sábado, 24 de junho de 2023

Dicas para Escrever: Lidando com problemas na escrita

 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
E finalmente, depois de sei lá quanto tempo - e que estava até nos projetos do ano - voltamos com o nosso "Dicas para Escrever", que é "quadro" daqui do blog onde dou a minha migalha de conhecimento sobre escrita, já que tem uns bons anos que eu estou nessa trajetória de autora.
Enfim, resolvi separar um tema que tem bastante relação com o meu atual, já que esta pessoa aqui está sem escrever nada dos livros desde Março. E bem, existem épocas em que simplesmente - comigo tá - eu não consigo escrever nada e em certos momentos até aceito, mas desta vez esta bem complicado.
Não sei se todo mundo é assim, mas trago para hoje algumas coisas internas e por que não externas que nos atrapalham na nossa escrita.
E lembrando que algumas coisas são apenas a minha mera visão e são só dicas, não levem nada aqui como verdade absoluta, já que são apenas dicas para lidar com essas coisas.
Sem mais enrolar, bora lá!

Síndrome do Impostor

Essa aqui já é bastante conhecida não só por escritores, mas por qualquer pessoa que faça arte ou que trabalhe com qualquer coisa. Síndrome do Impostor nada mais é que a gente não se achar merecedor de nada do que conquistamos, que estamos tomando o lugar de outras pessoas, pois o qual estamos não é realmente nosso. E se tem um medo de que descubram a nossa incapacidade no que achamos fazer tão bem! Parece confuso né? Mas é bem assim!
E tem dias que a síndrome do impostor atinge com tanta força que acabe afetando o ato de escrever, em maior ou menor escala. Ou não se consegue escrever nada, ou o que se escreve se apaga tudo porque não acha que está bom o suficiente.
Não sei os outros autores, mas comigo, eu preciso estar me sentindo bem para poder escrever e com a síndrome do impostor ataca, eu realmente não consigo produzir nada.
E como que se lida com isso? Porque sim, atrapalha na escrita, porque num escrever nada quando se precisa é um problema. Não é dos maiores, mas ainda é um!
Bom, eu ia aconselhar a terapia, mas nem todo mundo tem como pagar.
Então, dê um tempo para si mesmo. É bastante normal a gente ter dúvidas ou momentos em que não acreditamos nas nossas capacidade, mas acredite, se você sente isso é porque você se importa com o que está fazendo e com certeza você o faz muito bem, só tem mesmo alguns medos que são normais.
Não tente rejeitar completamente o sentimento, "abrace-o" e tente refletir os porquês de estar se sentindo assim e sempre se lembre também de se auto incentivar. Valide este sentimento que está sentido, está tudo bem com isso. Mas, por outro lado, busque se validar por você mesmo... Olha quanta coisa incrível você já fez e vai fazer muito mais. Não se preocupe com o que vão achar, faça só o seu, por você mesmo!

Empacar na própria história

Quem nunca está escrevendo a sua história e simplesmente em alguma parte só empaca? Não sabe como seguir, o que vai acontecer depois? Pois é, isso é bastante normal, principalmente se você é autor jardineiro como euzita.
Podemos depois fazer uma edição sobre os tipos de escritores, se vocês quiserem, mas imagino quem nunca passou por isso, mesmo tendo a história planejada e simplesmente não sabe como seguir.
E é a coisa mais normal do mundo um autor meio que empacar em algum momento da sua escrita, seja por qual motivo for. E está tudo bem! É mais um dos poréns de trabalhar com a criatividade.
É um quesito interno que pode causar um problema ou outro.
E bom, meu conselho quando isso acontece é que se dê uma paradinha do que se está escrevendo, volte um pouco na história e releia alguns capítulos. Nessa releitura se pode acabar observando alguma coisa ou algum ponto que possa ser usado de gancho para prosseguir.
E claro, pelo menos definir, depois dessa releitura, alguns pontos-chave de acontecimentos que você quer que aconteçam no livro. (Cheguei a falar sobre isto em outra edição das Dicas.)
A partir dessa releitura e dessa pequena lista de acontecimentos, deve dar para desempacar a história.
Inclusive, é sempre bom dar uma relida na história durante esse processo de escrita porque sempre tem um detalhe ou outro que se perde e é bom para relembrar.
 

Personagens não cativantes o bastante

Criar personagens já é uma coisa complicada e fazer com que eles cativem os leitores é uma coisa pior ainda. E assim, sendo sincera, eu como leitora, por exemplo, preciso me apegar um pouco aos personagens para poder continuar numa história.
A não ser que seja para odiar o personagem de propósito, é preciso que os personagens tenham alguma ligação para com o leitor. E tem horas que simplesmente isso não funciona!
Ainda quero fazer uma edição específica sobre personagens, então fiquem ligados.
Essas coisas são até meio difíceis de eu explicar como faço, pois eu sou mesmo a definição mais pura da escritora jardineira, até com o quesito personagem.
Os personagens nascem e vão se desenvolvendo conforme o avançar da história, então da mesma forma que vou construindo a história vou construindo os personagens.
Mas, minha dica para quem dificuldade com isto é procurar algum ficha para criação de personagem, que são algumas perguntas para responder e a partir dai é possível traçar o comportamento deste.
E outra dica para criação de personagens é até aproveitar até essa ideia de fichas de RPG, talvez até criando um parágrafo com uma pequena pano de fundo para o tal personagem antes da história começar em si.
Mas, tem que se entender também as reais intenções que temos com cada personagem na história.
São questões internas das nossas histórias que devem sempre estar atentos e observar para saber exatamente o que estamos fazendo. Até porque são os personagens que fazem essa história acontecer!
 
 

Bloqueio (não só o criativo, mas ele também)

Eu lembro que eu cheguei a falar sobre o Bloqueio Criativo num dos temas passados e sobre como lidar com ele em específico, mas basicamente é entender que tem hora que não vai rolar mesmo. Porque trabalhar com criatividade - a não ser que você seja muito organizado - é assim mesmo, existem momentos em que não flui. Melhor dar um tempo para si e ir ver algo que gosta e te inspira, para poder relaxar a mente e colocar as ideias no lugar. De qualquer forma, vou deixar o link da edição mais aprofundada sobre este assunto: Bloqueio e Hora para Escrever.
Porém, existem outras coisas que nos bloqueiam, ainda mais se este tipo de autor for igual a mim: tem a escrita como um segundo trabalho, junto com um formal e que é a principal fonte de renda.
Então, eu por exemplo, não consigo me dedicar somente a escrita e tem épocas que eu não consigo escrever, pois eu estou tão pega no trabalho que não mesmo como.
Ou até alguns outros fatores externos que nos causam algum bloqueio, mais mental do que qualquer outra coisa. Nossos próprios outros afazeres, que podem muito bem nos preocupar e causar outros tipos de bloqueio, sendo esses pela falta de energia, que já foi toda gasta e não sobra na para escrita.
Bom, confesso, que é exatamente por este tipo que eu estou passando neste momento. Quem me acompanha lá no Garota Zodíaco, sabe exatamente a história. Mas, é um fator externo que acabou me sobrecarregando muito mentalmente e me deixou bloqueada para escrever meus livros e para fazer muitas outras coisas que eu gosto. Tanto que até meu ritmo de leitura este ano está uma porcaria!
E bem, como se lidar com isso causa problemas na escrita? No meu caso, eu não escrever!
Aqui vai ser bastante pessoal, mas eu estou esperando a situação que está causando o meu desgaste mental passar, porque eu não vou ficar me forçando para escrever quando eu tô sem cabeça para tal.
Isso não significa que não esteja cheia de ideias, elas estão sempre comigo. Mas, o simples ato de parar para escrever está bem complicado para mim no momento.
Então, sim, é a mesma coisa do criativo, estou dando um tempo para mim mesmo e esperando passar. Não é o fim do mundo se eu não escrever, mesmo que eu sinta muita falta e queira muito voltar, tenho que aceitar que não vai rolar por agora.
 

 
Bem, pessoal, essas foram as nossas dicas de hoje. Gostaram?
Se tiver mais algo com esta temática, só comentar abaixo, quem sabe num role uma parte dois né?
Até a próxima!
 

Nenhum comentário: