sábado, 21 de setembro de 2024

Precisamos falar sobre... #42: Autor pode responder resenha ou deve respeitar o '"espaço do leitor"?

 
 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu hoje trazendo mais uma postagem desse tipo, justamente quando surge alguma polêmica e não dá para falar num espaço de texto tão pequeno.
A presente no tema de hoje é bastante recorrente, pois lá no finado twitter e em outras redes sempre acontece de algum autor ou leitor vir e levantar essa pauta.
E sabe o pior? Ela me toca de uma forma um pouco diferente, pois sim eu tenho traço tóxico de ficar olhando se ter alguma avaliação nova nos meus livros sempre que dá. Sei que não é bom, mas não consigo evitar.
Enfim, a polêmica - talvez nem seja tanto, mas as pessoas costumam aumentar - é sobre: Autor pode ou não responder alguma resenha de leitor? Ou ele deve deixar que o leitor tenha seu espaço privado para poder comentar sobre o livro, sabendo que a pessoa que criou não vai ver?
É um bocado complexo, mas vamos lá!
Como disse, esse assunto faz parte de um dos "cíclicos" que sempre voltam a ser falado de tempos em tempos. Costuma ser algum leitor falando que fez uma crítica ao livro e recebeu uma resposta mal educado do autor em questão. A historinha acaba levando a questão de novo: se autores devem respeitar esse espaço do leitor ou não?
Acho que é um assunto com um cadinho de nuances, mas em que precisa haver o respeito, antes de qualquer coisa. Principalmente do autor com o leitor!
Quando publicamos uma obra no mundo, estamos sujeitos a receber todos os tipos de comentários, maior parte das vezes positivos ou negativos puramente. Ah, ainda o leitor que se preze a ser construtivo, por observar que tem potencial naquela obra.
É um direito do leitor ter a sua opinião, seja ela qual for e criticar a obra dizendo o que gostou ou o que não gostou. Sei que em alguns momentos pode até acontecer de rolar uns xingamentos que acabam extrapolando o limite. Mas, ainda, é o direito dele! Ele está criticando um produto. (Disse a autora que precisa de praticamente dois dias para absorver alguma crítica mais pesadinha!)
Pode acontecer do autor nunca ver aquela opinião/resenha, ou pode acontecer dele ter sido marcado na bendita ou ela estar postada em alguma local de fácil acesso - como na própria amazon, skoob, goodreads, maratona, outros - e é óbvio que o autor vai acabar vendo. E ai? Como fica?
Nesse momento em que os comentários costumam se dividir entre quem acha que não pode responder de jeito nenhum e quem acha que o autor pode responder sim!
Eu faço parte do segundo grupo, pois eu gosto de interagir com os meus leitores sempre que possível (e é porque eu tenho poucos, não posso perder as poucas chances que tenho)!
Tanto que até algumas vezes acabo por ver a resenha com um intervalo de poucos dias depois de postada... O que no conceito de alguns pode pegar "um pouco mal". (Lembra que tudo autor nacional vive pisando em ovos e respeitando "regra" maluca!)
Então, sim! Sempre que eu vejo uma resenha que dá para eu responder - na amazon não dá, mas no skoob sim - eu vou lá e respondo. Pode ser que realmente no conceito de alguns isso seja um cadinho invasivo, mas é o meu jeitinho ninja de ser.
E talvez seja por isso que eu raramente recebo resenha... Já deve estar circulando por ai que eu sou a autora doida que sempre responde os outros.
Olha que eu já respondi umas críticas um cadinho pesadas - na verdade, a real necessidade é de tentar justificar quando a pessoa fala algo negativo porque sim -, mas nunca fui de tentar rebater os pontos que a pessoa fala, apenas dou um comentário geral, agradeço a leitura e a oportunidade de poder conhecer meu trabalho. E é só! Bastante educada e sucinta!
Acho que o grande problema da resposta que costumam falar é sobre o autor acabar sendo mal educado e xingar a pessoa. Ai realmente eu acho super errado!
Agora, eu como a autora, ver uma pessoa falando sobre meu livro e comentar algum ponto que posso até explicar - não que haja necessidade - por que não responder?
Ninguém nunca reclamou diretamente comigo, então eu vou continuar fazendo. Gosto assim!
E o autor que não quiser responder... Tudo bem não responde!
A única coisa que me irrita no meio autoral é que um assunto besta desse acaba por virar pauta aqui e como em tudo só querem cagar regra, ficar vigiando os passos de cada autor... Em vez de ir sentar a bunda na cadeira e escrever os livros! Pois é!
E vocês? O que acham? Concordam ou discordam de mim?
Espero que meu devaneio aqui tenha feito sentido! haha
Até a próxima!

Nenhum comentário: