sábado, 29 de junho de 2024

Elementos / Elements (Filme Pixar)

 
Olá, pessoal! Como vão? Espero que bem!
Cá estou eu hoje trazendo mais uma postagem para falar sobre um filme, um que eu cheguei a comentar no "Assistindo, Lendo, Etc", mas depois que eu lembrei que não tinha feito uma postagem separada para ele. Sim, estou falando de Elementos. Um dos filmes mais recentes da Pixar.
A história é sobre uma cidade onde vivem criaturas dos quatro elementos - Fogo, Água, Terra e Ar. Três elementos vivem muito bem, mas o elemento do Fogo é o que sofre mais preconceito, pois é justamente o elemento que imigrou para a cidade, fugindo por diversas razões. Tanto que eles vivem numa parte antiga e praticamente remota da cidade, que era inclusive povoada pelo povo da água.
E é assim que conhecemos a protagonista Faísca, que vive com os pais e administram uma loja, onde ela também trabalha. Ela tem vários amigos de outros elementos, porém fora a amizade eles basicamente não se misturam, romanticamente falando. Especialmente, os elementos do fogo e da água.
Faísca tem uns problemas de temperamento e por diversas vezes acabou pode destruir as coisas a sua volta quando "explode". Futuramente, os pais pretendem passar a loja para ela. Neste começo, o sonho dela é seguir com a negócio de família.
Porém, tudo dá errado quando um dos canos do porão da loja acaba estourando e inundando tudo e é desta forma que a Faísca acaba por conhecer o Gota, um garoto de água que vai ajudá-la a resolver o problema dos canos - que pode ser fatal para quem é de fogo.
Assim, Gota e Faísca começam a descobrir o que tem em comum e constroem uma relação tão bonita. Faísca conhece a parte central da cidade e como os de outros elementos vivem. No início acaba acontecendo um medo por conta de ser um risco muito grande. Os pais dela acabam por colocar na cabeça dela que só deles se tocarem, ela poderia morrer. Só na verdade isso não acontece!
O filme desenvolve a partir dai e vamos acompanhando esse filme vidrados nas metáforas e também no romance e amor que vai nascendo.
Dá para perceber todas as intenções do que essa coisa de elementos quer representar e, segundo minhas pesquisas, é sobre imigrantes mesmo. Faísca e o pais - e todos do Fogo - são "intrusos" naquela cidade, mas se mudaram em busca de melhores oportunidades para eles e para os filhos.
Infelizmente, muitas pessoas vão assistir e não entender a mensagem bonita e forte que ele traz. Inclusive, até quebra um pouco aquela obrigação de que devemos fazer o que nossos pais querem que nos façamos. Faísca, enquanto vai conhecendo o Gota, descobre novos horizontes e acaba construindo novas vontades e novos sonhos. Então, sim, herdar a loja acaba por se tornar uma questão!
Eu terminei o filme com o coração quentinho e apaixonada pela história, tanto que fiquei até com vontade assistir novamente só para poder ver mais detalhes dele.
Então, se você está procurando um filme para relaxar, ver um romancinho e tudo mais, Elementos é uma excelente escolha. (Façam igual a mim e assistam comendo uma pipoca!)
E ai? Já conheciam o filme? Gostaram de saber um pouco mais?
Tentei resumir bastante e sem dar spoiler, mas até alguns detalhes dele me fugiram, pois já faz um tempinho que assisti. haha
No mais, até a próxima!
 

Nenhum comentário: