terça-feira, 19 de junho de 2018

Música #10: Ayumi Hamasaki


Olá, pessoal! Cá estou eu trazendo mais um postagem sobre música.
E eu, sem querer, quebrei a regra que eu mesma criei para essa categoria, de colocar um artista solo e depois um grupo para falar sobre. Enfim, vai ser um exceção dessa vez, na próxima retornarmos a "programação normal".
Hoje vou falar dela, a maravilhosa: Ayumi Hamasaki.
Ayumi Hamasaki (ou Ayu, para os fãs) nasceu em 2 de Outubro de 1978, em Fukuoka, Japão. Ela foi criada pela avó e pela mãe, já que seu pai abandonou a família quando ela tinha dois anos. Aos 14, se mudou para Tóquio para trabalhar como modelo e no ramo do entretenimento. Em 1995, até lançou um álbum, chamado Nothing from Nothing, por uma gravadora pequena, mas ele não fez sucesso.
Apenas em 1998, ela retornou a carreira musical e lançou o single poker face, em 8 de Abril de 1998. O single foi um sucesso e assim ela se tornou uma das cantoras de maior sucesso do Japão, sendo até chamada de "A imperatriz do J-pop". Este ano já completou seus 20 anos de carreira, com um turnê especial.
Eu conheci a Ayu em 2009, mais ou menos na época que fui descobrindo o J-pop e me interessei pela música-tema do filme Dragon Ball Evolution, que é cantada por ela: Rule. (A música é maravilhosa, o filme é uma bosta mesmo.)

Logo depois saiu o álbum Next Level, que contém uma das músicas favoritas dela.
Ela tinha uma carreira consolidada na época, mas acabou caindo uns anos depois e voltando de novo. Na verdade, o problema da Ayu é com a mídia. Ela é um pouco polêmica para os padrões japoneses, digamos assim. Ela já foi casada duas vezes, com dois estrangeiros: Manuel Schwarz (2011-2012) Tyson Bodkin (2014- 2016).
Porém, nem toda a "treta" da mídia fez com que os fãs deixassem de gostar dela. Vide que ela lota turnês até hoje em estádios. E sério, os shows dela são maravilhosos!
Acredito que a Ayu é uma artista bem variada. Ela explora vários gêneros, entre o pop, rock, R&B. E uma coisa das músicas dela são as letras. Ayu é uma compositora maravilhosa! Todas as canções dela carregam muito significado, especialmente com o que ela sente na época, ou pelo que acontece em sua vida pessoal.

É muito difícil escolher alguma música favorita dela para indicar. São muitos estilos diferentes.
Ayu é uma artista completa e talvez até a frente de seu tempo. Eu sempre agradeço por estar vivendo na mesma época que ela, só por poder ouvir essas músicas que ela escreve.
Seu último lançamento foi o álbum M(a)de In Japan, em 2016. E esse álbum era algo totalmente do que se esperava só pelo nome. Não tem nada de Japonês nesse álbum. É um álbum incrível sério!

Vou recomendar - acho que - minhas duas músicas favoritas dela: WARNING e Memorial Address. Mas vocês podem ouvir qualquer indicação que aparecer, menos se houver uma música chamada Butterfly, que não é dela. Tem tudo dela no Spotify e tem o This is: Ayumi Hamasaki, vocês podem ouvir.

Alias, a Ayu tem canais oficiais, como o twitter e o instagram, vocês podem acompanhá-la se gostarem!
E ai, gostaram de conhecer um pouco da Ayu? Sei que já falei bastante dela aqui no blog, mas não tinha apresentado direitinho.
Espero que tenham gostado do post!
Até a próxima!

Nenhum comentário: