terça-feira, 28 de maio de 2013

Série Poderosa


Hoje vou falar desse série de livros que é marcante, até demais, para mim.

Na manhã do natal de 2006, eu ganhei de presente Poderosa (o 1 né? haha). Eu era apenas uma menina de 13 anos na época e aquilo história me encantou e me prendeu tanto que me fez fazer uma coisa que eu nunca fizera até então: Devorar um livro em menos de uma semana. Com Poderosa foram exatos cinco dias. E com todos os livros da série foram assim, era menos de uma semana lendo.
Eu me apaixonei por Joana Dalva e todo o seu mundo.
Querem saber mais sobre a história?
Poderosa conta a história de Joana Dalva, uma menina de 13 anos, canhota, e que um dia descobre que tem um poder: Tudo o que ela escreve se torna realidade. Agora ela tem o poder de ajudar as pessoas a sua volta e poder mudar o mundo uma frase de cada vez.
Isso foi só uma introdução breve, mas já deu para entender o nível da coisa.
Joana Dalva descobre o poder dela bem sem querer e tenta resolver os seus problemas um de cada vez. Só que ela usa seu poder com muita cautela e quando muito necessário. Então, ela usa seu poder com sabedoria. Ela é quem conta tudo pelo seu ponto de vista!
Só lendo para ter noção de tão forte que o poder dela é e todas as coisas que ela faz, até porque nem lembro tudo. Vou listar as mais marcantes:
  1. Mudança na história de Joana D'Arc;
  2. Rejuvenescimento e ressurreição da Avó;
  3. Transformar todos em um lugar em pedra;
  4. Passar o seu poder para outra pessoa;
  5. Dividir-se em duas.
Esses são só alguns, os mais marcantes para mim. (Gente, isso é melhor que um Death Note.)
Eu me identifico muito com a protagonista, por ela querer e já até ser escritora. Também por ser uma adolescente normal e com todos os seus problemas. 
E o jeito que o autor, Sérgio Klein, a faz contar a história e nos aproxima e envolver-se nela.
Uma pena que o autor morreu em 2010. (Descobri isso tem poucos dias.) E nem eu e nem muitos outros fãs, jamais teremos o nosso Poderosa 6.
Só digo: Obrigada, Sérgio Klein, por essa história maravilhosa!
Terminando com um trecho do Poderosa 5 que eu abri sem querer ontem ao mexer em meus livros.


Sempre sonhei em ser escritora e misturar no mesmo caldeirão, até borbulhar, ação, suspense, romance e aventura, temperar tudo isso com diálogos apimentados e deixar os meus futuros e vorazes leitores com fome de novas histórias. Talvez seja um pouco cedo pra procurar uma editora ou sonhar com o Prêmio Nobel. Por ora, eu já me daria por satisfeita se pudesse escrever no jornal da escola e virar best-seller entre os colegas.

(Poderosa 5, página 31)

Um comentário:

Francine Porfirio disse...

Gostei muito!!!! Que PODER incrível ela tinha. Gostei da personagem ser uma adolescente, mas que aparentemente não permite que o poder a faça se tornar alguém arrogante ou inconsequente.
Entendo agora porque essa série foi tão especial para você. É uma pena que o autor tenha falecido sem antes concluir a série. Vou marcar como VOU LER na minha estante do Skoob para, um dia, ir atrás do livro 1. :)
Adorei sua resenha sobre a série, flor.
Beijos!

www.myqueenside.blogspot.com