Cá estou eu hoje para falar sobre um filme que até agora estou me perguntando como nunca tinha falado numa postagem por aqui, porque eu cheguei a comentar em outros momentos, mas nunca houve uma coisa exclusiva. Enfim, o filme sobre o qual falarei hoje é Em Luta Pelo Amor - Dangerous Beauty, em inglês.
Ele conta a história de Veronica Franco, que vive em Veneza, na época das Cortesãs no Século XVI.
Ela é uma jovem de uma família até com boas condições, mas não chegam a ser nobres (pelo que eu entendi). E obviamente ela está na idade de casar!
O ponto que o filme começa é quando alguns senadores/soldados retornam de uma batalha e dentre eles está o irmão de uma de suas amigas.
Ambos são jovens e em meio a tantas coisas acabam se envolvendo e se apaixonando. Chega-se até a pensar que eles vão ficar juntos, só que a família dela acaba não tendo dinheiro para o dote (e nem para se manter em certo ponto), ou seja, nem tem como ela conseguir casar com ele.
A partir dai que sua mãe lhe oferece uma alternativa, que na visão de alguns é meio surreal, e que foi o que ela fez em sua juventude, que foi ser uma cortesã. E isso também fica como alternativa para que ela pudesse ter o seu amado, mesmo não casando com ele.
Passam alguns meses e ela vai aprendendo o seu novo ofício, este lhe oferece oportunidades que ela jamais teria que fosse apenas uma esposa: como poder ler livros e poder ter opiniões e tudo o mais.
Posso definir uma Cortesã como uma prostituta de luxo, que além de ficar com os homens sexualmente, também convivem com eles em diversos ambientes e participam de suas conversas, de igual para igual.
E assim o filme vai se desenvolvendo e vemos a Veronica se tornando uma grande Cortesã. Por outro lado, vemos a situação se complicar bastante, com as esposas, com a inquisição, uma guerra e posteriormente a peste chegando à cidade nas águas. Então, vemos muitas coisas acontecendo que vão de encontro a nova vida da Veronica.
Não tem como descrever o quanto este filme é maravilhoso numa postagem tão pequena, mas ele é tão bem feito e por ser um filme um pouco mais antigos, ele é totalmente diferente de coisas que assistimos hoje.
É um filme longo sim, mas em nenhum ele se torna chato, porque vemos a história acontecendo de uma forma bastante natural e conseguimos nos apegar bastante a Veronica e a sua história, pois ela é obrigada a ficar em um ofício que não queria para poder manter a sua família financeiramente. Só que o vemos é uma mulher que é praticamente livre numa época em que isso era impossível, porque ela chega até a lançar seu livro de poesias. Ela sabe sobre diversos assuntos e discute de forma igual com os outros homens. (Na real, o preconceito que ela sofre é por religiosos e outras mulheres!)
Repleto de cenas muito marcantes, principalmente quando ela conversa com as esposas e também a cena final no tribunal.
Não quero contar mais pois acho que é um filme que super vale a pena de assistir. Inclusive, recomendei a dignissímo e acabamos vendo juntos - e foi por isso que eu estou escrevendo essa postagem.
Com certeza se tornou um dos meus filmes favoritos e eu sempre tenho vontade de rever.
E vocês? Já conheciam este filme? Gostaram de conhecer? Comentem aí!


Nenhum comentário:
Postar um comentário