terça-feira, 23 de junho de 2020

Dicas para escrever: Como se organizar para escrever


Olá, pessoal! Como estão? Eu espero que bem!
Cá estou eu trazendo para vocês mais um "Dicas para Escrever". Confesso que estava com um pouco de saudade de escrever as dicas, mesmo que tenho pouco tempo que fiz a última. haha
Enfim, lembro de muito tempo atrás de ter feito dicas sobre o Planejamento da Escrita, mas tem muito tempo e quero reforçar outras coisas.
Sei que tem muitos autores - eu inclusa - que tem problemas para escrever, seja manter uma quantidade padrão de palavras ou de não conseguir "parar para escrever".
Então, hoje oferecerei algumas dicas sobre Organização.
E como gosto de reforçar sempre, são apenas dicas, não leem nada aqui como regra absoluta e acabar seguindo ao pé da letra. São apenas algumas direções para os perdidos?
Bora lá!

 Como se organizar para escrever

Bem, vou separar esse texto em alguns tópicos que são justamente as dicas para poder otimizar e organizar melhor a nossa escrita. E como se trata de organização de uma forma geral, cabe a cada um de nós fazer o que funciona melhor para a gente. Vou dissertar sobre cada um dos tópicos!
  • Hora para escrever / Tempo focado
Se você não consegue se concentrar ou escreve sem ter um "horário padrão", o ideal é separar - nem que seja meia hora - um tempo para escrever. Pode ser na parte do dia que você acha que é mais produtivo para você, ou que talvez seja o horário mais tranquilo. De manhã bem cedo ou de madrugada. Se não souber qual é esse momento, não é tão difícil de descobrir. Ou pare quando der e escreva.
Existem aplicativos de concentração e de contagem de tempo, dá para colocar no celular e ele fica tocando alguma música e com um relógio em contagem regressiva.
Ou, se não quiser usar aplicativos, use o alarme comum mesmo, do próprio celular.
Desligue um pouco as redes sociais, coloque alguma música (ou não), mas fique em um ambiente confortável para você, onde seu único foco seja escrever o livro.
Não se importe muito com a quantidade, mas sim com a qualidade. Só escreva! Mesmo que sejam 100 ou até 500 palavras, foi o que saiu ali no momento. Não se pressione, faça no seu ritmo!
Quando o alarme apitar, fique feliz por seu tempo em foco ter funcionado.
  • Estabeleça metas para sua escrita
Escrever com alguma meta a vista, nos ajuda a focar mais. Seja uma quantidade X de palavras por dia, ou terminar tantos capítulos em uma semana. São metas suas com você mesmo. Metas suas com a sua história. Assim, pode ter aquele dia que você está mais cansado, ou com um pouco de bloqueio e saia um pouco menos. Ou um dia que você está mais animado, mais empolgado e acabe saindo mais.
Eu já escrevi com meta de palavras diárias - especialmente em NaNoWriMo - e para funciona bastante, porque eu não tenho um certo padrão para escrever. (As dicas dessa postagem realmente servem pra mim!)
Tem dias que batemos a meta de palavras bem no limite e paramos. Tem dias que a gente ultrapassa a meta e até escreve o dobro dela. Ou vai ter dia que você não vai conseguir escrever. e TUDO BEM!
Mas, outra coisa, estabeleça metas que você possa cumprir. Nada de começar com mil palavras por dia se você tem consciência que não consegue. Vá com calma, coloquei uma meta pequena, apenas para pegar o ritmo e se funcionar bem, vá aumentando gradativamente.
Comigo, por exemplo, ficou entre 500 e 600 palavras, porque é o que é bom para mim,m porque também não sou uma pessoa que escreve capítulos grandes por exemplo. E eu prefiro escrever de pouco em pouco, mas sentir que estou indo a algum lugar.
  • Tenha sua história planejada
É importante você saber onde se quer chegar com a história. Nem sempre é bom escrever o que acha que vai ficar bom, sem nem saber onde se quer chegar com a história.
Eu já falei um pouco sobre isso aqui no Dicas para Escrever, na postagem sobre Planejamento da História e dos Capítulos. Porém, vou aproveitar aqui para reforçar!
De vez em quando, confesso que a história vai tomando rumos que eu não controlo, mas alguns pontos eu tenho planejados, eu sei bem onde quero chegar com a história.
Costumo fazer isso como uma lista de tópicos, apontando os acontecimentos que eu quero que sejam importantes, chamo de pontos-chave, justamente para acabar não me perdendo. Ou até em que pequenos resumos das ideias que eu tenho até o final. É importante saber onde a nossa história vai, senão a gente vai escrevendo, escrevendo e não acaba nunca.
E essa dica acaba se complementando com a anterior, ter o planejamento da história te ajuda a cumprir as metas estabelecidas, justamente porque vai haver um ponto a se chegar.
E claro, sem esquecer de usar a estrutura do Apresentação, Complicação, Clímax e Desfecho.
  • Organize o resto do seu dia
Se organizar para escrever também é organizar o seu dia. E também não ficar o seu dia todo escrevendo, a não ser que você queira focar maior parte do seu dia em escrever, mas isso não pode ser, por exemplo, uma rotina. Sei que a realidade da maioria dos autores aqui é ter algum trabalho além da escrita, mas se você viver dos seus livros, pode com certeza separar boa parte do seu dia para a produção dos livros. Mas, é o que falei no começo da postagem, vai de cada um com suas necessidades e realidades.
Mas, tenha minimamente organizado seu horário de escrever, de divulgar - no caso de autores independentes, horário de comer, de tomar banho. Separe seu dia, organize sua semana, levando em conta suas próprias metas, seja quais elas forem, não necessariamente relacionadas aos livros e escrita.
Essa dica serve para todo mundo, até para mim, porque eu não o faço, justamente porque não consigo por algumas circunstâncias! É bom ter uma organização! Por mais mínima que seja.
  • Se dê um tempo de descanso
Tão importante quanto trabalho, é também descansar.
Não adianta ficar num desespero querendo escrever sem parar, porque a nossa mente uma hora pode cansar sim, ai é pior ficar forçando e acaba querendo continuar e depois acabar descartando tudo porque não dá para aproveitar nada.
É bom tirar um tempo de descanso. Seja para ler, ver um série, ouvir música, qualquer coisa. Só se desligue da escrita por um tempo e depois volte.
Sempre faço isso quando sinto que a coisa não está fluindo e estou me forçando para escrever.
Cabe sempre de você entender como funciona para você. Mas, por favor, descansem, porque tenho certeza que ninguém aguenta ficar fazendo uma mesma coisa por muito tempo.
Nem que seja por apenas meia hora, tire um tempo para respirar. É importante!

Bem, pessoal, é isso! Gostaram das dicas? Espero que sim!
Tem alguma coisa que eu citei que vocês já fazem? Tem alguma dica que vão tentar seguir?
Lembrando que não sou dona da verdade ok? Minha única função com essas postagens é ajudar autores, porque é o que mais precisamos fazer: Se apoiar!
Até a próxima!

Nenhum comentário: