sábado, 4 de novembro de 2023

Precisamos falar sobre... #35: Produções de IA contra os artistas (escritores, ilustradores, etc)

 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou hoje para falar sobre mais um assunto polêmico. Vocês já sabem que quando é algo do "Precisamos falar sobre..." é realmente para discursar e comentar sobre algum fato/acontecimento tenso das últimas semanas. Vamos então, porque hoje vai ser grande a coisa!
Imagino que vocês não vivam em baixo de uma pedra para saber que uma das coisas que surgiu praticamente de um ano para cá foram as IAs que escrevem - como o Chat GPT - e que fazem desenhos/ilustrações - como MidJourney, Bing e Dream - e tem algumas com outras funções, mas essas duas são as principais.
Bom, essas IAs realizam as tarefas que solicitamos a elas, como escrever um texto com certa temática ou fazer um desenho de uma certa forma.
No começo delas, era até bastante bugado e nem todos se preocuparam com elas, já que dava para ver como a qualidade delas não era boa. Porém, as gerações em tecnologia saltam mais rápido do que percebemos e bom, essas IAs agora estão bem melhores no que fazem.
Só que este tema entrou em evidência nessas últimas semanas por conta da trend das pessoas fazerem imagens de si mesmas no estilo da Pixar, usando como recurso as IAs de imagem. E obviamente que o país Twitter (não aceito chamar de X), em especial o Booktt - que é a panelinha do povo leitor/escritor - começou a levantar a polêmica que tudo isso envolve.
A maioria dos autores acaba usando ilustrações como capas de seus livros e sabem bem o quanto de trabalho que dá e o quanto custa uma ilustração dessas. Ou seja, sabemos valorizar o trabalho dessas pessoas. (Eu tenho um irmão que desenha, então sei como é!)
E para piorar tudo, empresas grandes já estão usando esta tecnologia para produzir material para encurtar ainda mais o processo e diminuir os gastos. Não sei se todos viram, mas a Livraria Leitura usou ilustração de IA na divulgação das promoções de Dia das Crianças. (Bom, até onde eu soube, não confirmei a informação.) E quanto tempo isto não se tornar uma prática comum né?
 
O que parecia só uma trend simples e só para divertir acabou tomando uma proporção dessas, pois obviamente se as IAs de ilustrações avançaram bastante, imagine as que escrevem. Quanto tempo para não aparecer livros à venda que foram escritos por IA? Pois é! (Se bem que parece que já está acontecendo e o valor da página lida no Kindle Unlimited já caiu por causa disso.)
Então, ficou aquilo de autores e ilustradores sentirem o seu trabalho mais desvalorizado do que já é! Só que, por outro lado, acho que isto acontece desde que mundo é mundo... Aparecem tecnologias que facilitam o trabalho, como foi com as máquinas e tudo o mais. Porém, nenhuma dessas profissões desapareceu completamente!
Entendo sim a preocupação de todo mundo que ficou de mãos atadas observando o povo fazendo desenhos em 10 segundos no computador, enquanto uma pessoa leva sei lá quantas horas para a mesma coisa. Os poucos segundos que uma IA leva para escrever um texto dos mesmos moldes do que faço aqui no blog e quanto tempo eu mesma levo para fazer essa postagem.
Entendo o receio de todo mundo, pois ele é meu também. Só que esquecemos que a máquina não tem uma coisa que nós temos, e que é o que faz a arte ser tão humana. A IA só vai ler aquele prompt e produzir algo ali, mas só a gente é capaz de dar nuances individuais a tudo o que produzimos. Isso é ser artista!
Eu entendo perfeitamente a problemática, mas não vejo problema no recurso de usar IA. Confesso que até hoje só para criar umas coisas, mas não é nada que vá usar para vender junto com meus livros. Eu prefiro parar alguém para criar algo ainda mais personalizado e que vai ser único. Porque até a IA acaba se tornando repetitiva em alguns momentos da sua programação.
Vou até deixar linkado ai em baixo o dia em que peguei uma imagem da Minorin - a mesa que usei pro projeto de contos "12 Meses com Minorin" - e pedi para uma Ia criar imagens diferentes baseada nesta.

E uns dias atrás estava usando a mesma IA para fazer uma versões de fotos minhas. Fiz só por diversão e eu amei o resultado! Mas, claro que nada disso usarei para vender. Talvez só compartilhar no insta e olhe lá!

Provavelmente estou saindo desta postagem aqui mais cancelada do que nunca, porque viver na internet é ser o preto ou o branco, mas nunca pode haver os tons de cinza. Ou seja, ou você concorda ou discorda completamente, nunca pode ter o "parcialmente".
Como disse, entendo toda a problemática e inclusive faço parte dela. A questão é que nem todo mundo vai compreender e essa coisa da IA vai ser mais algo que teremos que lidar mesmo.
Se alguém leu até aqui: o que acham sobre este tema? Vamos debater aqui nos comentários!
Até a próxima!

Nenhum comentário: