sábado, 23 de março de 2024

Precisamos falar sobre... #39: A obrigação de se divulgar nas redes sociais

 

 

Olá, pessoal! Como vão? Eu espero que bem!
Cá estou eu hoje trazendo uma postagem desse tipo, mas diferente das outras vezes, não é nem porque rolou alguma polêmica relacionada. Mas, acabou que rolou um corte de vídeo que levou para uma pequena discussão - no bom sentido - sobre como atualmente acabamos obrigados a nos divulgar eternamente na internet. Eu vou deixar o vídeo no final para quem quiser assistir.
Mas vou resumir o que ela fala e o que eu entendi disso e como autora que vive se matando de divulgar na internet - hoje menos por muitas razões, mas eu acabarei voltando para não ser "esquecida".
Enfim, ela comenta sobre como são nossas relações hoje em dia com as redes sociais e que basicamente, independente do trabalho que você tenha, pode ser que você acabe na cilada de querer se fazer mais presente nestas redes e se sujeite a fazer uma dancinha ou acabe se preocupando em produzir conteúdo para poder divulgar o seu trabalho. E isso acontece com praticamente todas as profissões!
Acabamos virando meio que reféns disso, em vez de realmente se preocupar em realizar o nosso trabalho. E por outro lado, com tanta instabilidade de emprego, acontece uma obrigação de meio que sermos empreendedores de nós mesmos.
E tudo isso é um problema enorme e gigantesco! Porque rede social é um troço bem do filha da puta e te cobra demais em alguns quesitos, como a relevância, a frequência e outras coisas... E se não seguir todas essas regras, você meio que fica invisível e o que você posta acaba não sendo entregue para quem segue você.
Para quem quer estar presente na internet, duas coisas importantes são a quantidade de seguidores e a interação/engajamento que eles tem contigo, curtindo e compartilhando.
Agora falando da minha experiência como autora quase-independente - já que eu tenho minha própria editora - e em como é bastante complicado conseguir divulgar qualquer coisa relacionada aos meus livros. E olha que já tem praticamente uns 15 anos que eu produzo conteúdo para a internet num geral... Com este blog, com os vídeos e com meus livros.
Por anos, eu mantive o Seiyuu World e ele nunca deu muito certo, mas por outros motivos.
Este blog também não é coisa mais jovem do mundo... Uns anos atrás, eu até tinha um engajamento legal por aqui, mas hoje em dia só continuo porque eu gosto mesmo e já tem registro de muita coisa aqui!
Com relação aos meus livros, lá no comecinho lá por 2013/2014, até conseguia ter um engajamento legal, mas a internet e redes sociais eram muito diferentes. A pandemia mudou muito a forma como enxergamos e usamos essas mídias, mas para mim, já antes disso eu estava achando complicado de divulgar. Desde 2019, quando fiz a campanha do DEA no Catarse - que foi um flop horrendo com 7% - que sinto que eu tenho uma entrega péssima e nem era por falta de frequência, pois eu me dediquei muito e postei muito durante o período da campanha.
Outro momento em que meu engajamento era péssimo foi lá em 2022, enquanto eu fazia o "12 Meses com Minorin" e além de me dedicar nos contos, também me dediquei na divulgação em cada mês, explicando as inspirações das músicas, com trecho, com Moda Personagem. No mesmo ano, fazendo a Newsletter chamda Boletim de Anelândia, que eu voltei recentemente.
São bons anos falando praticamente sozinha na internet, que eu estou acostumada.
Quanto ao Garota Zodíaco e aos perfis realmente pessoais, eu não ligo para engajamento, mas se bem que até neles deram uma caída recentemente.
Ainda estou sendo real muito punida pela a minha ausência durante 2023, porque questões que já falei umas 300 vezes.

Mas é péssima essa sensação de que você está se dedicando numa coisa que meio que não dá resultado porque se nem isso você fizer acaba por ficar esquecido.
Essa é a merda de obrigação que as redes sociais nos impuseram!
Saudades da época em que podia simplesmente olhar postagens em paz e não ter alguém querendo vender ou divulgar alguma coisa. A internet realmente agora virou uma grande feira, onde cada um está querendo vender o seu peixe, independente de qual que ele seja. E isso é um saco!
Obviamente eu estou inclusa nisso, mas a minha vontade real era só de simplesmente deixar para lá. Por outro lado, eu tenho vontade de viver usando a escrita como fonte de renda, mas é uma tarefa quase impossível!
Tem dias que eu tenho vontade simplesmente vontade de largar, ficar com meu emprego CLT e seguir vivendo a minha pacata vida em paz, sem ter que ficar me preocupando de produzir conteúdo e querendo engajamento, criando divulgação, tudo isso para talvez as pessoas lerem o meu livro. Melhor escrever meus livros e deixar guardado numa gaveta ou numa pasta no computador. Essa obrigação de ficar se mostrando é muita cansativa! Olha que eu até gosto de falar com a câmera, eu gosto de escrever para internet, mas nem sei o que rola comigo para simplesmente não acontecer!
Enfim, vou parar por aqui, pois o devaneio já foi longe demais!
(E fiquem com o vídeo que deu a ideia da postagem ai em baixo!)

 

E ai, vocês concordam ou discordam do que falei aqui? Comentem ai!
Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário: