sexta-feira, 31 de julho de 2015

Menstruação não é palavrão

Fonte: Pinterest

As mulheres passam a vida inteira praticamente escondendo ou eufemizando tudo o que acontece com elas ou que elas tenham.
Você já viu uma mulher falar que menstrua, assim, na cara dura e em alto e bom som?
Não provavelmente. Mulher tem chico, tem regras, qualquer coisa, menos menstruação.
E não é só essa palavra que é meio que censurada. Não fala os reais nomes das coisas.
Ou você já chamou absorvente de absorvente? Tem o bendito “módis”, que é um código, porque meninos não podem saber dessas coisas. É feio!.
E eles censuram o que falam? É só você prestar atenção que os homens falam abertamente das necessidades sexuais deles. E ainda usam uns nomes um bocado esdrúxulos.
Cá entre nós, eles com certeza estudaram e sabem mais ou menos o que acontece com o nosso corpo e que temos essas coisas esquisitas de sangrar uma vez por mês, ou melhor, menstruar.
Deve ser culpa dessa criação dada as meninas, de que não podem colocar a mão porque é feio. Ou não pode falar o nome, porque é feio também. Não pode isso porque é feio.
Enquanto os garotos são criados completamente ao contrário disso. É até motivo de orgulho quando o menino sabe achar o pênis dele. É bonitinho!
Enquanto isso, a pobre menina faz xixi sentada e a ensinam mais um monte de coisas que não deve fazer. Incluí-se “sentar que nem mocinha” e a evitar roupa curta.
É um pedido de recatamento tão ridículo que quase se assemelha a uma prisão.
Vivem escondendo ou desviando sua realidade.
Você tem o direito de se tocar e se conhecer. É como diz o ditado: conhece-te a ti mesmo. O corpo também faz parte do seu autoconhecimento. É seu templo, como dizem também.
Você não precisa ter vergonha, é uma coisa que se é normal. Menstruar é normal! (Mesmo que algumas depois optem por parar com isso.) Pare de ficar dando nomes bonitinhos as coisas, chame-as pelo o que elas realmente são.
Menstruação não é palavrão!

3 comentários:

Gislaine disse...

Oiiiii Ane, tudo bem???? Adorei sua postagem. Sabe que quando eu era mais nova morria de vergonha. Mas agora não. Menstruo mesmo. Uso absorvente e tudo o mais. Aliás, antigamente morria de vergonha de comprar no mercado. Agora compro e to nem aí. Mulher menstrua. E faz coco. E xixi. E se masturba. E não tem nada de errado com isso. Aliás, é normal.
Um beijão
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

Francine Porfirio disse...

Ane-linda,
Concordo que a palavra menstruação é censurada, mas ao mesmo tempo penso que estamos vivendo um momento mais free para as mulheres. E isso é mérito das feministas, que insistem em apresentar à sociedade as problemáticas femininas. Admiro isso. Recentemente, uma corredora em uma maratona estava menstruada e decidiu correr sem absorvente. Você viu? Acho que foi na Rússia, se não me engano. Ela terminou a prova completamente molhada de sangue e recebeu aplausos pela iniciativa. Segundo ela, quis mostrar que menstruar não é motivo para se envergonhar e deve ser tratado com normalidade entre os atletas. Enfim, apesar de achar um exagero – e até antihigiênico – concordo que o tema precisa ser problematizado. Por isso, flor, gostei do seu post!

Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com

Marcondes Pereira disse...

Concordo plenamente, com tudo que foi exposto no texto. A menstruação é um processo natural na vida da mulher, e a mesma pode falar o quanto quiser disso, bem como falar de qualquer assunto.