terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Resenha #101: A Dama Branca

 
Olá, pessoas! Como vão? Espero que bem!
Cá estou eu trazendo a primeira resenha do ano no blog. Antes tarde do que nunca!
A resenha de hoje é de mais um livro nacional, uma Romantasia do jeito que eu gosto. O livro que falarei mais sobre - e que já estou envolvida no esquema de pirâmide - é A Dama Branca da autora Pamela Guerardt.
Vamos primeiro a sinopse e depois para a minha opinião! Bora lá!
 
Sinopse: Treze anos após ser levada de casa pelo pai, Alexia Harper se vê obrigada a passar as férias com sua mãe na pequenina cidade de Mantle, na Inglaterra. Assim que chega lá, Lexi nota que as coisas não mudaram muito do que ela consegue se lembrar. Ela espera poder descobrir o porquê de sua mãe não a ter procurado, mas nem sempre as coisas são o que aparentam ser. Um segredo, uma responsabilidade, uma garota "quase sempre" confiante. A Dama Branca vai te levar para uma aventura fantástica na qual Alexia preferia não ter entrado. Livro na Amazon / Livro no Skoob
 
A Dama Branca conta a história de Alexia Harper, que foi tirada de sua antiga casa por seu pai quando tinha 5 anos de idade. Foi tudo tão de reprente que ela não entendeu e passou os anos seguintes pensando que a mãe a rejeitou e ela seguiu a sua vida, passando por toda a infância e adolescência junto do pai, da madrasta (que se tornou a mãe de coração) e um irmão menor.
Alexia se tornou uma menina mimada, muito certinha e perfeitinha; querida pelos amigos e pela família. Tudo seguiu dando certo para ela, tanto que ela chegou ao final do ensino médio e estava bastante animada com a sua viagem para o Caribe em comemoração e quem sabe fosse para a faculdade depois.
Porém, tudo começa a dar errado já na festa de formatura, quando ela acaba bebendo e não se lembrando de nada. E o mais grave: do nada seu pai fala que o destino da viagem de Alex. Ela vai viajar para o lugar onde nasceu e se reencontrar com a mãe, que faz anos que sequer se importou com ela.
Revoltada, protestando (e depois de quebrar globos de vidro na parede), acaba que ela viajar para Mantle, encontrando-se com sua mãe Agatha e sua nova família, com Claúdios, Arya e Kiam. E tudo o que ela mais quer é entender a razão de toda essa "palhaçada".
Nesse começo, Lexi começa a ter atritos com praticamente todo mundo. A pessoa com que ela se dá melhor é Arya, que é a irmãzinha mais nova da Kiam. Todos eles colocam Lexi numa redoma e a proíbem de sair sem companhia.
Ficamos até umas quase 100 páginas sem entender muito bem o que está acontecendo, até que ela sai para correr sozinha e acaba sendo atacada por uma sereia. E simplesmente somos jogados de uma vez em todo o enredo da história, com uma explicação bem longa e expositiva sobre o Lado Fantástico, sobre as Damas, sobre os dons da Lexi e tudo o mais. Confesso que eu fiquei perdida igual a personagem! (Sem contar que ser tão expositivo assim acaba se tornando um pouco massante!)
A partir dai que a história se desenvolve mais, com Lexi - que é o novo apelido de Alexia - descobrindo ser a Dama Branca, aprendendo a usar seus dons, conhecendo as outras damas e sabendo qual é a missão importante que ela deve cumprir. Impedir que o grande Zarak domine ambos os mundos: o Puro (dos humanos) e o Fantástico (o mágico).
Tirando alguns problemas de ritmo, porque a história demora um cadinho para começar oficialmente, eu amei o livro! Acho que fui uma das poucas pessoas que não teve raiva da Lexi, na real, entendi muito do que ela estava passando. Vivia sua vida em paz e foi simplesmente jogada com uma responsabilidade que ela não fazia ideia até então.
Todos os personagens são muito cativantes e tem suas nuances e características, mesmo que em alguns momentos fossem muitos apresentados ao mesmo tempo e eu fico perdida. Destaque para a Cálica, que é simplesmente a maioral! Amo inclusive a relação de troca de farpas entre Kiam e Lexi, que fica real num amor e ódio... E pior que o Kiam tem como função protegê-la.
Adorei toda a mitologia que a autora criou, a divisão dos mundos, usar o termo "dom" em vez de "magia" e de que eles são passados para as sucessoras! A forma como a protagonista vai mudando e se encaixando nesse novo mundo que descobre, mas ainda continua sendo em alguns momentos aquela menina de antes de tudo isso acontecer.
O climax do livro é muito bem feito e eu vibrei muito que a Lexi foi bem "pokas ideias" com o vilão, entregando uma das melhores cenas e o gancho para o segundo volume, pois suas atitudes despertaram dons nunca vistos numa Dama Branca.
O livro é muito bem escrito e de leitura fácil, então você vai passando as páginas e ficando presa e curiosa para saber o que acontecer e quando você vai ver, o livro acabou. Fiquei querendo mais sobre Farmedia, as Damas, o Lado Puro e o que vai acontecer com a Chama Negra da Lexi.
Ainda bem que já tem a continuação para eu poder continuar!
No mais, A Dama Branca é uma ótima pedida para quem gosta de uma fantasia com grandes dons, criaturas mágicas, reinos e um quase enemies to lovers.

Avaliação:

Bem, pessoal, é isto!
Já conheciam este livro? Gostaram de conhecer? Comentem ai!
Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário: