sábado, 10 de junho de 2023

Resenha #93: A Ilha do Tesouro

 
Olá, pessoal! 
Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou trazendo mais uma resenha. Sei que tem pouco tempo que saiu a última, mas a de hoje é realmente de um livro que eu acabei de ler tem pouco tempo.
Eu tinha prometido que não varia resenha dele, queria ler só por entretenimento, mas fiquei tanto tempo nele que não ia desperdiçar e resolvi escrever a resenha.
O livro em questão é A Ilha do Tesouro, que é um dos clássicos da literatura e confesso que eu sempre tenho um bocado de resistência para ler este tipo de livro. Mas, eu sou apaixonada em Planeta do Tesouro - filme da Disney que é inspirado neste livro - e resolvi ler.
Primeiro a sinopse e depois o que achei!
 
Sinopse: "Iô-ho-ho e uma garrafa de rum!" Esse momento emocionante me levou de volta para a velha Almirante Benbow em questão de segundos, e eu parecia ouvir a voz do capitão repetindo o refrão. Mas logo a âncora foi erguida; logo ela estava pingando sobre o tombadilho, logo as velas começaram a ser desfraldadas, e a terra começou a se mover com velocidade dos dois lados; e antes que eu pudesse me deitar para arrebatar uma hora de sono, o Hispaniola começou a viagem para a Ilha do Tesouro. Livro no Skoob
 
A Ilha do Tesouro conta a história de Jim Hawkins, que é apenas um jovem comum que trabalha na taverna junto de sua mãe. Eles tem um restaurante e claro, recebem hóspedes. E no que parecia ser um dia comum, chega um antigo capitão pirata, repleto num ar de mistério ao redor dele. E obviamente, após alguns dias, Jim descobre que estão atrás do tal pirata e tudo podia dar muito errado, porque ele esconde algo importante - além de muitos inimigos - e que eles desejam pegar.
O tal pirata já estava com os dias contados e acabou falecendo dentro da estalagem, com os inimigos dele se aproximando. Jim, depressa, abriu o baú que o outro trouxe consigo e encontrou um mapa que levava a uma ilha que continha o maior tesouro deste tal pirata.
Algumas semanas depois, um fidalgo rico, contrata uma tripulação e vai em expedição a Ilha do Tesouro. Jim acaba indo junto por consideração ao ter encontrado o mapa.
Pode parecer muito spoiler, mas isso é só o início do livro!
E tudo parecia bastante tranquilo até eles chegarem na bendita ilha e ali começa um guerra entre duas partes da tripulação, levando a morte de boa parte das pessoas que partiram.
Foi uma leitura legal, mas creio que eu tinha expectativas um pouco altas com esses livro e confesso que sai um pouco decepcionada.
Os personagens do livro são legais, mas em alguns momentos o livros é bastante cansativo. O jeito de falar de alguns personagens - talvez seja do estilo do autor mesmo - é cansativo, porque eles repetem algumas frases, tipo: "Eu sei, sei que sei!"
Os trechos de mais ação são bem feitos, a gente fica nervoso quando o Jim pega o barquinho e vai retomar o Hispanola sozinho e quase que ele morreu amassado pela escuna. As trocas de tiros entre as duas facções que se formam... Isso o livro entrega!
Mas, como falei, em muitos momentos a leitura e os acontecimentos se arrastam. Eu tava chegando perto do final do livro e eu nem fazia ideia de como tudo ia se resolver, porque eles nem tinham sequer encontrado o tal tesouro ainda.
E bem, achei a solução do final até plausível, mas muito anticlimática e que, sinceramente, estragou e muito a minha experiência com o livro., porque foi até rápido demais sabe? Ai aconteceu isso e terminou o livro!
É um livro legal e que até vale a pena conhecer por ser um clássico, mas fica muito aquém do que se realmente pensa sobre um livro com piratas e um tesouro numa ilha.
 
Avaliação:
 
E vocês? Já conheciam esta obra?
Comentem ai!
Até a próxima!

 
 

Nenhum comentário: