sábado, 22 de outubro de 2016

Precisamos falar sobre... #6: Crivella Machista



Olá, pessoal!
Hoje, mais um post desse tipo de faz necessário, por motivos de: Tivemos discurso machista no debate na última semana.
Para quem não sabe, eu sou do Rio de Janeiro e aqui vai ter 2º turno para a eleição do prefeito.
Os candidatos são Marcelo Freixo e Marcelo Crivella.
E sendo sincera, eu nem assisti o debate. Essa semana tava desesperada por causa da faculdade, ou fazia o trabalho ou tomava zero. haha
Bem, só para ressaltar o detalhe mesmo: O debate foi ministrado por duas jornalista: Mariana Godoy e Ana (não lembro o sobrenome).
Enfim, acabou repercutindo o parte final do debate, onde os candidatos dão suas declarações finais.
E na vez dele, Crivella começou assim: "Eu quero agradecer a você, Mariana, Ana, e dizer que esse sucesso todo é por causa de vocês. Com certeza, a beleza de vocês encantou os telespectadores."
Sim, foi isso mesmo! Tem vídeo do trecho como prova. Segue:
Totalmente machista é claro!
E sabe o que foi o melhor depois disso tudo, a "resposta" da Mariana Godoy. Quando a câmera voltou as apresentadores, ela apenas fez uma aceno de miss. E foi isso! FOI GENIAL! Eu nunca, jamais teria pensado nisso. (Miss de concurso de beleza, obviamente.)
E também tiveram os coros de "machista" no fundo. E a repercussão na internet. Gente achando totalmente machista (e com razão) e gente achando o Crivella não fez nada demais.
Gente, só pensar um pouco. As mulheres passaram quase duas horas mediando o debate, controlando tempo, manifestações das pessoas e várias outras coisas. E o cara só vai lá e diz que foi um sucesso o debate por ele ser apresentado por mulheres bonitas. É sério isso?
Colocou todas as capacidades e seriedade dessas moças num ralo e as reduziu a "dois rostos bonitos". Foi machista sim! Não adianta dizer que não.
Ele rebaixou duas mulheres, mesmo que nem essa tenha sido a sua intenção. Realmente foi uma intenção de elogio. Porém, foi feita de uma forma totalmente errada! (Não estou justificando.)
Mas a ideia de elogio feito desta maneira é tão enraizada que as alguns acham super normal. É de boas! Gente, pelamor de todas as divindades. NÃO! Isso não é normal!
Imagine você, trabalhar, se dedicar, virar noites, se matar de estudar (porque elas com certeza fizeram faculdade e nem precisa ser só elas duas, todos nós), ai vem alguém e fala: Meus parabéns, você é muito bonita(o)! OI? WTF?
Sem contar aquelas histórias de que quando uma mulher sobre na carreira, ou ela é mal-comida, ou ela deu para alguém para chegar lá. Ela nunca faz nada por mérito próprio!
Enfim, estou saindo do assunto. haha
Teve gente que disse que o aceno da Mariana Godoy foi falta de respeito. Não foi! Ela ironizou o que o Crivella disse e foi a melhor coisa que ela podia ter feito. (Ainda mais com a cara fazendo laço no pacote. hahaha)
Então, Mariana Godoy, parabéns pelo samba em cima do machismo sem perder a postura e nem sair da "fala" do debate!



Um comentário:

Gislaine disse...

Oi, Ane. Aqui não terá segundo turno, então....
Mas acompanhei o acontecimento pela internet. É foda né? Puta que pariu.
E é assunto para manga isso. É tanta coisa enraizada que olha.
Tipo quando dizem "mas ele é bonito demais para ela" ou vice-versa. Meu bem, cê tá ligado que tem muito mais coisa que aparência né?
Tanta gente linda por aí e sem mozinho e tanta gente fora dos padrões cheia de mozinho. Aparência é uma coisa só. uma.
Mas é isso. Está enraizado demais.
Não conheço o Crivella, mas pelo que tenho visto e lido, ele é bem bosta, não é?
Beijoooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/