - mas continuo fazendo até hoje.
Ironicamente, com as redes sociais de vídeos curtos, uma das trends são justamente os vídeos de looks e especialmente os inspirados em personagens. Pois é!
E uma pequena informação para a pessoa que disse que devia ir para a terapia: a minha terapeuta acha muito legal e incentiva mesmo. Tanto que até pediu como dever de casa né?
Mas, a questão aqui nem é o Moda Personagem. Voltemos a Adulta Saudável...
Eu refleti bastante para poder montar esse visual. Primeiro tinha pensado numa coisa mais formal, mas ai não ia passar a ideia que eu tinha. A adulta saudável é aquela que saber exatamente as origens de todas as suas crenças, se desconstrói delas. Sabe sobre o que está sentindo, o por que está sentindo e como reagir e lidar.
Ela é como se fosse mais um daqueles meus sentimentos do conto "A Busca da Criatividade", andando junto sempre com a Determinação.
E parafraseando o que coloquei na legenda da foto no instagram...
"Ela é poderosa, ela é dona de si, ela sabe controlar os outros sentimentos e sabe as origens e bases de tudo o que sente. Ela tem a alma colorida, é espontânea, adora a cor vermelha.
Só que ela não é uma personagem, ela é uma versão melhorada de mim. A minha versão depois de anos de terapia que finalmente se entende e se acolhe quando necessário, pensando principalmente naquela pequena Anelise que nem sempre podia fazer tudo o que queria ou reprimia muito seus sentimentos.
Ela é livre, ela coloca todos os acessórios que quer, coloca uma pinta, um batom vermelho, veste o que quer e faz o que quer. Simplesmente não liga para o outros, ela é, simplesmente e plenamente, ela!"

E eu me emocionei muito quando expliquei para a minha psicóloga os motivos de ter escolhido aquele visual para a "Adulta saudável"... Eu queria ser ela sabe? Mas, é ai que está a questão: Eu já sou ela!
No momento em que cuido de mim e dos meus sentimentos, das minhas vontades, entendendo e compreendendo, sou uma "Adulta Saudável".
E cada dia mais vou tomando posse dessa "versão melhorada" de mim!


Nenhum comentário: