sábado, 20 de junho de 2020

Kyon #65: Conexão com os livros

Olá, pessoas! Tudo bem? Espero que sim!
Cá estou eu de volta. Dessa vez para falar de um tema relacionado aos livros, tanto aos que lemos e também para os que escrevemos. Coloco-me neste barco porque eu já escrevi uma história, não a terminei ainda - eu quero - mas eu tenho conhecimento de causa para falar.
Quando estamos consumindo uma obra, creio que precisa sim haver uma conexão entre nós e os personagens dessa história. Pode ser que nem simpatizemos tanto assim com o protagonista, ou que não simpatizemos com alguns dos personagens, mas deve haver algum elo desse tipo.
Creio que o que nos prende e nos conecta aos livros são justamente os personagens - e não só eles obviamente - e esse é um dos pontos que acaba fazendo com que gostemos tanto de livros.
Outra ponto que cria conexão é a premissa da história e como ela é contada. Se o início vai ser interessante e o decorrer também. Se vai ser um tipo de livro que vai te deixar louco para saber o que vai acontecer e não se tem paz até se saber o final.
E acredito que seja isso a maravilha da leitura, é se conectar com algo. Há um encanto em quem lê, porque você acompanha a história daqueles personagens, todos os desafios pelo quais passam.
Mas, o escrever é bem mais profundo. Porque você acaba vivendo aquilo tudo junto com os personagens, vai acompanhando e descrevendo cada um dos passos que eles dão. E sente tudo intensamente como eles. O autor é um outro personagem, mas o personagem de fora, que só observa.
E é isso, pelo menos do pouco que aprendi enquanto escreviam, é que os personagens são partes de nós e nós deles.
Essa é a conexão que existe com as história, é essa sintonia que acaba por nos ligar.
Dar a vida, passar por tudo com eles e contar suas histórias. Estar junto deles sempre, mesmo bastante tempo após o "Fim" de suas aventuras.
E pode ter certeza que é intenso, é frenético tanto para leitor quanto para o autor.

Nenhum comentário: