terça-feira, 2 de maio de 2017

Minhas experiências na Amazon

Olá, pessoal! Como vão? Espero que bem!
Cá estou hoje para trazer uma postagem talvez até um pouco diferente para o padrão do blog. Hoje falarei um pouco sobre as experiências que eu tive com a Amazon.
Para quem não sabe, publiquei meu primeiro livro por lá no final de 2016. (Mais detalhes sobre o tal livro no final do post.)
Contarei um pouco sobre o processo de colocar o livro no ar, até o recebimento do primeiro pagamento, que foi agora em Abril. (E tive um pequeno contratempo com isso.)
A começar pelo processo de preparação do livro. Eu fui começar uns quinze a vinte dias a revisão. O livro tava desde 2009 maturando e já era hora de eu dar uma olhada e mudar algumas coisas.
Admito que alterei algumas coisas, tirei uns termo capacitistas que não sabia o que eram na época que originalmente escrevi. (Tem coisas tipo "autistando".) Mudanças leves, mas importantes para mim!
Ai entra uma coisa que me incomodou, o jeito da Amazon aceitar o PDF. Eu tenho uma boa noção de diagramação e Indesign. Então, naturalmente fui diagramar o livro no Indesign. Ficou lindo, maravilhoso, mas fui mandar o PDF, porque a Amazon "aceitava" o formato, mas ai não foi. E bem, acabou que refiz no Word mesmo e mandei assim mesmo. Depois, com mais calma, foi pegar no indesign e exportar para o formato correto.
No meio de processo também tive que abrir uma conta no banco, que não foi tanto problema. O único problema é o saldo negativo mesmo. Tive que abrir conta-corrente, porque a poupança tinha o dobro de burocracia e já era dia 21 de Novembro e pretendia lançar o livro no meu aniversário.
Fazer a capa foi uma das partes mais tensas, porque tava tudo dando errado. A câmera não funcionou, tive que fazer com o celular e o temporizador é horrível. Só para constar: é que eu tirei a foto da capa, eu sou a modelo da capa. haha Fazer a montagem no photoshop foi tranquilo, nada de muito diferente do que fazer minhas capas para wattpad por exemplo. Tirei a foto para não ter que me preocupar com direitos autorais, ainda não sei usar os bancos de imagem gratuita direito.
Acabou que no meu desespero, porque dizia que levava até 48 horas para confirmar a postagem do livro, que ele "saiu" dia 26, só divulguei dia 30 por ser o dia que marquei.
Fui divulgando o livro, fiz até evento de lançamento online mesmo, mas meio que não funcionou. O livro só foi vender a primeira unidade em Janeiro. E só agora em Abril que eu tive 84 leituras do Kindle Unlimited. (Netflix da Amazon, em suma.)
E eu tive problemas com o recebimento do meu pagamento, que eram só de míseros R$4,87. Eu, sem perceber, acabei cadastrando a minha conta incorretamente, então o pagamento deu falha. Pedi ajuda no suporte e fui muito bem atendida pela equipe da Amazon. Só pediram para eu verificar a conta, e a pessoa enrolada com o servidor (eu mesma), cadastrou errado de nome, ou melhor, o servidor nem validou o recadastro. Até tentaram entrar em contato comigo por telefone, mas não é algo que curta muito. Coloquei o número da conta de novo e finalmente o pagamento foi.
Se bem que o valor não me serviu de nada, continuo devendo no banco.
Enfim, são só alguns meses do livro lá, mas já estou percebendo algumas coisa com isso: Divulgação é algo complicado. E eu nem divulgo o livro tanto assim também.
Bem, essas foram as minhas breve impressões e experiência na Amazon. São boas por enquanto!
E claro, como prometi, aqui está um pouco sobre o meu livro publicado lá. (Ele sempre tá na barra do lado do blog.)


Sinopse:Jimmy Wayn é um garoto de 16 anos, que sofre de um grande problema, ele ainda é virgem, sendo muito zoado pelos seus inimigos do colégio. Os amigos e família entendem, já que ele deseja que aconteça na hora certa e com a pessoa certa. Ele também tem uma banda que escreveu uma música que conta seu dilema da virgindade. Em forma de diário, Jimmy conta as confusões que apronta com os amigos, além de contar seus sonhos e sentimentos, fazendo que tudo fique bem engraçado.
Link para compra na Amazon | Livro no Skoob | Degustação no Wattpad

Vou deixar de bônus dois vídeo sobre o livro. Um do Making of e outro de 10 Curiosidades.
Até a próxima!


2 comentários:

Tamara Mansur disse...

Oláá! Tudo bem??
Vou te dizer que gostei muuito desse post, porque foi super útil para mim! Ando pensando em publicar minhas histórias e fico tentando extrair informações e experiências de outras pessoas sobre a amazon e o wattpad, fico sempre em dúvida de por onde é melhor começar, como fazer e tal.. então, gostei muito do seu relato de como foi todo o processo. achei super sincero e bom para eu saber coisas que preciso fazer, caso venha a me decidir por lá. legal! depois quero assistir os vídeos também, só não posso agora que estou fora hehe e vou dar uma olhada no wattpad também :D
beeijo

https://lecaferouge.blogspot.com.br/

Gislaine disse...

Oiii, Ane. Tudo bem?
Adorei a postagem. Muito interessante conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos nossos colegas :)
Eu volta e meia tenho problema com o meu pagamento da Amazon kkkk, mas como é só um extra, eu não esquento muito hahahahah Espero o próximo mês. Só dei uma surtada quando saiu A Vadia, porque as vendas foram legais e eu tinha investido bastante, então meio que tava esperando o pagamento kkk Mas a Amazon entrou em contato e foi super tranquilo :)
O vídeo do Making Off eu já tinha visto e adorado. E agora vi o de curiosidades e curti bastante também :)
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/