sábado, 22 de junho de 2024

Precisamos falar sobre... #40: Precisa "objetivo" para publicar?

 
 
Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu hoje para falar sobre mais um assunto que se acendeu na minha cabeça e que, bem provavelmente, vai me fazer se cancelada mais uma vez. Ou até vai fazer as pessoas não quererem ler minhas coisas, porque eu sempre acabo comentando sobre isso.
Mas, são algumas coisas que realmente me fazem ficar muito reflexiva - tudo por culpa do meu maldito MBTI ser Lógico e eu ficar caçando sentido nas coisas que as pessoas falam... E nem sempre tem!
Enfim, vamos primeiro a história, ai eu levanto meus questionamentos.
De vez em quando (só para não dizer sempre) acabo entrando nas redes de livros e vejo se alguém comentou ou deixou alguma resenha. Então, um dia desses, num dos meus contos apareceu o seguinte comentário da pessoa - dando duas estrelas como avaliação, dizendo o seguinte:
 
(Pela print agora vocês já sabem de qual é o conto... Só censurei o nome para evitar a fadiga!)
Primeiro, tive que segurar para não responder tão de cara, só que o meu ser humano não consegue não se justificar, mesmo que a pessoa que comentou sequer tenha pedido. É uma necessidade minha!
Bom, mesmo que esteja na print, este conto era um rascunho perdido que eu tinha escrito para um antologia, só que acabei perdendo o prazo e ele ficou guardado.
Como é uma personagem que eu gosto muito e o final da origem dela - a mesa de RPG - foi bem abrupta, eu queria dar um final oficial para a personagem e acabei por terminar este conto e quis compartilhar com o mundo.
Não é um grande motivo, nem um grande objetivo, mas foi o que me fez ter vontade de publicar finalmente essa história guardada há uns bons anos. (Ela ficou de 2018 até 2021 guardada!)
E não, gente, eu não fiquei chateada com o comentário da pessoa! É um direito dela não gostar, achar o conto até sem graça, mas eu fiquei real pensativa como o "Não entendi o objetivo" e "A autora só teve esta breve ideia e quis publicar".
Precisa realmente haver um grande objetivo por trás de uma obra ou até de um grande motivo para a publicação dela?
Será que o objetivo ou ideia de um livro seja só ser um história legal? Ou uma história para deixar o coração quentinho? Ou só você lembrar daquela história com carinho e que fez parte em algum momento da sua vida? Ou na real, nem ser tão especial, só ser um mais um livro que você leu? 
Claro que existem as obras que têm seus grandes motivos e objetivos, de trazer impacto; de colocar para pensar; de deixar sem chão; de ficar completamente apaixonado pelo personagens; de ficar apaixonada e lembrar toda vez igual uma completa surtada.
São questionamentos que me vieram na cabeça com tudo isso! As pessoas ficam querendo procurar sentido ou motivo justo ou plausível em várias situações em que não há menor ou real necessidade.
A história da Calliope - e muitas outras que eu tenho e escrevo - não tem um grande objetivo, só o que me deu foi vontade de escrever, porque eu queria que essa história fosse contada. Ela tinha que ser contada!
Eu costumo dizer - até comentei sobre na Edição #23 da minha newsletter - que a história "vive em mim" antes de alcançar as primeiras páginas.
Inclusive, a história da Calliope foi vivida por mim por longos anos, esse era um dos grandes motivos para eu ter escrito a história dela na primeira vez e também para eu ter terminado depois.
Mas, eu entendo que muitas das coisas que eu escrevo são só divertidas e está tudo bem! Um livro pode ser só legal ou divertido. Nem toda coisa que você consome precisa mudar a sua vida, pode ser só uma coisa legal e que você curtiu naquele momento e pronto!
Ou seja, esta ladainha toda só para dizer absolutamente nada com nada e deixar mais dúvidas do que respostas! Ou talvez não! Porque para mim o que eu penso já está mais do que claro!
E ai? O que vocês acham? Concordam ou discordam de mim?
Comentem ai!
Até a próxima!
 
 
 

Nenhum comentário: