terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Em Luta Pelo Amor/Dangerous Beauty (Filme)


Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu hoje para falar sobre um filme que até agora estou me perguntando como nunca tinha falado numa postagem por aqui, porque eu cheguei a comentar em outros momentos, mas nunca houve uma coisa exclusiva. Enfim, o filme sobre o qual falarei hoje é Em Luta Pelo Amor - Dangerous Beauty, em inglês.
Ele conta a história de Veronica Franco, que vive em Veneza, na época das Cortesãs no Século XVI.
Ela é uma jovem de uma família até com boas condições, mas não chegam a ser nobres (pelo que eu entendi). E obviamente ela está na idade de casar!
O ponto que o filme começa é quando alguns senadores/soldados retornam de uma batalha e dentre eles está o irmão de uma de suas amigas.
Ambos são jovens e em meio a tantas coisas acabam se envolvendo e se apaixonando. Chega-se até a pensar que eles vão ficar juntos, só que a família dela acaba não tendo dinheiro para o dote (e nem para se manter em certo ponto), ou seja, nem tem como ela conseguir casar com ele.
A partir dai que sua mãe lhe oferece uma alternativa, que na visão de alguns é meio surreal, e que foi o que ela fez em sua juventude, que foi ser uma cortesã. E isso também fica como alternativa para que ela pudesse ter o seu amado, mesmo não casando com ele.
Passam alguns meses e ela vai aprendendo o seu novo ofício, este lhe oferece oportunidades que ela jamais teria que fosse apenas uma esposa: como poder ler livros e poder ter opiniões e tudo o mais.
Posso definir uma Cortesã como uma prostituta de luxo, que além de ficar com os homens sexualmente, também convivem com eles em diversos ambientes e participam de suas conversas, de igual para igual.
E assim o filme vai se desenvolvendo e vemos a Veronica se tornando uma grande Cortesã. Por outro lado, vemos a situação se complicar bastante, com as esposas, com a inquisição, uma guerra e posteriormente a peste chegando à cidade nas águas. Então, vemos muitas coisas acontecendo que vão de encontro a nova vida da Veronica.
Não tem como descrever o quanto este filme é maravilhoso numa postagem tão pequena, mas ele é tão bem feito e por ser um filme um pouco mais antigos, ele é totalmente diferente de coisas que assistimos hoje.
É um filme longo sim, mas em nenhum ele se torna chato, porque vemos a história acontecendo de uma forma bastante natural e conseguimos nos apegar bastante a Veronica e a sua história, pois ela é obrigada a ficar em um ofício que não queria para poder manter a sua família financeiramente. Só que o vemos é uma mulher que é praticamente livre numa época em que isso era impossível, porque ela chega até a lançar seu livro de poesias. Ela sabe sobre diversos assuntos e discute de forma igual com os outros homens. (Na real, o preconceito que ela sofre é por religiosos e outras mulheres!)
Repleto de cenas muito marcantes, principalmente quando ela conversa com as esposas e também a cena final no tribunal.
Não quero contar mais pois acho que é um filme que super vale a pena de assistir. Inclusive, recomendei a dignissímo e acabamos vendo juntos - e foi por isso que eu estou escrevendo essa postagem.
Com certeza se tornou um dos meus filmes favoritos e eu sempre tenho vontade de rever.
E vocês? Já conheciam este filme? Gostaram de conhecer? Comentem aí!
Até a pŕoxima!



 
  

Nenhum comentário: