terça-feira, 30 de setembro de 2025

Dicas para Escrever: Tipos de Escritores

 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou hoje trazendo mais uma "Dicas para Escrever", que virou o nosso quadro aqui do blog onde acabo comentando sobre escrita (e a carreira de autor) de uma forma mais direta.
Como falo sempre, é uma das coisas que mais gosto de escrever por aqui, mesmo que, na maioria das vezes, acabe me dando trabalho dobrado.
Hoje falaremos um pouco sobre os tipos de escritores! Não sei como em tanto tempo nunca de dicas por aqui não cheguei a falar sobre isso.
Eu acho um tópico bastante interessante e vocês vão entender no decorrer!
Sem mais enrolar, bora lá! 

Por que é importante saber que tipo de escritor se é?

Imagino que a primeira pergunta que surge na cabeça é: Mas por que é importante eu saber qual tipo de escritor que eu sou? O que isso interfere nas histórias que eu escrevo?
A resposta é que é bom saber qual tipo de escritor se é, pois é desta maneira que você com a ação de escrever e até planejar suas histórias.
É mais um ponto para saber como a sua maneira de escrever funciona. Se você planeja demais ou de menos, se improvisa de mais ou de menos.
Saber como se lida com o seu processo de escrita, melhor se consegue lidar com os problemas que ele pode trazer, como bloqueio criativo ou até ter que voltar reescrever uma boa parte.
Coisas que podem frustrar a um primeiro momento, mas que na verdade, não são nada mais do que o seu próprio jeito de escrever.
(E também para saber responder quando te perguntarem qual tipo você é!)
Obs: Vamos usar os nomes mais "vulgares", mas vou deixar uns links de apoio para quem quiser se aprofundar no tema.
 

Escritores Arquitetos

Este tipo de escritores são os que planejam seu livro com todos os mínimos detalhes previamente.
Ele enxerga um livro como uma casa e sabe exatamente qual será o layout e onde ficará cada cômodo.
Começa o seu livro já sabendo exatamente cada passo ele vai dar até o final, deixando pouco ou nenhum espaço para mudanças no caminho. Sua história realmente é um projeto que já está pronto na cabeça dele, só vai passá-lo para o manuscrito.
São o tipo mais organizado de autor que existe! Não costumam sofre tanto com bloqueio criativo, mas sofrem com o fato de ter que mudar alguma coisa.
 

Escritores Jardineiros

Este tipo de escritores são os que só deixam a história levá-los onde acham que ele deve ir.
Ele enxerga um livro como uma árvore que ele plantou, sabem qual espécie é, mas não sabem como vai de desenvolver, então vão a cultivando e podando sua forma conforme vai se construindo.
Costumam ter uma ideia inicial, mas não sabem exatamente qual é o caminho que a história vai chegar, o que vai acontecer e como vai ser o final.
São o tipo que mais sofre com bloqueio criativo, pois existem momentos em que a história vai chegar num ponto em que ele vai ter que pensar como seguir.
Costumam reescrevem bastante, testando diversas maneiras para o enredo funcionar. 
 

Escritores Designers

Este tipo de escritores são os que tem uma vaga ideia de onde a história deve ir, mas deixam a coisa mais livre para chegar lá da forma que achar melhor.
Ele vê seu livro como um esboço de desenho, sabem como começar, sabem o que querem no resultado final, tem ideia do que fazer, mas vão mexendo em alguns traços para tal.
Tendo um plano inicial estabelecido e alguns pontos de roteiro/acontecimentos planejados, o resto do caminho fica livre para ser explorado conforme a história vai se desenvolvendo.
São um misto do jardineiro com o arquiteto, então possuem as vantagens e desvantagens de ambos! 
 

Escritores Tricoteiros

Este tipo de escritores são os do completo caos, vão montando cenas aleatórias e depois inventam uma forma de unir tudo.
Ele enxerga seu livro como uma colcha de retalhos, escrevendo diversos retalhos/cenas soltas, ou seja, escrevendo de maneira fora de ordem e só depois, pegando estes pedaços e juntando-os.
Escrevem de uma forma mais fluida, se aproveitando de inspirações para cenas e depois organizando-as de uma forma mais coesa, dando assim a cronologia correta, montando o quebra-cabeça que inventaram.
Por não ter uma ordem tão "certa" para escrever, podem enfrentar bloqueios criativos na hora de fazer as remendas dos trechos, ou até ter dificuldade de montar tudo de forma que faça sentido.
 
 
Bem, pessoal, este foi o Dicas para escrever de hoje.
Lembrando que nada aqui é tão preto no branco viu? E um aviso: não é mais certo ou mais errado ser de um tipo ou de outro. É só a forma que se trabalha com a construção de histórias e isso vai de cada um. Podemos ser um misto de cada um dos tipos que comentei por aqui. Nada na escrita tão engessado assim! (Vocês lembram que eu sempre falo isso né? Neste tema é mais importante ainda!)
Imagino que tenham ficado curiosos sobre de qual tipo eu sou... Bem, uns anos atrás achava que eu era jardineira, mas acredito que esteja mais designer mesmo!
E como prometido, deixando para vocês os links que usei de apoio e de consulta para a postagem:
Espero que tenham gostado da postagem de hoje!
Até a próxima!  
  

Nenhum comentário: