sábado, 17 de junho de 2023

Querido David (Filme Indonésio)

 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou para falar sobre mais um filme que eu assisti e dessa mais um daqueles asiáticos aleatórios que só eu encontro no catálogo da Netflix. Falarei hoje sobre o que achei do filme indonésio Querido David. Confesso que o filme entrou na minha lista para assistir deste a estreia, mas foi em Março/Abril e eu não tinha cabeça nem para ver filme nesse período.
Enfim, numa sexta a noite - ainda mais que agora meu digníssimo tem viajado a trabalho pelo menos 15 dias por mês - resolvi finalmente dar o bendito play e outra confissão: por que eu demorei tanto para assistir este filme, sério?
Temos a história de Laras, que é uma aluna exemplar do ensino médio - se não me engano ela é bolsista também. Mas, ela tem um segredo, ela secretamente alimenta uma paixão pelo seu amigo de infância: David. Além disso, ela mantém um perfil num site - a sinopse diz que é blog, mas é claramente é um site de fanfic estilo wattpad - onde publica histórias eróticas envolvendo ela e o David. Obviamente, este perfil usa um pseudônimo. Porém, Laras comete um erro juvenil (não é spoiler, isso acontece em menos de 15 minutos de filme) e acaba logando no tal site durante a aula de informática, acaba escrevendo mais uma história, a publica e achou que saiu do seu perfil, mas não.
E bom, no dia seguinte a bomba explode e acabam por descobrir sobre as histórias e começa uma busca para quem é a tal autora daquilo tudo. E para todo mundo a escola fica bem óbvio quem foi: Dilla, a "garota problema" e ex-melhor amiga da Laras. Mas, sem muitas provas, tudo fica na especulação, mas mesmo assim a diretora confisca os celulares até tudo se resolver. (Se eu estou lembrando dos detalhes certo!)
Logo, juntando A + B o próprio David descobre que foi a Laras e promete guardar segredo, pois a menina pode até acabar perdendo a bolsa e manchando a sua vida escolar, já que em países asiáticos isso é um aspecto importante.
E ai o filme vai desenvolvendo dai, com Laras tentando fingir que não sabe, enquanto a pobre da Dilla acaba sendo acusada injustamente. Laras e Dilla até acabam se reaproximando, tendo até uma revelação legal sobre os reais sentimentos de uma delas. E claro, vemos o desenvolvimento da Laras e do David, que já se conhecem muito bem, mas a pobra Laras nunca tinha falado que gostava dele. Na real, ela até mente que não gosta dele no comecinho.
O filme é um prato cheio para as românticas e ainda mais as fanfiqueiras como euzita. Traz o drama escolar, as temáticas polêmicas sobre privacidade na internet, o romance.
Mas, o que eu sempre falo, filme fora do eixo EUA, especialmente asiático, a gente tem que abraçar e ir deixando o filme nos levar pela história. Não espere nada tão expositivo logo de cara, mesmo que o roteiro seja simples até, não tem nada disso de ser sua expositivo, a gente vai amarrando a história conforme ela passa.
E bem, como o clichê, se você viu meio filme na vida, acabam por descobrir que foi a Laras e acaba acontecendo uma situação bem chata e que eu fiquei com um ódio mortal no final, mas, por outro lado entendi que é assim mesmo.
Aviso de SPOILER a partir daqui...
Bom, foi uma pessoa que vazou as histórias da Laras, mas só ela vai ser punida publicamente. Essa parte me irritou, mas ai a dona menina fanfiqueira Laras deu um fecho em todo mundo e não pediu desculpa porcaria nenhuma porque ela só tava escrevendo as fanfics dela e do crush na paz de buda (Indonésia é budista? Num sei!) e veio o macho escroto e expôs tudo. Perco a bolsa mas não me humilho na frente da diretora e da escola inteira. Ainda saio na garupa da moto do David!
FIM DO SPOILER AQUI!
Mas, sério, vale muito assistir este filme se você, assim como eu, sempre procura alguma diferente no catálogo. É uma história engraçada, leve, mas que coloca a gente para pensar em algumas coisinhas. E ainda tem a coisa maravilhosa das cenas dramatizadas das histórias da Laras, que são a cabeça dela imaginando.
Enfim, fica a recomendação e peço perdão porque devo ter deixado passar um detalhe ou outro.
E vocês, já conheciam este filme? Se assistiram, gostaram? Comentem ai!
Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário: